12 dicas para deixar o seu cabelo crespo mais bonito e saudável

0

Separamos 12 ótimas dicas para deixar o seu cabelo bem hidratado e saudável. O cabelo crespo possui dificuldade para manter-se hidratado, seu formato dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até o comprimento e pontas, exigindo assim um maior cuidado no tratamento para mantê-lo saudável e bonito.

Cabelo crespo: o que evitar?

É necessário evitar principalmente água quente: a água nesta temperatura acaba com a oleosidade dos fios, causando mais danos como opacidade, quebra e desidratação. De preferência para cuidar do seu cabelo com água fria.

Dicas para deixar seu cabelo mais bonito

Uma alimentação saudável é onde começa a saúde do cabelo, nutrindo o corpo por dentro com alimentos ricos em água, vitamina c, vitamina A, Ômega 3, Ferro e Zinco. É importante consumir: cenouras, espinafre aveia, salmão, soja, laranja, morango e outros.

Beba água muita água. Isso porque nosso corpo é feito de 90% de água, ingerir a quantidade ideal, garante a saúde e hidratação dos fios.

Dicas para deixar seu cabelo mais bonito
Cuidados com cabelo crespo. Fonte/Reprodução: original.

Cronograma capilar: O cronograma é uma etapa de cuidados com cabelo realizada com a finalidade de tratar aspectos como ressecamento, quebra, pontas duplas, corte químico, transição capilar Divide-se em três estágios sendo eles a: reconstrução, hidratação e a nutrição.

Cortar as pontas: renovar o corte é importante para acabar com a  aparência ressecada de pontas que entrarão nesse processo naturalmente. Caso você não queira diminuir o comprimento dos fios é recomendada somente a retirada das pontas frequentemente.

Lavagem: O shampoo deve ser utilizado somente no couro cabeludo e raiz dos cabelos, evitando contato do comprimento até as pontas para não comprometer a hidratação. Ao sair do banho deve ser usada toalha de algodão ou uma camiseta do mesmo tecido, já que as toalhas comuns tiram a hidratação e geram frizz.

Finalização: A finalização deve ser efetuada com os fios molhados, pois este tipo de cabelo tem uma estrutura que age na evaporação rápida de água. Os produtos usados na finalização podem ser um creme de pentear com base oleosa e uma geleia. A finalização é feita com a divisão de mechas da nuca até a parte de cima da cabeça, com pouca quantidade de produto e sem dividir o cabelo no meio. 

Secagem no secador: após a finalização é importante utilizar um secador com difusor, secando os cabelos delicadamente de modo a evitar o frizz e manter maior durabilidade da finalização. Ao fim da secagem é indicado o uso de um óleo ou reparador de pontas.

Secagem natural: A secagem natural também é recomendada, pois não agride os fios.

Secagem natural
Dicas de secagem para cabelo crespo. Fonte/Reprodução: original.

Na hora de dormir: na hora de dormir é necessário o cuidado para não perder tanto a finalização e definição dos fios como a hidratação. Para isso é bem-vindo o uso de toucas e fronhas de cetim, que impedem a perda de óleos e hidratação, consumidos pelos tecidos comuns da roupa de cama.

Day after: no dia seguinte conhecido como “day after” são indicados óleos, umidificadores, e caso tenha necessidade de prender o cabelo, uma “scrunchie” de cetim. Assim, não marcamos os fios e mantemos o cabelo saudável, definido e hidratado por mais dias até a próxima lavagem.

Produtos: Produtos com óleo e nutrientes que ajudam a longo prazo.

Acessórios: Os acessórios de cetim e grampos são grandes amigos nos dias em que não se tem tempo para cuidar dos cabelos, dando espaço para uma infinidade de penteados criativos.

Como deixar seu cabelo crespo natural

O cabelo natural exige cuidados diários, desde a lavagem até a finalização. Para um aspecto natural é necessário não utilizar produtos com muita química, ou realizar processos químicos. Sempre prezando por produtos naturais e cuidados que valorizam a saúde do cabelo

Cuidados com o cabelo crespo

O segredo de um cabelo bonito está principalmente na alimentação equilibrada, como o cabelo é um tecido morto a nutrição tem que vir primeiramente do corpo. Cosméticos também ajudam na saúde dos cachos, desde que sejam cosméticos de qualidade e não funcionem só como um efeito instantâneo, o ideal é que em sua fórmula contenha composição nutritiva tratando o cabelo a longo prazo.  

Como hidratar cabelo crespo

Além de beber água, podem ser realizadas hidratações naturais como: babosa, óleo de coco, azeite, óleo de copaíba, abacate. Ou com produtos à base de óleos e sem petrolatos.

Ideias de cortes para cabelo longo e crespo

O mercado de cabeleireiros focados em cabelos crespos, cacheados e com curvatura vem crescendo no Brasil. Esses profissionais são especializados em cortes em camadas que valorizam o formato do cabelo, tratamentos específicos para a estrutura deste tipo de cabelo e técnicas de coloração, iluminados, descoloração e mechas que respeitam o formato dos fios sem causar danos ou impactos como ressecamento e comprometimento das estruturas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.