Cabelo Afro Blog

Como envernizar madeira

Como envernizar madeira

Você sabe como envernizar madeira? embora seja um processo muito simples muitas vezes não sabemos como fazer e por isso acabamos tendo que contratar alguém e pagar caro por um serviço que poderíamos fazer sem ajuda.

O problema é que saber como envernizar madeira é algo que a maior parte de nós nunca pensou em aprender mas que na vida adulta descobrimos que pode ser muito útil, sendo assim fica a escolha entre gastar dinheiro ou colocar as mãos na massa.

Esse artigo é para você que escolheu colocar as mãos na massa, vamos falar um pouco sobre como envernizar madeira com um passo a passo super completo que vai te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente eficiente.

Passo a passo como envernizar madeira

Como envernizar madeira
Como envernizar madeira

Vamos então ao passo a passo que é o básico de como envernizar madeira para que você possa começar hoje mesmo:

  1. Escolha um local bem iluminado e bem ventilado, você vai precisar de boa luz para garantir que todas as partes da madeira vão ser envernizadas por igual.
  2. Escolha uma área livre de poeira e sujeira, você vai querer sua madeira limpinha então mantenha o local escolhido limpo, isso vai evitar que a poeira grude na madeira e estrague seu trabalho.
  3. Preste atenção à temperatura e à umidade, A temperatura ideal é entre 21º até os 25º, se a temperatura aumentar o produto vai secar antes de você terminar e o resultado vai ser bem inferior.
  4. Use a proteção adequada, luvas e óculos de proteção são fundamentais para evitar acidentes, além disso use roupas que você não se importe em manchar.
  5. Encontre o verniz correto, existem diferentes tipos de verniz que vão combinar mais com cada projeto, na hora de comprar peça ajuda ao vendedor para escolher o mais indicado.
  6. Remova o acabamento antigo, se a madeira já tinha um acabamento você pode remover com uma lixa ou um removedor, assim a qualidade do verniz vai ser bem maior.
  7. Lixe a madeira com uma lixa de grão fino, agora que você já tirou o acabamento antigo, use a lixa para deixar a superfície bem áspera de modo que o verniz possa fixar melhor.
  8. Limpe e deixe secar, depois de passar a lixa a madeira e o ambiente vão estar cheios de poeira, limpe tudo com um pano molhado e deixe secar.
  9. Primeira camada, Alguns tipos de verniz não precisam ser diluídos, normalmente esses são os que vem em spray, já existem outros que precisam ser diluídos para a primeira aplicação que vai justamente selar a madeira antes que você continue o trabalho.
  10. Lixe novamente, depois de aplicar a primeira camada do verniz, você vai lixar tudo de novo, esse processo vai ajudar a curar a madeira, use um pano molhado para limpar todo novamente e deixe secar.
  11. Camadas e lixamento, Daí pra frente o processo apenas se repete, a cada nova camada do verniz você deve repetir o lixamento, assim você vai ter o melhor resultado, lembre que a última camada não precisa ser lixada.

Colocando todos estes passos em ação você vai conseguir um bom resultado sem precisar gastar com isso.

Como envernizar madeira
Como envernizar madeira

Posso lixar ao ar livre?

O ideal é não fazer esse processo ao ar livre, o motivo é que o vento vai provavelmente jogar poeira na madeira que vai ficar mais difícil de lixar e vai ficar bastante suja durante todo o procedimento.

Posso começar num dia e terminar no outro?

Não existe realmente nenhuma regra dizendo que você precisa fazer o procedimento todo de uma vez, nesse caso apenas pare antes de colocar a primeira camada ou depois da terceira, quando for continuar você apenas deve lixar e limpar e pronto.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo de dicas e quer aprender ainda mais, aproveite também para ler nosso artigo sobre:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens