10 coisas que você precisa ter por perto no dia, e depois do seu Big Chop

big-chop-crop-hairdresser-with-scissors_23-2147736970-1-4691241-1915471-8346838

Mulher, como eu estou feliz por você! Sério mesmo! Sabe por quê? Bom, porque se você chegou nesse artigo significa que você decidiu que vai conhecer melhor a textura do seu próprio cabelo e dedicar um tempo maior aprendendo a ter cuidados com ele. Também significa que você resistiu a tentação de voltar aos químicos e resolveu que é hora de encerrar o ciclo de transição com um corte que vai deixar só a parte natural do seu cabelo: o big chop. Grande dia, certo?

Mas calma, eu sei que você está nervosa, e quero te ajudar. Por isso, preparei uma lista de itens que você precisa ter por perto na hora do big chop. Dá um jeito de arranjar tudo, porque eu tenho certeza que com o que separei aqui, sua experiência vai ser divertida e simples, como deve ser.

Big Chop: como se preparar para o grande dia?

big-chop-people-2561947_1920-2594033-1984756-5216763

1 – Tenha um bom profissional

Eu sempre falo aqui porque é algo que acredito: um bom profissional vai estar do teu lado para dar as recomendações que você precisa, fazer o corte que fique bem com você, e te acalmar caso seja necessário. Vai por mim, antes de fazer o big chop, certifique-se que o cabeleireiro é o melhor que você conhece. Dê preferência aos especializados em cabelos afros ou crespos naturais.

2 – Um amigo

Se você é como eu, que não se importa muito com mudanças drásticas no cabelo, esse item pode não fazer sentido. Mas para muitas outras meninas, o dia do corte pode ser um dia muito emocionante. Afinal, eu entendo: é provavel que no big chop a mulher, vai se ver no espelho de um jeito que nunca viu antes, e por mais que você tenha levado tranquilamente a fase de transição (que eu duvido), toda a emoção contida no processo pode fluir no exato momento do corte. Então, ter um amigo por perto, para dar suporte, elogiar, te chamar de linda, rir e chorar junto vai te fazer bem. Leve a mãe, a prima, a irmã, a tia, a vizinha, sei lá. E aproveita para fazer umas selfies e se divertir. Eu prometo que isso vai deixar o processo menos doloroso.

3 – Produtos adequados ao seu tipo de cabelo natural

Muita gente deixa para comprar os produtos depois do big chop, e isso definitivamente é um erro. O ideal é que você já trate como natural o cabelo mesmo em fase de transição. Você pode até vir com “ah, mas eu não sei do que meu cabelo vai precisar”. Bem, é simples: um shampoo hidratante, um condicionador da mesma linha, uma máscara de hidratação profunda e um óleo natural para selagem das pontas. Seu kit está pronto.

4 –  Conhecimento

Se você chegou até aqui, eu suponho que você já tenha lido muito sobre o assunto. Ainda assim, eu vou colocar esse item aqui porque ele é fundamental. Você precisa ler muito sobre cabelos naturais e estar bem fundamentada no assunto. Vou escrevendo aos poucos mais sobre isso aqui porque sinto que muita gente vai gostar de ler. Mas existem um milhão de sites, e comunidades no facebook que vão te ajudar.

5 – Um estilo de proteção para plano B

Se entre as suas preocupações estão como o seu cabelo vai se parecer depois do Big Chop, e como protegê-lo depois do corte, bem, vale lembrar que existem estilos de proteção que podem te ajudar na jornada. Você pode, por exemplo, optar por box braids, que são lindas e auxiliam no crescimento do cabelo.

6 – Acessórios

Na verdade, o ideal é comprar acessórios depois do big chop, porque assim você já tem uma melhor ideia de como ele vai ficar com o seu novo corte. Mas é importante ter acessórios: clapéus, tiaras, lenços, brincos… Tudo que te ajudar a se sentir de bem com o espelho.

Leia também: Acessórios para usar depois do Big Chop

7 –  Inspiração

O mais bacana é que na internet você encontra um milhão de fotos e inspirações bonitas de mulheres que fizeram big chop. É sempre ter inspirações por perto.

8 – Confiança

Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas sim, é preciso ter confiança. Muito no sentido de, é preciso estar pronta para o que você vai ver no espelho, qualquer que seja o resultado. Um parenteses agora: eu não lembro de alguém que tenha ficado feia depois de um big chop. Sério mesmo.

9 – Atitude

Atitude aqui é ir lá, cortar o cabelo e pronto! Sem pensar duas vezes!

Você sabe que o seu cabelo VAI crescer de novo, e ponto. Se você está com dúvidas, não sabe ao certo se isso é o que você quer, bem, vai aumentar as chances de que você se sinta mal depois do corte. Ao mesmo tempo, é importante lembrar das coisas que te colocaram na transição: você não quer voltar aos químicos, você quer ter um cabelo mais saudável, você quer se sentir livre e poderosa, você quer aprender sobre o próprio cabelo. Então, pense em tudo isso e se encha de força, porque se você chegou até aqui e só falta o big chop para voltar ao natural, não tem porquê não fazê-lo

10 – Um lembrete: você é linda

 Pode parecer uma bobagem, mas eu realmente acho que você deveria se lembrar que você é suficiente. Anote na agenda, no celular, no espelho, sei lá. Você é linda, e ponto!

Entenda duas coisas: 1) você não precisa se preocupar com a opinião dos outros. 2) Não é o seu cabelo que te faz bonita, você é bonita por inteiro! Você sempre vai poder olhar no espelho e encontrar coisas belas sobre si mesma. Você sempre vai poder aprender mais sobre sí, e se conhecer melhor. Portanto, encontre essa beleza em você mesma, e confie no seu instinto e na decisão que você tomou. No final das contas, amiga, acredite, é só um corte, e cabelo cresce. E você é livre para fazer o que quiser no próprio cabelo, contando que você se sinta bem consigo mesma. 

E daqui eu estarei mandando vibrações positivas para que você saia do big chop com um sorrisão no rosto! 

Originalmente publicado em: 15 de abril de 2015 às 04:15

Leia também:

Posts Relacionados

20 respostas para “10 coisas que você precisa ter por perto no dia, e depois do seu Big Chop”

  1. Muito obrigada! Você me ajudou muito, está sendo muito difícil a transição, estou só a 5meses mas parecem 5anos, são tantas críticas, comentários maldosos e etc, que eu nem sei mais o que pensar, mas estou decidida a fazer o BC amanhã mesmo, porque você me fez lembrar o quanto eu sou linda e o quanto EU me amo, muito obrigada pelo apoio ??

  2. Oi Stephanie…
    Post muito legal!
    Tenho exatos 03 dias de BC e estou in love com meu novo cabelo.
    Aprendendo a cada dia como cuidar melhor e buscando informação sempre.
    Obrigada pelas dicas…

  3. A ultima vez que passei quimica no meu cabelo foi 30 de dezembro de 2015, quero muito fazer meu BC, mas minha irmã disse q vou parecer joazinho, estou com muito medo, mas pela opinião alheia, pelo fato de que sou muito vaidosa, sinto que depois do 3 mês meu cabelo nao cresceu mais, nao sei se pelo fato de que estou passando tudo pra crecer ou se é pq ele nao cresce mesmo kkk
    Me ajuda. Preciso converaar com alguem pra entender.

  4. Esse seu post é ouro no meu pódio! Amei amei amei
    e estou aqui nesse tormento cortar agora ou esperar? Vai ficar muito pequeno? Eu nem sei qual é meu cabelo… É tanta coisa!
    Mas amei o post. Obrigada <3

  5. nossa amei… estou a meses tentando fazer um bc,agora estou mais confiante…meu cabelo e muito crespo desde pequena passo química e agora resolvi parar já faz cinco meses sem passar química.
    Obrigada pela suas palavras e um incentivo para quem quer parar com a quimica

  6. Eu não me lembrava como era o meu cabelo natural, sempre usei química. Fiz muitas pesquisas sobre o assunto e entrei em transição meio que sem querer (resolvi esperar mais de 03 meses para fazer a raiz). O cabelo ia crescendo cada vez mais rebelde , motivo pelo qual resolvi investir em hidratações que pudessem domar a fera. rs
    Estou há 09 meses em transição, pretendendo fazer o BC com 01 ano, caso o crescimento continue nesse ritmo. A cada dia que passa tenho mais certeza de que tomei a decisão correta em voltar ao cabelo natural. Amei suas dicas. Obrigada pelo incentivo!

  7. Estou há 11 meses em transição. Há alguns dias fiz meu bc, inicialmente não faria naquele dia, só queria tirar umas pontinhas rs mas quando percebi a cabeleireira tinha cortado TODO meu cabelo que ainda estava liso. Fiquei chocada, demorou para cair a ficha, mas hoje me sinto linda e poderosa! Ouvi muitos comentários maldosos, inclusive de que eu estava parecendo um “hominho” :'( Mas isso só me deu mais força para continuar! Investi muito em brincos grandes que realçam o corte e me deixam ainda mais linda e feminina! Amei o artigo, beijão ♥

  8. Olá! Gostaria de agradecer ,pois estou me preparando para o big shop, confesso que estou com medo ainda,pq é resente que relaxei meus cabelos , a 4 meses atrás?.
    Porém não estou contente com meu cabelo,?… Mas estou decidida a mudar e ser oque realmente sou negra e linda?rsrsrsrs… Li vários posts de meninas , do que elas sentem e tenho me encorajado a Mudar, e vc e uma delas e te Agradeço muitíssimo beijoos linda…????

  9. Oláaa já estava tirando as pontas com química do meu cabelo há um ano mas ontem foi o grande dia e ainda estou em choque kkkkk
    Na hora eu amei, estava super anciosa para cortar mas hoje quando acordei… Tomei um baita susto rsrs

  10. Interessante essas dicas. No meu caso, me identifiquei com as dicas 9 e 10. Estava na transição havia sete meses, após ir na minha cabeleireira por algumas vezes, apenas para tirar parte do comprimento com quimica, decidi que queria ter meu cabelo 100% natural. Cheguei no salão e pedi que ela cortasse todo o comprimento que ainda tinha química.
    Ficou bem curto, mas amei! A sensação foi de muita alegria e leveza, até porque, cabelo cresce novamente, né?
    E como já cresceu!
    Estou amando meus cachos!
    Importante é assumir quem você é e ser satisfeito com o que tem!

  11. Bom dia, quando tive meu filho em 2027 pensei em corta e retirar a química, mas na amamentação fiquei quase careca, ai tive que alisar novamente pra conseguir esconder as falhas na frente.
    A última vez que fiz química foi 30/11/2016 , estou planejando cortar em agosto , depois da minha formatura, mas é uma decisão que estou amadurecendo, é muito difícil, nem consego me imaginar com o cabelo totalmente natural. Mas uma coisa é fato , o cabelo alisado que esta na cabeça não presta pra nada. Fico olhando na internet cabelos que pareçam com o meu pra ter uma idéia de como vai ficar. Espero gostar de me ver natural porque nem lembro como é meu cabelo.

  12. adorei, simplesmente adorei, tenho 13 anos estou em transição a 6 meses , vou esperar completar 9 para cortar, não me importo muito com a opinião das pessoas, na verdade alisei pois não sabia como controlar o volume e tal… minha transição não está difícil, na verdade ela me ajudou a amar mais meu cabelo… estou ansiosa pr o bc, e penso que não precisamos ter cabelo grande para sermos bonitas, vc poderia postar dicas de produtos da salon line #todecachos para comprarmos depois do bc , no mais boa sorte para todas meninas em transição… bjs :* :* :) e obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens


Peça o cartão que você merece!

Quer benefícios exclusivos? Credito para comprar, prazo para pagar!