Uma tendência capilar atual, o baby hair ou “cabelos de bebê” na tradução, é um estilo de penteado cada dia mais presente entre crespos e cacheados.
Confira neste texto dicas, origem e muito mais sobre essa tendência que está presente nos penteados mais simples das cacheadas e crespas!
O que é o baby hair e como surgiu?
O baby hair é um penteado no qual os cabelos frontais são usados como desenhos delineados, de forma que fazem uma certa moldura no rosto também. Mas, essa técnica é muito mais antiga do que parece.
Sabe como é, a moda é reciclável e tendências podem ser resgatadas, como o caso do baby hair que, na verdade, surgiu nos anos 20, pelas mulheres negras e latinas.
Períodos históricos de sucesso do baby hair
Naquele tempo, os cabelinhos frontais eram um tanto difíceis de controlar, por isso as mulheres começaram a fazer o baby hair para controlá-los, os fios eram facilmente confundidos com o frizz, a tendência na época era marca para mulheres curvilíneas.
Nos anos 80, La Toya Jackson foi a responsável por trazer de volta o penteado ao mundo pop, fazendo com que grandes influências como Janet Jackson, Beyoncé, Missy Elliot, Lil Kim e Tessa Thompson também os usassem.
O baby hair de Betty Boop
A inspiração para o baby hair de Betty Boop em 1930, na verdade, veio da modelo Josephine Baker que uma das pioneiras no uso do penteado.
Josephine chegou até mesmo a criar seu próprio produto para modelagem. Então, em 1930, Betty Boop é criada popularizando o baby hair e trazendo o penteado como um visual elegante e sensual.
Itens necessários para fazer o baby hair e caprichar no visual?
Assim como qualquer penteado, para fazer o baby hair você precisa de alguns itens específicos, então antes de fazê-lo separe com você:
- Pente fino: um dos itens mais importantes já que um pente de dentes largos não consegue o efeito desejado. Mas o sucesso do baby hair é tanto que foi criado um pente específico para isso, basta procurar o pente baby hair dupla face nas farmácias e lojas de cosméticos, é bem baratinho;
- Gel, pomada ou gelatina: É claro que você vai precisar de algo para manter seu baby hair no lugar, mas ele deve ser pensado com cuidado e de acordo com seu tipo de cabelo.
Por causa das cerdas há quem separe uma escova dental para isso (mas é importante que ela seja utilizada somente dessa forma, viu?)
Qual produto escolher para fixar o baby hair: Pomada, Gel ou Gelatina?
Manter seu baby hair no lugar pode ser bem difícil, principalmente se você possui pele oleosa ou costuma transpirar bastante, mas calma, é difícil, não impossível. Você só precisa usar o produto certo, veja abaixo algumas opções e suas vantagens.
Pomada para fixar o cabelo
Muito utilizada pelo público masculino, a pomada modeladora é um dos produtos queridinhos na hora de fixar o baby hair, isso porque além de manter no lugar, a pomada costuma dar brilho aos fios prolongando o efeito molhado que visualmente deixa o penteado muito mais bonito (mas se preferir, tem pomada para todos os gostos viu? Se quiser um efeito matte e sem glow, tem pomada para isso também).
Gel para baby hair
Já o gel costuma ser o principal responsável pelo efeito molhado, mas pode deixar seu baby hair um pouco endurecido ao secar, ou seja, após modelado é isso aí, não dá para mudar, se isso é bom ou ruim é você quem decide, mas que fixa bem, fixa. Você só precisa ter cuidado para comprar o gel certo, evite gel que possui álcool em sua fórmula.
Gelatina de cabelo no baby hair
Dependendo da curvatura dos seus fios e embora seja recomendada para o penteado, a gelatina possui uma composição aquosa que pode não ser o suficiente para segurá-lo. Então quanto maior sua curvatura, maior a fixação exigida para fixar seu baby hair, ou seja, a partir da curvatura 3C, a gelatina já não é recomendada para ele.
Uma opção pode ser utilizar spray fixador por cima da gelatina, mas para saber se dá certo, é melhor testar primeiro.
Existem penteados crespos ou cacheados que combinam com baby hair?
Mas é claro que sim, inclusive o baby hair pode ser utilizado para dar um toque especial em penteados mais simples também, então vale usá-lo para rabos de cavalo, coque arrumadinho, cabelo solto com lateral presa, penteados semi presos, tranças variadas e outros, quem decide se um penteado combina ou não com o baby hair é você!
Embora seja um estilo de penteado mais comum em crespos e cacheados, também é válido usar o baby hair em cabelos ondulados. Basta encontrar a melhor forma de fazê-lo e se jogar com muito estilo, claro.
Deixe um comentário