Faixa de cabelo: por que virou polêmica?

Hello, black people! Sejam bem vindos a mais um texto. Hoje vamos falar da faixa de cabelo e porque ela virou uma polêmica mundial.

O que é a faixa de cabelo?

Antes de tudo vamos falar sobre o que é a faixa de cabelo. Você certamente já vou alguma pessoa negra com longos cabelos crespos, não é? Bom, se não viu, saiba que longos cabelos crespos são bem mais difíceis de controlar do que longos cabelos lisos e cacheados.

Por isso, o uso da faixa de cabelo se tornou popular com o fortalecimento da cultura afro e da aceitação pelo cabelo crespo, tanto por homens quanto por mulheres, além de claro, servir bastante à estética.

A faixa de cabelo e sua importância para a cultura negra

Existem vários tipos de faixa de cabelo, desde um tipo mais básico como mostrado na imagem do tópico anterior, como também tipos mais complexos que são enrolados em forma de turbante.

Além de estar em sua forma mais básica diretamente associada ao cabelo black, a faixa de cabelo em sua forma mais complexa, em formato de turbante, remete a valores ancestrais do povo preto, vindo de regiões da África e pertencentes à religiosidade Afro, seja ela totalmente africana e trazida pra cá, como o candomblé, ou criada no Brasil e incorporando elementos da religiosidade africana, como a umbanda.

A polêmica em torno da faixa de cabelo

Como explicado anteriormente, a faixa de cabelo não é apenas um acessório com fim estético, é também um símbolo de luta negra e uma representação da sua religiosidade.

Toda a polêmica que surgiu com a popularização da faixa de cabelo, sobretudo também em pessoas de pele branca, é a tudo o que a comercialização em massa da faixa trouxe junto com ela: apenas o seu valor estético e não o seu valor cultural.

Tal tratamento dado pelas grandes redes varejistas reflete na população branca que, ignorando toda essa importância, eu diria, transcendental , da faixa de cabelo, enfraquece a sua simbologia e prejudica a luta de um povo, já tão vítima de preconceitos diáriamente. É a chamada apropriação cultural: quando um povo, que não o originário, se utiliza de um símbolo de povos originários e o mercantiliza, enfraquecendo e desrespeitando o seu significado, muitas vezes, milenar.

Tenha consciência ao utilizar a faixa de cabelo

Dito isso, é importante ressaltar a consciência que é preciso ter quando usar uma faixa de cabelo, mesmo sendo negro, afinal, quem pautará a nossa luta se não nós mesmos?

Ao utilizar a faixa tenha em mente todo o significado que ela carrega, sabendo que não estará apenas com uma faixa de pano na cabeça, mas com toda uma herança ancestral.

O que achou do texto sobre faixa de cabelo?

Temos mais textos de empoderamento negro e cultura black aqui no cabelo afro, mas também falamos de estética afro no nosso blog. Vou deixar aqui dois links, um de cada tema para você acompanhar. Beijo! Risco no cabelo afro e O cinema Blaxploitation.

Igor Gomes: Redator, social media, negro com índio. Contato (84) 9 9651-6451

Ver comentários (0)

Posts relacionados
Deixe seu comentário!

This website uses cookies.