Como escolher o Leave-in ideal para Cabelos crespos e cacheados?

Como escolher o Leave-in ideal para Cabelos crespos e cacheados?

Os cabelos crespos e cacheados merecem e precisam de cuidados a mais para demonstrarem todo o seu poder e exuberância. E o leave-in pode ser um grande amigo na rotina de cuidados de quem quer deixar os cachos definidos e saudáveis. 

Existem diversos tipos de leave-in com finalidades e texturas diferentes, como em spray ou em creme. E para te ajudar na escolha do leave-in mais indicado para o seu cabelo, neste post vamos tirar todas as dúvidas sobre esse produtinho que promete cuidar das madeixas enquanto mantém os cachos modelados. Confira!

O que são leave-in e para quem é indicado?

O leave-in, diferentemente do shampoo, do condicionador e da máscara de hidratação, é um produto desenvolvido para permanecer no cabelo, ou seja, ele não precisa de enxágue. Daí vem o nome leave-in, que quer dizer “deixar” em inglês.

O que são leave-in e para quem é indicado?
Fonte/Reprodução: original.

Enquanto fica no cabelo, o leave-in ajuda tanto a modelar os fios como reparar os danos causados pelo sol, pelo vento ou por aparelhos como o secador e a chapinha, por conta disso é indicado para qualquer tipo de cabelo. Mas, para os cabelos crespos e cacheados, o leave-in faz toda a diferença por oferecer um tratamento a mais de cuidado com os fios. 

Quais os benefícios de usar leave-in em cabelos crespos e cacheados?

Os cabelos crespos e cacheados costumam ser naturalmente mais secos por conta da curvatura dos fios. Isso porque a forma em espiral dos cabelos dificulta a passagem do óleo produzido pelo couro cabeludo, impedindo que ele chegue até às pontas. Assim, o leave-in se torna um grande aliado para hidratar os caracóis, deixando-os bonitos e saudáveis ao longo de todo o dia.

Outro benefício do leave-in é ajudar na definição dos cabelos encaracolados, isso porque uma das suas finalidades é justamente estruturar os cachos, dando volume ao cabelo e acabando com o frizz.  

Além disso, os leave-in são versões modernas do antigo creme de pentear e sua tecnologia mais avançada garante uma textura mais leve e com melhor absorção pelos fios. Dessa forma, fica mais fácil de definir os cachos sem deixar o cabelo com aquele aspecto pesado e oleoso, um dos pesadelos de quem tem cabelos crespos e cacheados!

Como escolher o leave-in ideal para cabelos crespos e cacheados?

Existem diversos tipos de leave-in disponíveis no mercado para quem tem cabelos crespos e cacheados. Eles podem ser escolhidos tanto pela forma que se apresentam como pelo conteúdo e finalidade. 

Por exemplo, o leave-in em creme é mais concentrado e tende a deixar o cabelo com um volume mais controlado e os cachos mais brilhantes. Já a versão em spray é mais leve e fluida do que a primeira, podendo ser aplicada no cabelo seco ou molhado e ajuda tanto a desembaraçar os fios como proporciona uma hidratação instantânea para eles.

Como escolher o leave-in ideal para cabelos crespos e cacheados?
Fonte/Reprodução: original.

Há também os leave-in com a função de proteção solar e térmica. Esses, além de ajudar a definir os cachos, formam uma camada protetora e previnem que o sol ou o calor do secador, da chapinha e do modelador ressequem e quebrem os fios. 

A principal dica para quem tem cabelos crespos e cacheados é antes de mais nada identificar quais são as necessidades e as características do seu cabelo, para, então escolher um leave-in ideal para a sua rotina de cuidados. 

Como usar e quais cuidados tomar?

O leave-in pode ser utilizado em duas situações: com o cabelo úmido ou seco. No primeiro caso, após a lavagem, é importante enxugar o excesso de água antes de espalhar o produto pelos fios para que ele não seja diluído e haja uma melhor absorção pelo cabelo. Já na segunda situação, o uso do leave-in é indicado para reativar a definição dos cachos ao longo do dia caso eles estejam perdendo a modelagem.

Durante a aplicação do Leave-in em cabelos crespos e cacheados podem ser utilizadas várias técnicas para modelar e definir os cachos, como o plopping, a fitagem e o dedoliss. Só é preciso ter cuidado para não aplicar o produto próximo à raiz, pois seu acúmulo pode deixar o cabelo com um aspecto muito oleoso, além de deixar resíduos no couro cabeludo.

O leave-in é um aliado importante na hora de definir os cachos e deixar os cabelos fortes e saudáveis. Mas, para quem tem cabelos crespos e cacheados, ele é apenas um dos cuidados que devem ser indispensáveis no dia a dia. Se mantenha sempre atualizado sobre essas e outras dicas de produtos, cuidados e tratamentos para os fios encaracolados aqui no Cabelo Afro!  


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *