Saiba como cuidar dos cabelo afro masculino no dia a dia

0 34

Assim como o cabelo feminino, o cabelo afro masculino também precisa de uma série de cuidados para se manter com o aspecto saudável, macio e plenamente hidratado. Para isso, manter uma rotina de cuidados capilares e utilizar alguns produtos é necessário. 

Ao promover esses cuidados, os fios tendem a se tornar mais fortes, o que promove cachos e crespos ainda mais bonitos. Saiba aqui no Cabelo Afro como fazer e quais são os produtos que podem ajudar na manutenção do cabelo afro masculino. 

Quais produtos usar para cuidar de cabelo afro masculino?

É importante ressaltar que os produtos para cuidar do cabelo afro masculino podem variar de acordo com cada tipo de fio e principalmente as necessidades de cada cabelo. Por isso, conhecer o tipo de curvatura e saber do que o fio precisa, é fundamental. Entre os principais produtos estão: 

  • Máscara de tratamento: Para promover a maciez e hidratação dos cachos e crespos, os mantendo protegidos, definidos e com brilho por mais tempo; 
  • Shampoo: Responsável pela limpeza dos cabelos e abertura das cutículas, o produto remove todas as impurezas do couro cabeludo;
  • Condicionador: Utilizado após o shampoo, tem a função de fechar as cutículas capilares, além de promover a selagem e maciez dos cabelos; 
  • Leave- in: Um tipo de finalizador muito utilizado no cabelo afro masculino para dar o toque final aos cabelos, o que os mantém alinhados e auxilia na formação do day after, comportamento dos cachos e crespos após a lavagem; 
  • Óleos: Disponíveis em várias versões, eles servem para realizar a umectação dos cabelos afro, o que promove um cuidado a mais com o cabelo, especialmente antes de dormir. 

Todos esses produtos estão disponíveis nas versões para cabelo afro masculino, de acordo com seu tipo de curvatura e necessidades capilares. O uso desses itens é essencial para manter o cabelo cacheado ou crespo bem cuidado e bonito por mais tempo. 

Como cuidar do cabelo afro masculino antes do banho?

Quem pensa que os cuidados com o cabelo afro masculino acontecem apenas depois de lavar, está enganado. Antes do banho, algumas práticas podem ser adotadas a fim de manter a saúde dos fios em dia. 

Como cuidar do cabelo afro masculino antes do banho?
Fonte/Reprodução: original.

O processo de pré-lavagem inclui o uso de óleos vegetais, como o coco, rícino, amêndoas entre outros, com aplicação no comprimento dos fios. Outra forma de iniciar a pré-lavagem capilar é realizar a aplicação de máscaras de tratamento pré-shampoo. 

Posts relacionados
1 De 101

Com isso o cabelo será preparado para a lavagem, o que impede que a oleosidade natural seja descartada por completo com as sujeiras, o que forma uma proteção nos fios crespos e cacheados, impedindo que ele fique mais seco. 

Como lavar cabelo afro masculino?

A forma de lavar o cabelo afro masculino também é diferente, isso porque o comprimento do cabelo será um fator determinante para indicar o tipo de lavagem que os fios irão receber. 

Vale ressaltar que independente do tipo de cabelo, eles devem ser massageados com cuidado e leveza a fim de remover as impurezas e restabelecer a proteção dos crespos e cachos por mais tempo. 

Curtos

Nos homens de cabelo afro masculino com fios raspados ou muito curtos, a lavagem deve ser feita apenas com uma pequena quantidade de shampoo. O produto deve ser aplicado diretamente no cabelo e na sequência massageado com a ponta dos dedos. O processo tende a fazer menos espuma que o natural, mas assegura que os fios estão limpos, pois não agride o couro cabeludo. 

Longos e médios

Cabelos médios ou mais alongados precisam ser desembaraçados. Para isso, logo depois da lavagem com o shampoo, é recomendado o uso de uma máscara de tratamento que deve ser aplicada no comprimento dos fios (nunca na raiz do cabelo) e os desembaraçar com cuidado para não quebrar o cabelo. Em seguida, basta aguardar o tempo indicado no rótulo e enxaguar, removendo o produto por completo dos fios. 

Com o enxágue, já é possível perceber a maciez dos cabelos crespos e cacheados, finalize com o condicionador para selar as cutículas. Também é necessário que todo o produto seja removido dos fios para que ele possa receber o finalizador.  

Com a lavagem correta dos cacheados e crespos, os cabelos tendem a ter melhores resultados após lavagem, o que o mantém fortes, macios e hidratados por muito mais tempo, além do aspecto saudável. 

Como cuidar do cabelo afro masculino após o banho?

A finalização dos fios pode ter diferentes caminhos. Os que preferem deixar o cabelo secar naturalmente podem optar pela aplicação do creme de pentear ou óleo vegetal e esperar os fios secarem. 

Para quem deseja realizar uma finalização com definição, os cabelos devem ser separados mecha a mecha e a aplicação do creme de pentear deve ser feito em cada uma delas, enrolando com os dedos o formato do cacho. Este processo é chamado de fitagem e promete deixar o cabelo com os cachos alinhados. Potencialize a definição com o uso um difusor. 

O cuidado com o cabelo afro masculino é essencial para que ele se mantenha bonito e com um aspecto saudável por mais tempo. Confira as melhores dicas para cabelos crespos e cacheados aqui no Cabelo Afro e arrase no visual. 

Deixe um comentário