Quais são os fungos que podem aparecer no cabelo?

Quais são os fungos que podem aparecer no cabelo?

Infelizmente, existem fungos que podem aparecer no cabelo, trazendo muito incômodo para a vida da pessoa, causando problemas como caspas, coceira intensa, vermelhidão, dores, descamações, entre outros sintomas. Contudo, com os cuidados certos, você pode acabar com esse mal e ficar longe desses parasitas.

O que é fungo no couro cabeludo?

As infecções por fungos no couro cabeludo, ou seja, as micoses, são causadas por um grupo de dermatófitos, que aparecem nessa região. Esses parasitas costumam colonizar áreas de queratina, como a epiderme, os cabelos e as unhas. Dessa forma, eles provocam os sintomas citados acima, além da queda dos fios em algumas partes do couro cabeludo.

Como eles podem ser isolados naturalmente de diversos locais, como a pele e o cabelo dos seres humanos e de outros animais, por meio dessas regiões, os fungos podem infectar outros humanos e animais. De acordo com o local onde o fungo foi isolado, eles são classificados como:

Fungos antropofílicos

Normalmente esse fungo infectam apenas os seres humanos e são transmitidos de pessoa para pessoa. As lesões são mais leves e esse tipo de fungo causa grandes epidemias urbanas que são transmitidas nas escolas, nas piscinas, entre outros lugares.

Fungos zoofílicos

São encontrados normalmente em animais. Em alguns casos, podem ser transmitidos para os humanos por meio de gatos, cães, entre outros. As lesões são mais graves e muito inflamatórias.

Fungos geofílicos

Esses fungos são encontrados no solo e são capazes de colonizar tecido que contenham queratina. Embora sejam mais raros, em alguns casos, podem parasitar seres humanos ou outros animais, ocasionando micoses inflamatórias.

Essas infecções são raras nos adultos e mais frequentes em crianças, já que normalmente essa transmissão acaba acontecendo em escolas e creches, por exemplo, de criança para criança. Além disso, elas têm mais contato com animais de estimação e podem acabar contraindo deles.

Qual é a diferença entre fungos e micose?

As palavras fungo e micose não são sinônimos. O fungo é um parasita que pode infectar o cabelo e outras partes do corpo; a micose é uma nomeação genérica fornecida às doenças causadas por esses parasitas.

Qual o melhor shampoo antifúngico?

Os melhores shampoos anti fúngicos são os que contém cetoconazol ou sulfeto de selênio. Eles removem todo o fungo e evitam que esses parasitas possam migrar para outras partes do couro cabeludo ou acabar infectando outras pessoas e outros animais.

O que fazer para curar micose no couro cabeludo?

A micose no couro cabeludo é diagnosticada por um médico dermatologista, por isso, ao perceber algo errado, é bom marcar logo uma consulta para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, caso seja necessário.

Tratamento precoce é a melhor solução. Fonte/Reprodução: original

O tratamento precoce evita o risco da micose passar para outras partes da cabeça ou para outras partes do corpo, além de reduzir o risco de ser transmitida para outras pessoas. Normalmente, o tratamento é feito com a combinação de remédios e shampoos antifúngicos, cada um com seu papel para o combate desse problema.

Remédios antifúngicos

 A terbinafina e a griseofulvina são os antifúngicos orais mais recomendados pelos médicos dermatologistas, seu tratamento dura de 4 a 8 semanas e, mesmo que os sintomas já tenham passado, eles devem continuar sendo ingeridos até o fim do tratamento.

Quando o paciente apresenta o quérion, que é um quadro grave de uma infecção por dermatófito, no qual há a presença de uma placa grande, dolorida, com presença de pus, inchada e inflamada no couro cabeludo, o médico pode indicar também a ingestão de corticoides em comprimidos, para diminuir a inflamação e evitar a perda de cabelo na área inflamada. 

Esses corticóides são usados por pouco tempo e tomados junto com os outros antifúngicos orais.

Shampoos antifúngicos

Junto com os remédios orais, em muitos casos, o dermatologista pode indicar a higiene do couro cabeludo com shampoos anti fúngicos, como os que contém cetoconazol ou sulfeto de selênio. 

É essencial no tratamento. Fonte/Reprodução: original

Além de ajudar na remoção de fungos e evitar a transmissão para outras áreas do couro cabeludo, ele também alivia os sintomas, como a coceira. Porém, é importante citar que somente eles não vão impedir o desenvolvimento dos fungos, por isso, os remédios antifúngicos orais devem fazer parte do tratamento.

Para acabar com esses fungos que podem aparecer no cabelo, é essencial que o tratamento seja feito conforme o recomendado pelo médico. E, em qualquer suspeita de infecção, seja em você ou no seu animal, procure um atendimento médico ou veterinário.


Comments

Uma resposta para “Quais são os fungos que podem aparecer no cabelo?”

  1. […] é importante praticar bons hábitos de higiene capilar para prevenir e reduzir a irritação do couro cabeludo. Use shampoo suave duas vezes por semana […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *