Benefícios da cenoura para o cabelo: conheça seus nutrientes

2.128

Você gosta de cenoura? Esse vegetal é usado em diversas preparações na cozinha, incluindo saladas, bolos, sucos, suflês, entre outras. Hoje, porém, não vamos tratar da questão alimentícia, mas explicar a você quais são os benefícios da cenoura para o cabelo.

Porém, o que a cenoura traz de especial para os fios? E mais, como ela deve ser usada ou consumida para expor esses benefícios? Confira tudo isso a seguir. Boa leitura!

Cenouras inteiras e cortadas para uma alimentação saúdavel aos cabelos.

Os 4 maiores benefícios da cenoura para o cabelo

A cenoura é rica em diversos nutrientes. Ela possui ferro, vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibra e, entre outros, um composto chamado betacaroteno. Este é o responsável pela cor alaranjada do vegetal e também extremamente importante para a produção de vitamina A no corpo.

Todos esses ingredientes ajudam na nutrição do organismo, contribuindo para deixar os fios mais saudáveis. Porém, mais do que um benefício geral, os componentes da cenoura trazem vantagens específicas para o cabelo.

1. Maior pigmentação do fio

O betacaroteno ajuda na produção de melanina, o que é útil para a pele manter um bronzeado mais duradouro. Porém, também contribui para a pigmentação capilar, principalmente por seu efeito antioxidante. O resultado são menos fios brancos e com uma cor mais brilhante e intensa.

2. Menos queda

Entre os benefícios da cenoura para o cabelo, a redução da queda é um dos mais evidentes. Esse vegetal melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isso faz com que a raiz receba uma maior quantidade de nutrientes e os fios tornem-se mais fortes.

3. Crescimento acelerado

Por ter muitas vitaminas do complexo B, a cenoura faz o cabelo crescer mais rápido. Afinal, esses compostos ajudam na formação de novas células capilares.

4. Menos ressecamento e fragilização do fio

A poluição, o uso de produtos químicos e o contato com o calor intenso de secadores e chapinhas prejudica a estrutura dos fios. Isso gera ressecamento e quebra.

Nesse cenário, os benefícios da cenoura para o cabelo aparecem por conta do betacaroteno e da síntese de vitamina A. Esses componentes têm alto poder antioxidante e combatem o desgaste da fibra capilar.

Além disso, a vitamina A ajuda a regular a produção de sebo, deixando o fio hidratado na medida certa, mais brilhante e macio.

As formas de aproveitar os benefícios da cenoura para o cabelo

Agora que você já sabe como a cenoura é um alimento importante para a beleza e saúde do cabelo, que tal descobrir as melhores formas de utilizá-la?

Benefícios na alimentação

O consumo da cenoura é jeito mais simples de aproveitar seus benefícios. Você pode ingeri-la crua na salada ou mesmo cozinhá-la no vapor.

Ela também funciona muito bem como suco e, nesse caso, ainda é possível misturar o vegetal com outros ingredientes. O resultado é bem positivo para quem deseja que o cabelo cresça mais rapidamente.

Benefícios no uso cosmético

A cenoura também pode ser aplicada diretamente nos fios, seja como máscara de hidratação ou em uma lavagem antes do shampoo. Então, vale a pena investir em produtos que tenham esse ingrediente em sua composição.

Bem, depois de acompanhar todo o artigo, fica claro que existem muitos benefícios da cenoura para o cabelo, certo? Portanto, se quiser ter fios bonitos, fortes e saudáveis, faço uso desse alimento em sua dieta e rotina diária de beleza.

Não é segredo para ninguém que os alimentos possuem grande influência na saúde capilar, inclusive temos dois artigos sobre esse assunto aqui no site. Confira Dieta e queda de cabelo: entenda essa relação e  Os melhores alimentos para prevenir a queda de cabelo.

Aproveite e compartilhe o texto de hoje com seus amigos e familiares. Até a próxima dica natural!