Cachos 4a, 4b e 4c ou cabelo crespo: como cuidar e finalizar 

4

Existem tipos diferentes de curvatura do cabelo, no caso dos fios crespos, eles são divididos em cachos 4a, 4b e 4c. No caso dos cachos 4 eles representam os fios afros que costumam ser mais secos e mais finos. Por isso, são mais frágeis e precisam de mais cuidados. Vamos te explicar tudo hoje. 

  • Cacho 4a: esse tipo de cacho é bem fechado e apertado, além do fios serem mais grossos;
  • Cacho 4b: os fios são mais frágeis, porém mais densos. Nesse tipo de cabelo, os cachos são menos definidos e mais parecidos com o formato da letra Z;
  • Cacho 4c: O cabelo 4c é bem mais crespo e os cachos quase não têm formato.

Confira abaixo como cuidar desses fios.

Tratamento de cachos 4a, 4b e 4c: hidratação, nutrição, reconstrução e finalização 

Como os cachos 4a, 4b e 4c são mais frágeis, eles pedem cuidados especiais. Deixar o cronograma capilar em dia é fundamental para manter os cachos saudáveis e sempre fortalecidos. O cronograma é dividido em três etapas:

Hidratação 

Para cumprir essa etapa, procure produtos que contenham em sua composição ativos como aloe vera, água de coco, pantenol e glicerina. Além dos produtos vendidos em farmácias e perfumarias, você pode também apostar nas tradicionais receitas caseiras. 

Nutrição capilar 

Já a nutrição é realizada com óleos e manteigas vegetais. Para os cabelos cacheados, ela ajuda a definir os cachos e a tratar profundamente. Para quem quer potencializar o crescimento do cabelo, busque produtos com óleo de rícino. 

Reconstrução 

A reconstrução recupera, principalmente, os danos causados pelas químicas. Mas em cabelos sem química, elas ajudam a recuperar os danos do dia a dia. Ao contrário das etapas anteriores, ela é realizada com menor frequência. Os produtos reconstrutores contêm principalmente proteínas e aminoácidos. Dentre eles queratina, colágeno, proteína do trigo e elastina.

Finalização 

Além do tratamento, a finalização do cabelo também ajuda muito a manter os fios saudáveis e protegidos das ações do dia a dia. Para finalizar, existem vários produtos para cabelos cacheados. Além do creme para pentear, existe ativador de cacho, gelatina, gel e spray texturizadores. 

Após escolher o produto para finalizar, existem diferentes técnicas para aplicá-lo e isso influência diretamente no formato dos fios depois. 

Fitagem 

Essa é uma das preferidas. Como o próprio nome já diz, ele separa o cabelo em pequenas fitas e modela cada uma delas individualmente. 

Dedoliss 

O dedoliss é uma forma prática e rápida, é só separar mechas e enrolar nos próprios dedos. 

Blowout 

Para quem tem fios crespos e gosta do cabelo com bastante volume, essa é a técnica indicada. Com os fios secos, você desfaz os cachos e deixá-los bem armados. Se quiser, pode usar um pente garfo para agilizar o processo. 

Umectação Noturna: para nutrição profunda dos cachos 4a, 4b e 4c 

A umectação consiste em aplicar os óleos vegetais diretamente nos fios. Quando realizamos isso durante a noite, os efeitos são potencializados porque os fios não estão sofrendo com ações externas e conseguem absorver os nutrientes com mais facilidade. 

Umectação Noturna: para nutrição profunda dos cachos 4a, 4b e 4c 
Entenda o que e umectação noturna. Fonte/Reprodução: original.

Para realizar esse procedimento, não tem segredo. É só aplicar o óleo de sua escolha, mas tem que ser 100% vegetal, em todo o cabelo e deixar bem lambuzado. Para evitar sujar a roupa de cama, você pode usar uma touca plástica. No dia seguinte, lave o cabelo normalmente. 

Cabelo crespo: a escolha certa de shampoo e condicionador 

A escolha desses produtos é o primeiro passo para conseguir os fios perfeitos e saudáveis. Como os cachos 4a, 4b e 4c são mais finos e fragilizados, o cuidado na hora de realizar a lavagem é indispensável. 

No Poo 

A técnica no poo os shampoos não tem sulfato por isso, não ressecam o fio.

Co Wash 

Essa é uma técnica em que são usados condicionadores especiais que conseguem realizar a higienização dos fios. É uma excelente maneira de não danificar os fios e mantê-los sempre hidratados. 

Os cachos 4a, 4b e 4c precisam de cuidados especiais, mas eles entram na rotina com facilidade. Caso você não tenha tempo, existem salões de beleza especializados em cabelos crespos e cacheados que conseguem fazer todo esse cuidado.

4 Comentários
  1. […] ter atenção em todos os momentos, desde a limpeza até a sua finalização. É importante ter um ativador de cacho em mãos para borrifar nos cachos durante o dia e manter eles brilhantes. Outra dica também que […]

  2. […] realizar essa transição ou manter os cachinhos brilhantes e nutridos vamos te ensinar alguns truques. Cabelos crespos geralmente são mais finos e tendem a […]

  3. […] finalização é um dos passos fundamentais para quem quer definir os cachos e alcançar o penteado perfeito. Para essa finalização, independente da técnica escolhida, você […]

  4. […] de finalização podem ser seus grandes aliados na hora de definir seus fios, os deixando com os cachos mais alinhados. Invista nos processos de dedoliss, fitagem, bons produtos e garanta um cabelo com cachos alinhados […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.