a pele negra precisa de menos cuidados?

0

Algumas pessoas pensam que a pele negra não precisa de fotoproteção porque contém mais melanina, ou não precisa de tantos cuidados porque envelhece mais lentamente. Mas as coisas não são o que parecem. A pele escura pode ser mais oleosa e mais fácil de se sujar. Pode ser mais suscetível a certas condições, então é claro que precisa de cuidados para mantê-la saudável o tempo todo.

Além de usar loções secas e protetores solares sem soro ou óleo, também é interessante o uso de sabonetes específicos para pele oleosa. Os dermatologistas também afirmam que manter uma dieta saudável também pode ajudar a evitar o excesso de óleo.

Filtro solar

Ao contrário do que muita gente pensa, apesar do alto teor de melanina (composto responsável pela pigmentação), a pele morena precisa de proteção solar, ok? Portanto, não pule esta etapa em sua rotina de cuidados com a pele.

“A pele negra contém mais melanina, que oferece 13,4 proteção contra a luz natural e é mais fácil de manchar”, explica a especialista. A melanina tende a escurecer as áreas da pele que podem sofrer agressões, como acne, queimaduras, etc.

“Recomendo sempre o uso do filtro a cada três horas, mesmo em dias nublados e chuvosos. Em gel, creme, soro ou livre de óleo. Para peles escuras com manchas, utilizo filtros de cores para resistir melhor à luz visível”, explica.

Não esqueça do Colágeno!

Se uma coisa é verdade, é que a pele negra leva mais tempo para mostrar sinais de tempo, e há um motivo. O aumento da produção de colágeno e elastina garante uma pele mais firme e elástica, reduzindo a tendência para linhas finas, rugas profundas e flacidez.

“Demora muito para envelhecer! Por ter mais fibroblastos (responsáveis ​​pela produção de colágeno e elastina) e por serem mais ativos, envelhece mais lentamente. O colágeno e a elastina são proteínas estruturais, que podem conferir tônus e elasticidade à pele e demais estruturas do corpo ”, disse o médico.

Apesar disso, o uso de antioxidantes (como a vitamina C) é muito bom, pois pode combater os radicais livres, os radicais livres vão degradar o colágeno, ao mesmo tempo que uniformizam a pele. O melhor é sempre conversar com seu dermatologista para desenvolver a rotina de cuidados perfeita para o seu tipo de pele!

Na pele negra é comum…

O Dr. Katleen também listou algumas doenças e condições que são mais prováveis ​​de aparecer na pele negra, como:

Foliculite: “O cabelo é mais crespo, crespo e gruda na epiderme.”

Dermatite atópica: “É mais comum em crianças de pele escura. Estudos mostraram que crianças negras têm cerca de seis vezes mais probabilidade de desenvolver doenças graves do que crianças brancas. Como o eritema na pele negra é quase imperceptível, isso pode ser um fator contribuinte. “

Hiperpigmentação perioral:

Esse é um aspecto frequentemente observado nas mulheres negras, cujo motivo ainda não está claro. Não parece ser uma sequela de inflamação. É caracterizada pela pigmentação da pele perto dos cantos da boca. “

Melanose da área malar:

“Geralmente aparece em pessoas com mais de 50 anos e não há preferência de gênero. Em mulheres jovens, parece estar relacionado à atopia. É caracterizada por pigmentação, ligeiramente mais escura do que a pele normal, e distribuição simétrica”.

Leave A Reply

Your email address will not be published.