Por muitos anos mulheres negras e miscigenadas com cabelos crespos foram compelidas ao alisamento para seguir um padrão de beleza. Essa questão as impediu de utilizarem a textura natural de seus cabelos e aceitação do cabelo crespo.
Entenda um pouco como essas questões do cabelo crespo e como impactou a vida delas.
Cabelos crespos: Transição capilar
Atualmente, vemos muitas mulheres que resolveram deixar o alisamento de lado e realizar a transição capilar. Essa decisão vem acompanhada de diversos motivos como: corte químico, queda capilar e outros problemas.
Decidir parar de alisar é o primeiro passo, mas em seguida vem a parte mais difícil que é ter paciência. Algumas optam pelo big chop, sendo um grande corte no cabelo retirando toda química presente. E outras optam por cortar as pontas gradualmente até se livrar das partes lisas.
Esperar o cabelo crescer e se adaptar a transição requer muita calma e persistência, pois a textura do cabelo crespo é totalmente diferente do liso. Cada mês que passar, será uma nova chance para aprender a cuidar das madeixas e ir se adaptando ao novo visual.
Pressão estética no cabelo crespo
Decidir transicionar e chegar até o fim é complicado, pois a pressão estética é muito grande. Os comentários como: “seu cabelo era mais bonito antes”, “alisa ele de novo”,“ ficará com o cabelo assim” e outros até piores.
Focamos mais nas mulheres, mas até mesmo os homens sentem essa baixa autoestima em relação ao cabelo e, além dos comentários descabidos, sofrem com o racismo.
Cabelos crespos e o racismo
O racismo está enraizado no Brasil desde a escravidão, onde os negros eram torturados e privados de uma vida digna. Desde então os cabelos crespos foram vistos como desarrumados por conta do volume e sua forma. Muitas pessoas usavam adjetivos pejorativos para se referir a eles.
Hoje podemos observar a mudança em vários âmbitos, pois o empoderamento e luta contra o racismo está unindo forças para exigir o que é direito de todas as pessoas, o respeito.
Empoderamento através do cabelo crespo
O cabelo crespo voltou a ser usado não só como uma forma de aceitação, mas resistência. Mesmo com os comentários maldosos que marcaram a infância e adolescência de muitas pessoas, hoje as que usam seus cabelos naturais fazem a diferença para a próxima geração.
Com o avanço da tecnologia, vieram as redes sociais para agregar informações e compartilhar gostos em comum. Assim, surgiram muitos influencers incentivando a fazer transição capilar, falando sobre aceitação e empoderamento.
Isso influenciou o público deles a refletirem sobre a estética de seu cabelo natural e querer aprender a como cuidar. Isso mostra que a representatividade é importante para que outras pessoas sintam que não estão sozinhas e tenham em quem se inspirar.
Alisamento: Benefícios e malefícios
Mesmo com o empoderamento do cabelo crespo, há quem deseja alisar. Por isso é importante apresentar os benefícios e malefícios que o alisamento pode causar nos fios.
Benefícios: deixa o cabelo alinhado, diminui o volume, fios lisos por longa duração.
Malefícios: pode causar corte químico, danifica os fios, não é compatível com outras químicas.
Entenda que ter volume não é um problema, existem várias crespas com blacks maravilhosos. Porém, se trata de preferência. Quem alisa o cabelo está em busca dessas características, seja livre para escolher o que mais te agrada.
Deixe um comentário