Neste post, post, você encontrará diversas dicas de como lavar o cabelo, e com certeza verá alguns costumes que são inaceitáveis na hora da lavagem capilar.
Como lavar o cabelo
Dicas para uma lavagem de cabelo perfeita
Raramente paramos para analisar que a forma de como lavamos nosso cabelo pode afetar no desenvolvimento e saúde dos fios. É comum também lavar o cabelo de forma errada, e a lavagem precisa ter cuidados necessários.
Pensando nisso, decidimos listar dicas de como lavar o cabelo para que você fique atento nas próximas vezes que for lavar o cabelo.
Neste post, post, você encontrará diversas dicas de como lavar o cabelo, e com certeza verá alguns costumes que são inaceitáveis na hora da lavagem capilar.
O produto perfeito – Como lavar o cabelo
Uma dica importantíssima de como lavar o cabelo para manter os fios saudáveis e bonitos é sempre utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo.
1 – Shampoo e condicionador ideais
É necessário escolher de acordo com as características do seu fio. Sendo assim, aplicar os itens certos suprirá a necessidade do seu cabelo, seja ele cacheado, liso, descolorido ou até mesmo quimicamente tratado. Não fazer o uso dos produtos ideias é um dos erros mais cometidos.
2 – Meu cabelo tem muitas necessidades, como escolher?
Diversas pessoas tendem a possuir diversas necessidades capilares, isso é extremamente comum, e para suprir isso, você pode estar aderindo duas duplas de shampoo e condicionador, fazendo um revezamento na hora de lavar.
Adotar essa prática, irá cuidar de dois problemas ao mesmo tempo no seu cabelo, fazendo com que ele reaja melhor a cada tratamento.
Erros comuns – Como lavar o cabelo
Na hora de lavar o cabelo, cometemos diversos erros que, alguns desses aposto que você comete até hoje e não faz ideia de que é algo que deve ser evitado, afinal, já faz parte da sua rotina. Entretanto, está na hora de cortar esse costume pela raiz.
1 – Derramar o produto direto no topo do cabelo
Esse é um erro comum muito antigo que é feito até hoje. Com o intuito de “facilitar” na hora de espalhar o shampoo no cabelo, esse ato só contribui para o ressecamento do fio, afinal, ele irá se concentrar mais em um ponto do couro cabeludo, e não irá se espalhar para o restante da cabeça.
2 – Lavar o cumprimento
Jamais esfregue o cumprimento dos fios. O shampoo foi idealizado apenas para lavar o couro cabeludo. O cumprimento do nosso fio naturalmente já é ressecado, esfregar o cumprimento do cabelo só irá resseca-lo mais ainda, fazendo com que a oleosidade natural que já não tem, seja dizimada.
Na hora de enxaguar, automaticamente o produto irá se espalhar para o cumprimento do cabelo, higienizando-o sem agredir.
3 – Condicionador na raiz
Condicionador na raiz? Jamais! É necessário aplicar o shampoo pelo menos com 4 dedos de distância da raiz do cabelo. O ato de aplicar na raiz faz com que entupa a entrada do couro cabeludo, fazendo com que dificulte a passagem dos nutrientes para o fio.
4 – Condicionar o fio com o cabelo encharcado
Condicionar o fio com o cabelo encharcado é um erro muito comum. Fazer isso com certeza fará com que o produto se espalhe com mais facilidade, entretanto, não será tão eficaz o resultado que é proposto pelo produto, ou seja, selar os fios.
4 – Torcer o cabelo
Se você torce o seu cabelo para se livrar do excesso de água, você está fazendo completamente errado! Quando o cabelo está molhado, ele se torna muito mais sensível que o normal, o ato de torcer o fio faz com que ele rompa e quebre com mais facilidade.
5 – Temperatura alta
Tomar banho com a água em temperatura extremamente elevado resseca o couro cabeludo, ocasionando com que o nosso organismo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a situação da caspa.
6 – Esfregar com força
Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário, fazer o uso de força bruta ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo. Sendo assim, aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.
7 – Não retirar o resíduo do condicionador
Achar que o fato de deixar um restinho do condicionador no cabelo vai deixar ele extremamente macio é um erro gravíssimo! Não retirar o condicionador do cabelo só irá resseca-lo mais ainda, podendo causar alergia, coceira e até mesmo queda.
Mito ou verdade – Como lavar o cabelo
Existe uma historia extremamente conhecida referente a lavagem de cabelo, e que lavar o cabelo com muita frequência faz ele cair.
1 – Mito ou verdade: lavar o cabelo com frequência faz ele cair?
Lavar o cabelo não diminui a queda, aquela quantidade assustadora que está no ralo já estava programada para cair, se você lavar ou não.
Frequência de lavagem – Como lavar o cabelo
O ideal é manter uma frequência de lavagem em dias alternados ou um prazo de 3 dias, no máximo. Teste diferentes espaços entre as lavagens e veja como seu cabelo se comporta melhor.
1 – Por que dias alternados?
Lavar o cabelo com frequência pode ser prejudicial, pois pode retirar mais da oleosidade natural do que deveria, lave ele de acordo com a frequência que ele fique limpo sem exageros. Lavar pouco pode deixar o cabelo oleoso e, consequentemente, levar à queda dos fios. Já o excesso de lavagens pode ter a mesma consequência, pelo efeito rebote.
2 – Tipos de fios
Quem tem cabelo ondulado e cacheado pode abusar um pouco mais da lavagem frequente, entretanto, quem tem cabelo crespo precisa espaçar ainda mais as lavagens, pois o shampoo se usado demais, agride a estrutura desses fios tão frágeis.
Temperatura da água – Como tirar a caspa do cabelo
Evitar banhos com água muito quente, pois ela estimula o surgimento e proliferação da caspa.
Altas temperaturas danificam a fibra do cabelo e têm impacto até no resultado da finalização dos fios. E não é só na hora da secagem, a água do chuveiro também atrapalha. Use a água mais fria que você suportar, mas se não conseguir tomar todo o banho com ela, ao menos dê, literalmente, um banho de água fria no cabelo no fim da lavagem.
1 – Por que água quente faz mal?
Tomar banho com a água em temperatura extremamente elevado resseca o couro cabeludo, ocasionando com que o nosso organismo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a situação da caspa.
2 – Como evitar isso?
Para evitar este problema, deve-se usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça, pois isso irá diminuir a produção de sebo.
Massagem – Como lavar o cabelo
A hora de lavar o cabelo é um verdadeiro SPA e um momento único para se auto mimar, afinal, você precisará fazer uma massagem no seu couro cabeludo.
1 – Nada de unhas
Não esfregar com as unhas o couro cabeludo, pois isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massagear com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares.
2 – Seja suave
Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário, fazer o uso de força bruta ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo. Sendo assim, aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.
Ciclo – Como lavar o cabelo
O famoso ciclo de lavar o cabelo com shampoo e condicionador muitas vezes não funciona para quem possui cabelo crespo e cacheado, pois além de ser o momento da limpeza, também é o momento para desembaraçar.
1 – Pré-poo
Eu aconselho MUITO a você fazer o pré-poo em dias de lavagem, o pré-poo consiste em proteger o cabelo antes de aplicar o shampoo, ajudando a evitar o ressecamento principalmente nos cabelos crespos, pode utilizar um óleo capilar, máscara de nutrição, creme de pentear ou até mesmo o condicionar. Aplique no cabelo molhado e aproveite que ele está macio para desembaraça-lo, acredite, isso ajudará muito na saúde do seu fio.
2 – Substituo o condicionador pela máscara?
Esse é um erro que muitos cometem, não se deve substituir um pelo outro, afinal, ambos tem funções diferentes. Enquanto o condicionador tem como função selar as cutículas dos fios, a máscara de hidratação tem como objetivo devolver a água para o fio.
Lembre-se, a sequência sempre deve ser: shampoo, máscara de hidratação, condicionador.
Até a próxima!
Espero que tenha curtido esse post, e também que essas dicas sejam de muito aprendizado para a sua rotina com cuidados com o seu cabelo,
Deixe um comentário