Tipos de cabelo: como identificar o seu?

Vou começar essa postagem com algumas perguntinhas: como é o seu cabelo? Liso ou Crespo? Ok, mas, muito crespo ou “mais ou menos” crespo? Ele é ondulado? Difícil explicar, não é? Bem,  isso acontece porque existem muitos tipos de cabelos, e conhecer qual é o seu  pode ajudar na hora de escolher tratamentos que o deixarão mais saudável.

Um sistema bastante usado e útil para classificar um cabelo é o Andre Waler System. Eu gosto bastante porque ele é bem simples e leva em consideração a espessura e a ondulação do fio. Eu montei a tabelinha abaixo para deixar tudo mais visual.

Conhecendo o seu fio por meio da tabela de tipos de cabelos

tipos de cabelos

Entendendo a tabela de tipos de cabelo:

Apesar de parecer um pouco chato, entender é bem simples!  Vamos começar com as letras:

  • Na letra A estão os cabelos com padrões de ondulação mais soltos.
  • Na letra B, o cabelo tem alguma ondulação mais definida.
  • A letra C é onde os cachos são os menores e mais definidos de cada grupo.

Então, vêm os números que vão do 1 ao 4:

  • O número 1 é o cabelo liso, sem ondas. Logo, os cachos começam a ser contados a partir do número 2.
  • O número 2 é o cabelo com uma leve ondulação.
  • O número 3 é para cabelos cacheados.
  • O número 4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.

Tipo 1: O cabelo liso

tipos de cabelos - tipo 1

1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. o fio é bastante fino, oleoso, e brilhante.

1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Tipo 2 : o cabelo ondulado

tipos de cabelos - tipo 2

2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. Leves, não costumam ter muito volume.

2B – Ondas soltas.

2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos.

Tipo 3: o cabelo cacheado

tipos de cabelos - tipo 3

3A – Cachos definidos e levemente soltos. Brilhosos, são aqueles cujos os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido produzidos com babylizz.

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.

Tipo 4: O cabelo Crespo

tipos de cabelos - tipo 4

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

4B – Muito bem enrolados, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.

4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Aliás, a formação de cachos pode nem ser visíveis quando o cabelo está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar.

Ok, acho que agora sei qual é o tipo de cabelo, mas o que eu faço com toda essa informação?

Bom, eu sempre acreditei que quando você conhece bem o seu cabelo, saberá lidar melhor com ele. Desde a escolha de tratamentos, ao número de lavagens ou número de hidratações: se você sabe o tipo de fio que tem, poderá fazer escolhas mais acertadas para mantê-lo saudável.

Para ter certeza qual é o seu tipo de cabelo, a melhor forma de definí-lo é molhando-o primeiro. É que você pode parecer 4c quando o cabelo está seco, mas como o seu cabelo muda de aparência quando está molhado,  ele pode ser um 4a.

Vale lembrar que se o seu cabelo é tratado quimicamente, você só saberá seu tipo se deixá-lo natural. Outro ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (3a na frente e 2c na nuca, por exemplo).  Talvez seja o seu caso. ;-)

E então? Qual é o seu tipo de cabelo? Conta nos comentários!

Você vai gostar de ler também...

46 Comentários

  1. Acredito que o meu cabelo seja 4c na frente e do meio para traz com certeza é 4b, hoje estou de trança para iniciar a minha transição. Muito decidida mas com medo de ficar feia. Daqui a 2 meses vou tirar as tranças e que dê tudo certo.

  2. Meu cabelo tenho uma certa certeza que é o 4-C… mas como eu uso química no cabelo desde os 8 anos de idade queria saber se tem como volta-los e deixa-los mais ou menos igual ao tipo 4-A. Será que vocês podem me ajudar???

    1. Estou com a mesma duvida…
      Meu cabelo é quimicamente tratado desde os 12 anos, e também gostaria de saber se tem como ele voltar ao normal.
      A três meses tentei deixa-lo natural mas, por não saber o meu tipo de cabelo, voltei aos químicos.

    2. O seu cabelo natural pode ter um ou vários tipos, mas para mudá-los definitivamente, você só conseguirá com químicas. Só a química consegue alterar a textura de um cabelo permanentemente. Mas você pode usar alternativas para texturizá-lo sem químicos. Busque por texturização e você vai encontrar várias pessoas ensinando :-)

  3. Tenho tanto cabelo na cabeça que dó 3c ao 4c tem aqui rsrsrs, tô em transição já tem 8meses e já cortei toda a química, agora é espera ele decidir o que quer ser e definir de vdd neh

  4. Já sei que o meu cabelo é do tipo 4C, cheio de molas minúsculas que se partem a toda a hora! Já tentei tranças ele até cresceu bastante, hidratação intensa ficou bonito mas nao por muito tempo, esticar caiu todo, desfrisar nem pensar e… nada! É mais forte k tudo essa carapinha!

  5. Acredito que meu cabelo seja o 4C, ele é bem fino e nao tem definiçao. Tenho um pouco de receio de fazer o processo de transição e desistir no meio do caminho pois ele é bem cheio.

  6. Agora já sei qual o tipo do meu cabelo…. 3B (pontas secas, é preciso ter sempre um óleo de coco em casa, rsrrs…)
    Ainda bem que encontrei este site. Ajudou muito na minha dúvida!

  7. O meu cabelo tem sido tratado quimicamente desde os 12 anos, eu gostaria de saber se tem como ele voltar ao normal.
    Já tentei usar ele no natural a 4 meses atrás mas, como não sabia o meu tipo de cabelo, voltei a trata-lo com químicos.

  8. Meu cabelo eu acho que é 4c. Mais como uso quimica desde os 12 anos nao sei se realmete é . Eu queria saber se tem como eu sair da quimica e meu cabelo ficar mais ou menos o 4a

  9. O meu é 1 e tenho muita dificuldade de encontrar um produto bom que seja próprio pra cabelo liso. Nas prateleiras só tem para cachos #chateada kkkkk

  10. Oie
    Meu cabelo é 4a na frente,meio e atrás e 4b
    Molhado ele fica bem cacheado,principalmente na frente e meio,ou se faço dedoliss então fica uns cachos lindos
    Mas seco,os cachos ficam só dentro e as pontas secas,mas se meter os dedinhos vê,as molinhas fofas e lindas.

  11. Desde novinha, ainda criança, faço tratamento químico e já não me lembro mais como é o meu fio. Observando a raiz, na parte da frente e na nuca, penso que possa ser 4b ou 4c, porém quando observo o meio da cabeço, sinto que não é o mesmo tipo de fio.(mais ondulado). Só tenho certeza de uma coisa,,,ele não forma cachos.
    Penso fazer a transição,mas tbm morro de medo e me arrepender por não ter certeza de como cuidar deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comente com o Facebook