O que é o cronograma capilar e como fazer?

0

O que é o cronograma capilar? Trata-se de de um planejamento alternado durante a lavagem dos cabelos composto por nutrientes necessários aos fios que estejam faltando, entre eles a hidratação, nutrição e reconstrução. 

Para saber qual cronograma é indicado para seu cabelo, primeiramente é necessário que se saiba do que ele precisa  e com o teste de porosidade, que dependendo da posição de seu fio de cabelo dentro do copo com água vai indicar o que você precisa.

Para saber mais sobre o cronograma capilar e em como fazer o seu, leia o post a seguir saiba tudo o que precisa.

O que é o cronograma capilar?

Como dito anteriormente, o cronograma capilar é um planejamento de tratamentos alternados durante a lavagem dos cabelos que tem como finalidade recompor os nutrientes que estejam faltando aos seus fios. 

Vale lembrar que o cronograma capilar é recomendado para todos , principalmente  cabelos que estejam opacos, ressecados, e sem vida. O cronograma é montado com os produtos compatíveis com seu tipo de cabelo e curvatura e geralmente na embalagem já trazem para qual etapa ele é indicado.  

Teste de porosidade 

Através desse teste, que tem como finalidade definir o quanto de água e substâncias presentes nos tratamentos capilares nosso cabelo consegue absorver, indicando do que ele está mais necessitado no momento, o que serve como base para definir o seu cronograma capilar. 

Teste de porosidade 
Teste de porosidade. Fonte/Reprodução: Pinterest.

 O teste consiste em um copo com água um fio de cabelo dentro. Se o fio ficar na parte de cima, ele está com alta porosidade, sendo indicada a reconstrução. Fio de cabelo no meio do copo, indicam porosidade média e que seu cabelo está absorvendo os nutrientes corretamente e para manter é só apostar na nutrição. 

O fio no fundo do copo indica que as cutículas de seu cabelo estão ultra fechadas e não conseguem absorver água e outros nutrientes, sendo indicada uma nutrição para devolver essas substâncias. 

Lembre-se de lavar os cabelos com água de fria a morna para que os fios não se danifiquem, além de permitir que as cutículas capilares se abram mais facilmente, permitindo que as substâncias penetrem no fio. 

Para quem é indicado o cronograma capilar?

Para todos! O cronograma capilar é recomendado especialmente os cabelos que estão em transição capilar, os que fazem muito uso de químicas, chapinhas e colorações, e principalmente os cabelos cacheados e crespos que por conta de seu formato espiral demanda de bastante nutrição, para devolver aos fios a oleosidade necessária em todo comprimento de seu fio. 

Quais são as etapas do cronograma capilar?

Nutrição, Hidratação e Reconstrução essas são as etapas e cada uma delas tem propriedades diferenciadas Conheça cada uma delas. 

Hidratação

Tem a função de devolver aos fios a água que não é absorvida pelos cabelos, o que os deixa com a aparência mais opaca e ressecada. A hidratação dos fios deixa os cabelos mais macios, brilhantes, e com leveza. Produtos à base de vitaminas, babosa e D-Pantenol são os indicados para esse tipo de tratamento. 

Nutrição 

Como o nome sugere, a nutrição tem a função de nutrir os fios, ou seja, ele auxilia na reposição dos óleos, o que protege os cabelos de agressões causadas por fatores diversos, além de selar as cutículas que mantém o cabelo hidratado. Produtos a base de óleos (rícino, coco, amêndoas, argan entre outros) e a manteiga de karité são recomendados. 

Reconstrução 

Essa etapa do cronograma visa em reconstruir a fibra capilar que por vezes pode ser danificada  por conta de procedimentos como exposição ao calor, colorações e uso de químicas, além de devolver as proteínas essenciais dos cabelos. Os produtos indicados neste tratamento são à base de colágeno, queratina, aminoácidos e creatina. 

O ideal é que você primeiramente perceba as necessidades de seu fio para que possa apostar no cronograma correto que devolve os nutrientes faltantes. 

 Como fazer o cronograma capilar passo a passo?

Como já dito, perceber a necessidade de seu cabelo bem como sua curvatura e textura é importante para definir o que seu cabelo precisa. Por isso conhecer bem seu cabelo e suas propriedades é muito importante. 

Como fazer o cronograma capilar passo a passo?
Montando o cronograma. Fonte/Reprodução: Original.

O mais indicado é que seu cabelo seja lavado três vezes na semana, o que pode variar de acordo com seu fio de cabelo. As crespas e cacheadas tendem a estender a lavagem para investir em day afters ou seja a quantidade de dias que você consegue manter seus cachos desde a última lavagem e finalização até a próxima lavagem. 

Como aplicar os produtos? 

Logo após lavar seu cabelo com shampoo, aplique em seu cabelo o creme que corresponde a etapa (hidratação, por exemplo), aplique o produto nos cabelos, e use a técnica de enluvamento dos fios, auxiliando na absorção do produto. 

Espere o mesmo agir nos fios de acordo com o tempo indicado na embalagem, retire com água em abundância e certifique-se de que não sobrou resíduos. Feito isso, aplique o condicionador e o remova totalmente. 

Lave seu cabelo com água morna ou fria para que os fios não sejam danificados e ganhem o aspecto opaco e ressecado, assim como o couro cabeludo.  

Organizando o calendário de cronograma capilar

A organização de seu calendário de lavagens pode ser feito de acordo com o que seu cabelo precisa. Confira algumas dicas abaixo. 

Cabelos ressecados

Hidratação – Nutrição – Hidratação (semana 1)

Hidratação – Hidratação – Reconstrução (semana 2)

Apenas hidratação (semana 3)

Hidratação nas duas primeiras lavagens e na última, nutrição (semana 4) 

Cabelos danificados 

Hidratação – Nutrição – Reconstrução (semana 1)

Hidratação – Nutrição – Hidratação (semana 2)

Hidratação – Hidratação – Reconstrução (semana 3)

Hidratação – Nutrição – Hidratação (semana 4)

Após cumprir o ciclo completo de tratamento, certamente seu cabelo irá apresentar resultados de acordo com o que ele necessitava no início do cronograma. Os cuidados devem ser a todo vapor para manter a saúde dos fios e seus aspecto mais saudável. 

Investir em um cronograma capilar com os produtos certos e de acordo com o que seu cabelo precisa, potencializam os cuidados, o que torna seus fios muito mais fortes, nutridos e bonitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.