Mitos e verdades sobre cuidados com a pele negra

0

Muitas pessoas acreditam que a pele negra por ter uma maior concentração de melanina e possuir um envelhecimento tardio não precisa de cuidados , uma grande mto, pois pelo fato de geralmente ser mais oleosa, esse tipo de pele pode precisar de cuidados redobrados a fim de evitar manchas, acnes e afins.

Mas quais são os mitos e verdades sobre a pele negra? Quais os cuidados que esse tipo de pele deve ter? Separamos tudo o que você precisa saber nesse post. Continue a leitura para descobrir 

Quais os cuidados com a pele negra?

Mesmo que muitas pessoas achem a pele negra ultra resistente, ela precisa de cuidados especiais para se manter bonita e saudável. Separamos aqui alguns cuidados e rotinas que você deve adotar em seu skincare para deixar sua pele sempre viçosa e bem hidratada. 

Pele negra não precisa de protetor solar?

É mito! Apesar de termos uma proteção natural em nossa pele por conta da grande concentração de melanina, devemos usar o filtro solar todos os dias, inclusive em dias nublados. Os mais indicados são a base de Oil Free OU sérum. Em caso de pele com manchas, o indicado é utilizar um filtro solar com o fator mais alto para uma maior cobertura e proteção. 

Pele negra é resistente ao envelhecimento?

É  verdade! Temos um alto fator de proteção em nossa pele, além de produção de colágeno e elastina elevada, fazendo com que a pele negra seja mais firme formando menos marcas de expressão com o avançar da idade.

Pele negra é resistente ao envelhecimento?
Saiba se a pele negra é resistente ao envelhecimento. Fonte/Reprodução: original.


O envelhecimento tardio da pele negra também está relacionado aos fibroblastos, que mantém a produção desse colágeno e da elastina em constante movimento, fazendo com que todo o corpo seja beneficiado por essas substâncias. 

Pele negra é resistente ao aparecimento de manchas?

É mito! Justamente pela grande quantidade de melanina que a pele negra tende a ter mais manchas Dentre as doenças mais conhecidas estão o encravamento de pelos (foliculite) , o ressecamento da pele (Xerodermia), líquen plano pigmentado (manchas no rosto e no pescoço) entre outras.  Por isso é importante ficar atento às suas práticas de skincare, utilizando produtos indicados para o seu tipo de pele. 

Pele negra não precisa de hidratante?

Mito! A pele negra por ser mais seca no corpo necessita de hidratação com propriedades umectantes principalmente durante e depois do banho. O ideal é que seja evitado os produtos que possuam em sua composição o álcool para que a pele não seja ainda mais agredida. 

A pele negra é mais oleosa?

É verdade! A pele negra, principalmente do rosto, tende a ser mais oleosa por conta de suas glândulas sebáceas hiperfuncionantes, mas isso não é motivo para cuidar da pele. Utilize em seu skincare produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de pele, como por exemplo produtos à base de ácido salicílico, niacinamida e glicólico que ajudam a controlar a oleosidade além de trazer um aspecto mais viçoso para sua pele disfarçando as manchas. 

Produtos capilares podem aumentar a oleosidade da pele?

É verdade! Principalmente se você não estiver respeitando a distância entre os fios e o couro cabeludo. Por isso é importante utilizar produtos que auxiliem no controle dessa oleosidade quando você finalizar os cuidados capilares. 

Cuidados essenciais com a pele negra

Outros cuidados com a pele negra incluem manter uma alimentação saudável, pois o que você come também contribui para saúde de sua pele, além de lavar o rosto para controlar a oleosidade, incluir produtos com vitamina C em sua rotina de cuidados com a pele, a fim de prolongar o envelhecimento de sua pele e diminuir as manchas e claro, beber bastante água. 

Com esses cuidados sua pele estará sempre bem cuidada, viçosa e saudável, mantendo-se mais firme e hidratada por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.