A pele negra possui diversos tons diferenciados, e essa pluralidade de cores se dá por conta da melanina, que define a coloração de nossa pele. Quanto mais escuro tom de pele maior a concentração de melanina.
Os tons de pele negra podem variar dos mais claros e acinzentados e amarelos, até tons mais escuros e azulados, separados em tons frios e quentes, mas quais são as variações da pele negra? E seus tipos? Isso é o que descobriremos agora.
O que são tons de pele?
Os tons de pele são definidos pela quantidade de melanina que carregamos em nossa pele. Quanto mais melanina presente mais escuro nosso tom de pele será. A melanina além de definir o nosso tom de pele, também é responsável por definir a cor dos nossos olhos e cabelos e está localizada em nosso derme e epiderme.
O que é subtom?
Como o próprio nome já sugere, o subtom de pele é uma cor que fica ao fundo de sua cor de pele, como uma nuance, ele não fica em destaque, mas tem a função de complementar o tom da sua pele. Os subtons de pele podem ser classificados em quente, frio e neutro e é possível descobrir a qual grupo sua pele pertence ao perceber como ela se comporta ao tomar sol.
Os subtons quentes são aqueles em que a pele fica bronzeada, trazendo uma coloração levemente dourada a pele Os subtons frios são aqueles em que o excesso de sol deixa a pele avermelhada e caso sua pele não fique bronzeada e avermelhada isso significa que seu tom de pele é neutro.
O que é a melanina?
A melanina é o pigmento responsável por dar a cor à nossa pele. Quanto mais presença de melanina, mais escura sua pele será. A melanina além de definir a cor da pele, podendo mesclar de mais escura a mais claro, também é responsável por estabelecer a cor dos cabelos e dos olhos.
Tipos de tons de pele negra
De acordo com o guia de moda Jean Patton (direcionado para mulheres negras) existem 38 tons diferentes de pele negra, classificados em 6 grupos básicos. Os nomes dados para classificar são derivados de nomes de regiões, ritmos musicais e até temperos.
Nilo
O nome que tem origem no rio africano, é um tom de pele neutro com tendência a ser mais frio e claro, muito próximo à cor marfim. O tipo nilo possui olhos mais acinzentados e esverdeados, azulados ou castanho claro. Os cabelos podem ser mais castanhos ou acinzentados.
Spice
É um tom de pele mais quente com forte referência a culinária, rica em condimentos e especiarias mais apimentadas e quentes. Seus olhos são geralmente castanhos escuros, esverdeados ou pretos. E seus cabelos tendem a ter pretos, castanho, médio ou ruivo médio ou escuro.
Saara
Inspirada na cor do deserto, o tom de pele saara é amarelado e tende a ser neutro e possui um subtom roxo que se assemelha a alguns outros tons de pele, dado que ele é a mescla de raças. Os olhos podem ser marrons amarelados ou esverdeados ou até azuis. Os cabelos tendem a ser castanhos ou marrom mais claro, loiro escuro ou ruivo médio.
Jazz
O jazz é um tom de pele escuro, similar ao chocolate ou ao café mas não tão escuro como o blues, seu subtom verde o torna mais frio e seu nome tem origem em um gênero musical. Seus olhos podem ser marrons escuros ou pretos e seus cabelos pretos, marrom médio/escuro ou cinza azulado.
Blues
O blues é o mais escuro entre os tons de pele negra, isso porque ele é um tipo de pele com subtom azul e muito escuro Com origem em um estilo musical, esse tipo de pele tem os olhos marrom-escuro, quase preto e cabelos pretos, marrom-escuro ou acinzentado escuro.
Como identificar o seu tom de pele?
Identificar o seu tom de pele pode trazer diversas vantagens, entre elas entender quais cores melhor harmonizam em seus looks, maquiagens e acessórios. Para isso, a dica é realizar um teste de análise de coloração pessoal com um especialista, que vai te ajudar a entender mais sobre a comunicação das cores em sua pele.
Ter conhecimento de seu tom de pele pode te auxiliar a entender sobre os outros tons de pele, além de te fazer entender mais sobre o seu tom e subtom, escolhendo elementos que valorizem a sua beleza.
Deixe um comentário