Existem tipos diferentes de curvatura do cabelo, no caso dos fios crespos, eles são divididos em cachos 4a, 4b e 4c. No caso dos cachos 4 eles representam os fios afros que costumam ser mais secos e mais finos. Por isso, são mais frágeis e precisam de mais cuidados. Vamos te explicar tudo hoje.
- Cacho 4a: esse tipo de cacho é bem fechado e apertado, além do fios serem mais grossos;
- Cacho 4b: os fios são mais frágeis, porém mais densos. Nesse tipo de cabelo, os cachos são menos definidos e mais parecidos com o formato da letra Z;
- Cacho 4c: O cabelo 4c é bem mais crespo e os cachos quase não têm formato.
Confira abaixo como cuidar desses fios.
Tratamento de cachos 4a, 4b e 4c: hidratação, nutrição, reconstrução e finalização
Como os cachos 4a, 4b e 4c são mais frágeis, eles pedem cuidados especiais. Deixar o cronograma capilar em dia é fundamental para manter os cachos saudáveis e sempre fortalecidos. O cronograma é dividido em três etapas:
Hidratação
Para cumprir essa etapa, procure produtos que contenham em sua composição ativos como aloe vera, água de coco, pantenol e glicerina. Além dos produtos vendidos em farmácias e perfumarias, você pode também apostar nas tradicionais receitas caseiras.
Nutrição capilar
Já a nutrição é realizada com óleos e manteigas vegetais. Para os cabelos cacheados, ela ajuda a definir os cachos e a tratar profundamente. Para quem quer potencializar o crescimento do cabelo, busque produtos com óleo de rícino.
Reconstrução
A reconstrução recupera, principalmente, os danos causados pelas químicas. Mas em cabelos sem química, elas ajudam a recuperar os danos do dia a dia. Ao contrário das etapas anteriores, ela é realizada com menor frequência. Os produtos reconstrutores contêm principalmente proteínas e aminoácidos. Dentre eles queratina, colágeno, proteína do trigo e elastina.
Finalização
Além do tratamento, a finalização do cabelo também ajuda muito a manter os fios saudáveis e protegidos das ações do dia a dia. Para finalizar, existem vários produtos para cabelos cacheados. Além do creme para pentear, existe ativador de cacho, gelatina, gel e spray texturizadores.
Após escolher o produto para finalizar, existem diferentes técnicas para aplicá-lo e isso influência diretamente no formato dos fios depois.
Fitagem
Essa é uma das preferidas. Como o próprio nome já diz, ele separa o cabelo em pequenas fitas e modela cada uma delas individualmente.
Dedoliss
O dedoliss é uma forma prática e rápida, é só separar mechas e enrolar nos próprios dedos.
Blowout
Para quem tem fios crespos e gosta do cabelo com bastante volume, essa é a técnica indicada. Com os fios secos, você desfaz os cachos e deixá-los bem armados. Se quiser, pode usar um pente garfo para agilizar o processo.
Umectação Noturna: para nutrição profunda dos cachos 4a, 4b e 4c
A umectação consiste em aplicar os óleos vegetais diretamente nos fios. Quando realizamos isso durante a noite, os efeitos são potencializados porque os fios não estão sofrendo com ações externas e conseguem absorver os nutrientes com mais facilidade.
Para realizar esse procedimento, não tem segredo. É só aplicar o óleo de sua escolha, mas tem que ser 100% vegetal, em todo o cabelo e deixar bem lambuzado. Para evitar sujar a roupa de cama, você pode usar uma touca plástica. No dia seguinte, lave o cabelo normalmente.
Cabelo crespo: a escolha certa de shampoo e condicionador
A escolha desses produtos é o primeiro passo para conseguir os fios perfeitos e saudáveis. Como os cachos 4a, 4b e 4c são mais finos e fragilizados, o cuidado na hora de realizar a lavagem é indispensável.
No Poo
A técnica no poo os shampoos não tem sulfato por isso, não ressecam o fio.
Co Wash
Essa é uma técnica em que são usados condicionadores especiais que conseguem realizar a higienização dos fios. É uma excelente maneira de não danificar os fios e mantê-los sempre hidratados.
Os cachos 4a, 4b e 4c precisam de cuidados especiais, mas eles entram na rotina com facilidade. Caso você não tenha tempo, existem salões de beleza especializados em cabelos crespos e cacheados que conseguem fazer todo esse cuidado.
Deixe um comentário