Você sabe como envernizar madeira? embora seja um processo muito simples muitas vezes não sabemos como fazer e por isso acabamos tendo que contratar alguém e pagar caro por um serviço que poderíamos fazer sem ajuda.
O problema é que saber como envernizar madeira é algo que a maior parte de nós nunca pensou em aprender mas que na vida adulta descobrimos que pode ser muito útil, sendo assim fica a escolha entre gastar dinheiro ou colocar as mãos na massa.
Esse artigo é para você que escolheu colocar as mãos na massa, vamos falar um pouco sobre como envernizar madeira com um passo a passo super completo que vai te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente eficiente.
Passo a passo como envernizar madeira
Vamos então ao passo a passo que é o básico de como envernizar madeira para que você possa começar hoje mesmo:
- Escolha um local bem iluminado e bem ventilado, você vai precisar de boa luz para garantir que todas as partes da madeira vão ser envernizadas por igual.
- Escolha uma área livre de poeira e sujeira, você vai querer sua madeira limpinha então mantenha o local escolhido limpo, isso vai evitar que a poeira grude na madeira e estrague seu trabalho.
- Preste atenção à temperatura e à umidade, A temperatura ideal é entre 21º até os 25º, se a temperatura aumentar o produto vai secar antes de você terminar e o resultado vai ser bem inferior.
- Use a proteção adequada, luvas e óculos de proteção são fundamentais para evitar acidentes, além disso use roupas que você não se importe em manchar.
- Encontre o verniz correto, existem diferentes tipos de verniz que vão combinar mais com cada projeto, na hora de comprar peça ajuda ao vendedor para escolher o mais indicado.
- Remova o acabamento antigo, se a madeira já tinha um acabamento você pode remover com uma lixa ou um removedor, assim a qualidade do verniz vai ser bem maior.
- Lixe a madeira com uma lixa de grão fino, agora que você já tirou o acabamento antigo, use a lixa para deixar a superfície bem áspera de modo que o verniz possa fixar melhor.
- Limpe e deixe secar, depois de passar a lixa a madeira e o ambiente vão estar cheios de poeira, limpe tudo com um pano molhado e deixe secar.
- Primeira camada, Alguns tipos de verniz não precisam ser diluídos, normalmente esses são os que vem em spray, já existem outros que precisam ser diluídos para a primeira aplicação que vai justamente selar a madeira antes que você continue o trabalho.
- Lixe novamente, depois de aplicar a primeira camada do verniz, você vai lixar tudo de novo, esse processo vai ajudar a curar a madeira, use um pano molhado para limpar todo novamente e deixe secar.
- Camadas e lixamento, Daí pra frente o processo apenas se repete, a cada nova camada do verniz você deve repetir o lixamento, assim você vai ter o melhor resultado, lembre que a última camada não precisa ser lixada.
Colocando todos estes passos em ação você vai conseguir um bom resultado sem precisar gastar com isso.
Posso lixar ao ar livre?
O ideal é não fazer esse processo ao ar livre, o motivo é que o vento vai provavelmente jogar poeira na madeira que vai ficar mais difícil de lixar e vai ficar bastante suja durante todo o procedimento.
Posso começar num dia e terminar no outro?
Não existe realmente nenhuma regra dizendo que você precisa fazer o procedimento todo de uma vez, nesse caso apenas pare antes de colocar a primeira camada ou depois da terceira, quando for continuar você apenas deve lixar e limpar e pronto.
Quero aprender mais!
Se você gostou do nosso artigo de dicas e quer aprender ainda mais, aproveite também para ler nosso artigo sobre:
Deixe um comentário