O que é a transição capilar e quais cuidados necessários?

O que é a transição capilar e quais cuidados necessários?

O que é a transição capilar? Ela consiste no processo de deixar de usar química nos cabelos e os assumir em seu formato natural. 

Com a popularização da celebração dos cabelos naturais indo contra a pressão estética de ter os cabelos alisados, muitas mulheres têm aderido ao processo que possui várias etapas e está muito relacionado a autoestima feminina, a reconexão com suas origens e a valorização de sua beleza natural. 

Durante esse período alguns cuidados especiais devem ser tomados para que os fios se libertem da química de maneira saudável, e para saber mais sobre os cuidados necessários e o que é a transição capilar, leia esse post para entender mais sobre o processo. 

O que é a transição capilar?

Como já dito, a transição capilar está relacionada ao ato de deixar de passar química nos cabelos, os deixando com sua textura e curvaturas naturais. Muitas mulheres que aderem a esse processo desejam se libertar do uso das química e assumir seu cabelo de forma natural, se conectando novamente com sua personalidade, origens e principalmente a sua autoestima, já que o cabelo para muitas mulheres é uma parte importante de sua feminilidade. 

Como iniciar a transição capilar? 

Para dar início a transição capilar, você precisa realizar alguns procedimentos além de tomar os cuidados necessários durante esse processo, que varia de pessoa para pessoa, confira o que fazer para iniciar a transição. 

Suspenda a química

O primeiro passo é suspender qualquer processo de alisamento ou relaxamento que você faça nos fios dessa forma, já podemos considerar que você está na transição capilar.

Dura quanto tempo? 

Não há como precisar com exatidão o tempo que sua transição capilar irá durar, isso por esse processo ser único e varia muito conforme a pessoa, além de também demandar da velocidade de crescimento do cabelo. Potencializar as hidratações, investir em um cronograma capilar com os produtos corretos para a sua curvatura e indicados para quem está em transição podem ajudar. 

Como iniciar a transição capilar?
Transição capilar. Fonte/Reprodução: Original.

Vale lembrar que, caso você opte pelo Big Chop logo no início da transição, seu cabelo ficará curto e pode já crescer sem química, no caso de aguardar o crescimento e fazer o corte gradualmente, o processo durará um pouco mais. 

Quais cortes posso fazer durante a transição capilar? 

Durante esse processo, você pode cortar o cabelo periodicamente, ou seja conforme o crescimento as pontas com química vão sendo cortadas. O Big Chop ou BC como é conhecido, é o corte total das pontas com química de uma só vez, o que acelera o processo. 

Durante a transição capilar é importante que você comece a perceber o seu cabelo, isto é, sinta a sua textura, perceba a sua curvatura e veja a qual ela faz parte além de começar a entender quais os produtos são compatíveis com seu cabelo. Conhecer seu cabelo ao natural fará com que você crie uma relação com ele. 

Desafios da transição capilar 

O primeiro grande desafio de quem está passando pela transição é a ansiedade em querer que os cabelos cresçam logo. É importante entender que a transição trata-se de um processo e por isso ele precisa de tempo para passar por cada etapa. A ansiedade não vai ajudar em nada nesse momento. 

A aparência é outro fator desafiador em quem está em transição, pois os fios estão nesse período de mudança ainda não definidos o que faz com que muitas deixe seus cabelos presos, o que é um erro pois os penteados com elástico apertados podem danificar os fios causando atritos e partindo o cabelo, que nessa fase estão fragilizados. Por isso, ao fazer penteados opte pelos modelos mais soltos que não danifiquem tanto seus cabelos. 

Cuidados necessários para transição capilar  

O maior cuidado que uma pessoa em transição pode ter é usar e abusar da hidratação dos fios para recuperar nutrientes e deixar seu cabelo fortalecido, por isso a importância de conhecer o seu cabelo durante o processo, além de apostar em cremes, finalizadores, máscaras de tratamento profundo que sejam indicadas para pessoas em transição capilar. 

Cuidados necessários para transição capilar  
Cuidados com o cabelo. Fonte/Reprodução: Original.

Use e abuse de técnicas de finalização como a fitagem (que consiste em finalizar os cabelos mecha por mecha, os enluvando com o finalizador de acordo com sua curvatura) dedoliss ( que consiste em dar definição ao fio formando o espiral com o auxílio de seu creme de pentear) ou coquinhos (onde pegamos as mechas de cabelo e enrolamos formando pequenos coquinhos no topo da cabeça) essas técnicas ajudam no crescimento dos fios além de trazer a definição dos cabelos, facilitando no processo de identificação de curvatura.  

Invista em um cronograma capilar com produtos indicados para cabelos em transição, potencializando o fortalecimento de seus fios, os deixando saudáveis durante todo o processo. 

Com os cuidados certos, o seu processo de transição capilar será mais leve, e logo você terá um cabelo saudável e bonito, incentivando outras meninas a se libertarem do uso da química assumindo seus fios naturais.


Comments

Uma resposta para “O que é a transição capilar e quais cuidados necessários?”

  1. […] suas madeixas sem usar química ou ferramentas de calor. É ideal para quem está em processo de transição capilar e deseja uniformizar ambas as […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *