Tudo sobre a pele negra

0

A pele negra precisa de cuidados para se manter sempre bonita e saudável. Mesmo que algumas pessoas pensem que esse tipo de pele não precisa de cuidados, esse é um erro gigante que pode colocar a sua beleza em risco.

Para aprender todos os cuidados necessários com a pele negra, confira como cuidar desse tipo de pele.

Quais são as características da pele negra?

Uma das principais características da pele negra, é que ela costuma ser mais oleosa na região do rosto. Por isso, há mais propensão para o aparecimento de espinhas, cravos e até mesmo manchas e melasma. Já no corpo, esse tipo de pele costuma ser mais seco, precisando de cuidados diferentes em cada área.

Quais problemas a pele negra enfrenta?

A pele negra sofre com alguns problemas que poderiam ser evitados com a informação correta e uma rotina de cuidados específicos para esse tom de pele. Todos esses problemas podem ser resolvidos dessa forma, por isso, o cuidado frequente é fundamental.

Quais problemas a pele negra enfrenta?
Veja quais os problemas a pele negra enfrenta. Fonte/Reprodução: original.

Conheça alguns dos problemas mais comuns que podem ser causados na pele negra:

Acne

Como a pele negra é mais oleosa, ela tem uma tendência maior à acne. Por isso a higiene correta e uma rotina de cuidados com produtos anti-acne e limpeza de pele são fundamentais para o controle dessa oleosidade e manter a pele sempre bonita e saudável. 

Foliculite

A foliculite também é um problema causado devido à oleosidade excessiva e para melhorar esse tipo de inflamação, investir em uma rotina com esfoliantes é fundamental para reduzir e evitar o aparecimento desse incômodo.

Cuidados com a pele negra

Para manter a pele negra sempre bonita e saudável, uma boa rotina de cuidados especiais precisa ser incluída no seu dia a dia. Separamos alguns passos que precisam ser colocados no seu cuidado diário:

Higienização

A limpeza correta da pele, principalmente das oleosas, é um passo fundamental para controlar esse excesso de oleosidade e evitar problemas. Invista em um bom sabonete facial com ativos que te ajudem a manter esse controle.

Hidratação

Máscaras, séruns e hidratantes também devem ser utilizados. Para escolher o produto certo, devemos pensar sempre nas necessidades da nossa pele. Por isso, é sempre recomendado uma visita ao dermatologista para não gastar dinheiro com produtos que não vão te fazer bem.

Fotoproteção

Esse é um conjunto de medidas onde você vai evitar a exposição ao sol. Ou seja, utilizar chapéus, viseiras, óculos e até mesmo roupas específicas vão ajudar a evitar que o sol cause danos à pele.

Filtro solar

O protetor solar é fundamental em todos os tipos de pele. Quando falamos em pele negra, esse produto ajuda a diminuir as manchas, já que o sol é um dos principais fatores para o aparecimento delas.

Procedimentos estéticos: pele negra X pele branca

Uma dúvida comum é sobre os procedimentos estéticos, se eles podem ser feitos em pele negra também. E a resposta é que sim, mas cada caso deve ser avaliado individualmente não pela cor da pele, mas sim pelo tipo de pele.

Pode usar ácido na pele negra?

Não existe um ácido para pele negra, por isso os produtos são recomendáveis conforme o tipo de pele e não com a cor. Jamais use ácidos sem indicação de um dermatologista e faça a aplicação correta, para evitar danos à sua pele.

Protetor solar: qual fator ideal para a pele negra?

Quando falamos de fator de proteção, o mínimo deve ser sempre 30 com proteção UVA e UVB. Mas se quiser utilizar um com fator de proteção mais alto, é ainda melhor. E jamais esqueça de repetir a aplicação durante o dia, para garantir que sua pele esteja sempre protegida.

Pele negra tem melasma?

Por ter mais melanina, essa pele é mais suscetível ao aparecimento de manchas. Elas surgem como uma defesa do corpo contra algumas ações na pele, então podem aparecer por conta de acne, calor e até mesmo dermatites.

Como evitar

O cuidado para evitar o aparecimento de manchas deve ser redobrado, utilizando sempre filtro solar independente de estar ou não sol e fazer visitas regularmente ao dermatologista para que ele avalie de uma forma mais profunda.

Quais os benefícios da vitamina C na pele negra?

A pele negra é uma das grandes beneficiadas pelo uso de vitamina C. Isso porque ela tem ação despigmentante ajudando a diminuir manchas e sua ação combate o envelhecimento.

Agora não dá mais para arrumar desculpas e não cuidar da sua pele negra, heim! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.