Curvaturas de cabelos: você sabe qual é a sua?

0

Saber mais sobre a curvatura de cabelos tem diversos benefícios para os fios, o que auxilia na escolha dos produtos certos para lavagem e hidratação, além de técnicas específicas para finalização dos cabelos. 

As curvaturas de cabelos vão do mais liso ao mais crespo, e se você tem dúvidas de qual é a sua ou não sabe, leia esse post para saber tudo sobre as curvaturas

O que são as curvaturas de cabelos?

A curvatura dos cabelos é o que vai definir qual tipo de cabelo é o seu, ou seja se ele é ondulado, cacheado ou crespo.

O que são as curvaturas de cabelos?
Curvaturas do cabelo. Fonte/Reprodução: Original.

Ainda dentro dessa definição existem as texturas que vão do tipo A (menos curvatura) ao tipo C (mais curvatura) Isso significa que se o seu cabelo é do tipo 3 (cacheado) C (curvatura) o formato de seu cacho e o mais fechado dentro dessa escala e para esse tipo de cabelo existem técnicas, produtos, e cuidados especiais para manter esse cabelo mais saudável

Esse mesmo tipo de divisão e de escala curvaturas é aplicável a todos os tipos, sendo importante saber qual é o seu para cuidar dos cabelos da maneira correta. 

Porque é bom saber qual sua curvatura de cabelo?

Como dito, saber sobre as curvaturas de cabelos proporciona um melhor conhecimento dos fios, além de saber suas necessidades dando atenção ao que eles precisam para se manterem fortes e saudáveis. 

Por isso, é importante que você conheça a textura de seu cabelo. Com ele seco observe sua raiz, o seu comprimento, às pontas, perceba se ele tem brilho ou se está opaco e não esqueça de fazer o teste de porosidade, que aponta de qual nutriente (hidratação, nutrição ou reconstrução) seu cabelo precisa de acordo com a posição de seu fio de cabelo dentro do copo d’água.  

Quais os tipos de curvaturas de cabelos?

Agora, vamos descobrir qual é o tipo de curvatura do seu cabelo. Confira as informações e descubra a qual tipo de curvatura o seu cabelo pertence. 

Cabelo liso 

Esse tipo de cabelo não apresenta curvaturas e nem volume, entretanto precisa de cuidados especiais para o controle da oleosidade, uma característica presente nesse tipo de cabelo, que também apresenta fios que vão do mais fino ao mais grosso. 

Cabelo ondulado 

Nesse tipo de cabelo, começamos a ter algumas ondas e o controle da oleosidade também é necessário. Entre as curvaturas A (mais próxima do cabelo liso) e C (mais próxima dos cacheados), este tende a formação de frizz na raiz, além de ter textura e pouco volume. 

Cabelo cacheado

Os cabelos cacheados são mais definidos, indo da curvatura A, onde o cacho é mais largo, a B com fios mais volumosos, curvatura mais fechada e fios mais grosso e o tipo C mais próximo do cabelo crespo, onde o espiral é bastante fechado, definido e propenso a formação de fator encolhimento, onde o fio parece menor do que ele realmente é. 

Cabelo crespo 

Esse tipo de cabelo é o último na tabela de curvaturas, que tende a ser mais seco, com bastante volume e menos aderência a formação de cachos, com seus fios em estética zigue-zague.

Cabelo crespo
Cabelo crespo. Fonte/Reprodução: Original.

Na escala, a curvatura classificada A ainda temos cachos ainda mais juntos do que os do cabelo cacheado, formados desde a raiz. Na B, já temos uma textura em “Z” com volume, e na C, os fios tendem a ser mais finos e sem formação, apenas com bastante volume. 

Vale lembrar que alguns profissionais já consideram um quinto tipo de curvatura, a 5 também conhecida como crespíssimos, já eles não conseguem atingir a definição mesmo usando produtos específicos, diferente do tipo 4C que mesmo com dificuldade ainda consegue formar alguma definição.

Entender sobre a curvatura de cabelos proporciona aos fios maiores cuidados, de acordo com as suas necessidades, além de investir no que seu cabelo precisa de nutrientes, o que colabora para um cabelo saudável e  muito mais bonito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.