10 coisas que você precisa ter por perto no dia, e depois do seu Big Chop

big chop crop hairdresser with scissors 23 2147736970 1 4691241 1915471

Mulher, como eu estou feliz por você! Sério mesmo! Sabe por quê? Bom, porque se você chegou nesse artigo significa que você decidiu que vai conhecer melhor a textura do seu próprio cabelo e dedicar um tempo maior aprendendo a ter cuidados com ele. Também significa que você resistiu a tentação de voltar aos químicos e resolveu que é hora de encerrar o ciclo de transição com um corte que vai deixar só a parte natural do seu cabelo: o big chop. Grande dia, certo?

Mas calma, eu sei que você está nervosa, e quero te ajudar. Por isso, preparei uma lista de itens que você precisa ter por perto na hora do big chop. Dá um jeito de arranjar tudo, porque eu tenho certeza que com o que separei aqui, sua experiência vai ser divertida e simples, como deve ser.

Big Chop: como se preparar para o grande dia?

big chop people 2561947 1920 2594033 1984756

1 – Tenha um bom profissional

Eu sempre falo aqui porque é algo que acredito: um bom profissional vai estar do teu lado para dar as recomendações que você precisa, fazer o corte que fique bem com você, e te acalmar caso seja necessário. Vai por mim, antes de fazer o big chop, certifique-se que o cabeleireiro é o melhor que você conhece. Dê preferência aos especializados em cabelos afros ou crespos naturais.

2 – Um amigo

Se você é como eu, que não se importa muito com mudanças drásticas no cabelo, esse item pode não fazer sentido. Mas para muitas outras meninas, o dia do corte pode ser um dia muito emocionante. Afinal, eu entendo: é provavel que no big chop a mulher, vai se ver no espelho de um jeito que nunca viu antes, e por mais que você tenha levado tranquilamente a fase de transição (que eu duvido), toda a emoção contida no processo pode fluir no exato momento do corte. Então, ter um amigo por perto, para dar suporte, elogiar, te chamar de linda, rir e chorar junto vai te fazer bem. Leve a mãe, a prima, a irmã, a tia, a vizinha, sei lá. E aproveita para fazer umas selfies e se divertir. Eu prometo que isso vai deixar o processo menos doloroso.

3 – Produtos adequados ao seu tipo de cabelo natural

Muita gente deixa para comprar os produtos depois do big chop, e isso definitivamente é um erro. O ideal é que você já trate como natural o cabelo mesmo em fase de transição. Você pode até vir com “ah, mas eu não sei do que meu cabelo vai precisar”. Bem, é simples: um shampoo hidratante, um condicionador da mesma linha, uma máscara de hidratação profunda e um óleo natural para selagem das pontas. Seu kit está pronto.

4 –  Conhecimento

Se você chegou até aqui, eu suponho que você já tenha lido muito sobre o assunto. Ainda assim, eu vou colocar esse item aqui porque ele é fundamental. Você precisa ler muito sobre cabelos naturais e estar bem fundamentada no assunto. Vou escrevendo aos poucos mais sobre isso aqui porque sinto que muita gente vai gostar de ler. Mas existem um milhão de sites, e comunidades no facebook que vão te ajudar.

5 – Um estilo de proteção para plano B

Se entre as suas preocupações estão como o seu cabelo vai se parecer depois do Big Chop, e como protegê-lo depois do corte, bem, vale lembrar que existem estilos de proteção que podem te ajudar na jornada. Você pode, por exemplo, optar por box braids, que são lindas e auxiliam no crescimento do cabelo.

6 – Acessórios

Na verdade, o ideal é comprar acessórios depois do big chop, porque assim você já tem uma melhor ideia de como ele vai ficar com o seu novo corte. Mas é importante ter acessórios: clapéus, tiaras, lenços, brincos… Tudo que te ajudar a se sentir de bem com o espelho.

Leia também: Acessórios para usar depois do Big Chop

7 –  Inspiração

O mais bacana é que na internet você encontra um milhão de fotos e inspirações bonitas de mulheres que fizeram big chop. É sempre ter inspirações por perto.

8 – Confiança

Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas sim, é preciso ter confiança. Muito no sentido de, é preciso estar pronta para o que você vai ver no espelho, qualquer que seja o resultado. Um parenteses agora: eu não lembro de alguém que tenha ficado feia depois de um big chop. Sério mesmo.

9 – Atitude

Atitude aqui é ir lá, cortar o cabelo e pronto! Sem pensar duas vezes!

Você sabe que o seu cabelo VAI crescer de novo, e ponto. Se você está com dúvidas, não sabe ao certo se isso é o que você quer, bem, vai aumentar as chances de que você se sinta mal depois do corte. Ao mesmo tempo, é importante lembrar das coisas que te colocaram na transição: você não quer voltar aos químicos, você quer ter um cabelo mais saudável, você quer se sentir livre e poderosa, você quer aprender sobre o próprio cabelo. Então, pense em tudo isso e se encha de força, porque se você chegou até aqui e só falta o big chop para voltar ao natural, não tem porquê não fazê-lo

10 – Um lembrete: você é linda

 Pode parecer uma bobagem, mas eu realmente acho que você deveria se lembrar que você é suficiente. Anote na agenda, no celular, no espelho, sei lá. Você é linda, e ponto!

Entenda duas coisas: 1) você não precisa se preocupar com a opinião dos outros. 2) Não é o seu cabelo que te faz bonita, você é bonita por inteiro! Você sempre vai poder olhar no espelho e encontrar coisas belas sobre si mesma. Você sempre vai poder aprender mais sobre sí, e se conhecer melhor. Portanto, encontre essa beleza em você mesma, e confie no seu instinto e na decisão que você tomou. No final das contas, amiga, acredite, é só um corte, e cabelo cresce. E você é livre para fazer o que quiser no próprio cabelo, contando que você se sinta bem consigo mesma. 

E daqui eu estarei mandando vibrações positivas para que você saia do big chop com um sorrisão no rosto! 

Originalmente publicado em: 15 de abril de 2015 às 04:15

Leia também:

19 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.