Em geral, a sociedade agrupa os cabelos em três categorias: lisos, cacheados e crespos. Porém a classificação dos fios é um pouco mais complexa do que essa. Na verdade, existem 12 tipos de cabelo. Quer descobrir qual é o seu? Então, continue acompanhando.
Tipos de cabelo: a estrutura dos fios
Os diferentes tipos de cabelo são definidos pelo formato da estrutura do fio. Dependendo da curvatura que possui, este pode ser mais frágil, oleoso ou seco.
A classificação sempre utiliza uma combinação de letra e número. Este vai do 1 ao 4 e refere-se à estrutura geral do fio. As letras, por sua vez, seguem do A ao C e detalham a forma do cabelo dentro do conjunto mais amplo. A seguir detalhamos cada um deles.
Fios lisos: tipo 1
O cabelos lisos estão dentro do tipo 1. Eles apresentam um estrutura reta, com fios em formato cilíndrico regular. São os tipos de cabelo mais resistentes de todos e também podem apresentar oleosidade excessiva.
Tipo 1A: é o fio mais fino e oleoso. Geralmente é um cabelo sem volume e muito difícil de modelar.
Tipo 1B: apresenta uma estrutura mais grossa e com volume.
Tipo 1C: são fios lisos grossos e volumosos, geralmente pesados. Eles podem ficar armados com facilidade e não apresentam tanta oleosidade.
Fios ondulados: tipo 2
Os cabelos ondulados são aqueles que possuem algumas ondas, e elas podem ser mais ou menos definidas. Eles podem ser normais ou oleosos.
Tipo 2A: é o cabelo quase liso. Ele tem pouco volume e ondas soltas.
Tipo 2B: esse fio tem ondas bem marcadas, formando um S e podem apresentar frizz.
Tipo 2C: quase forma cachos, mas esses ainda são bem soltos, sem o formato de molas. É um cabelo volumoso e difícil de modelar.
Fios cacheados: tipo 3
Os fios cacheados são enrolados e volumosos, possuindo um formato que lembra molas. Esses tipos de cabelo tendem a ser mais ressecados, pois a oleosidade do couro cabeludo encontra dificuldade de chegar até as pontas.
Tipo 3A: possui cachos abertos e mais largos.
Tipo 3B: tem cachos bem definidos e também alguns em formas mais soltas. São cabelos volumosos e quase sempre possuem as pontas secas.
Tipo 3C: é quase um cabelo crespo, porém os fios ainda são definidos em cachos bem apertados.
Fios crespos: tipo 4
O cabelo crespo é o mais frágil de todos. Por ter uma estrutura muito retorcida, pode quebrar com facilidade. Além disso, geralmente são bem secos porque a oleosidade natural não consegue percorrer todo o fio.
Tipo 4A: possui fios grossos e pequenos cachos juntos uns dos outros. Ele diferencia-se do cacheado porque os cachos permanecem visíveis mesmo quando o cabelo está molhado.
Tipo 4B: os fios têm a forma de ziguezague, porém sem muita definição. Eles são bem finos e se quebram com facilidade.
Tipo 4C: são cabelos sem nenhuma definição, com cachos extremamente juntos que não conseguem ser perceptíveis de forma individual. Esses fios, em geral, são porosos e quebradiços.
E então, viu como existem vários tipos de cabelo? Os nossos fios têm uma estrutura muito mais diversificada do que apenas a classificação básica em lisos, cacheados ou crespos.
Depois de ler o artigo, ficou bem mais fácil definir qual o seu fio de cabelo, não é mesmo? Não deixe de acompanhar o nosso site e aprenda como cuidar dos seus fios. Até mais!