Como evitar espinhas na pele negra?

0

Ter uma rotina facial é muito importante para ter uma pele bonita, saudável e livre de espinhas independente se você tem pele negra, ou pele mais clara. Lavar, tonificar, hidratar e passar protetor solar devem se tornar hábitos diários, para você ter ótimos resultados na pele.

Ainda hoje tem gente que acredita que pele negra não precisa de cuidados faciais, por causa de alguns mitos, como por exemplo não precisar usar protetor solar, devido à abundância de melanina. Mas a realidade é que a pele negra necessita também de uma rotina facial, pois é um tipo de pele com muita tendência a ter espinha, manchas e oleosidade.

Quais os motivos para espinhas aparecer em pele negra?

A maior causa de aparecimento de espinhas na pele negra é a oleosidade. É um tipo de pele que tem glândulas sebáceas muito maiores, e se não for lavada duas vezes ao dia, os poros podem acabar entupindo por conta da oleosidade, ocasionando as espinhas.

Skincare ajuda a evitar espinhas na pele negra?

A skincare é essencial para evitar espinhas na pele negra, pois com esses cuidados de limpeza e hidratação na pele, haverá o controle da oleosidade, evitando o aparecimento de espinhas.

5 dicas de Skincare para pele negra

Se você não sabe muito bem como fazer sua skincare e tem dúvidas de quais produtos usar, veja agora 5 dicas abaixo.

Lave o rosto

Lave bem o rosto! Como a pele negra costuma ser mais oleosa, é indicado lavar o rosto duas vezes ao dia, e de preferência usar um sabonete líquido adstringente, que tem a função de remover a oleosidade e os resíduos que se acumulam no rosto, sem ressecar a pele.

Hidratação

Há quem diz que pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é um grande equívoco. A pele hidratada, consequentemente terá menos oleosidade, diminuindo o aparecimento de espinhas. Dê preferências para hidratantes em gel, pois absorvem melhor na pele, e deixam um toque seco no rosto.

Vitamina C

A vitamina C é perfeita para a pele negra! Além de deixar a pele mais radiante, com um viço bonito, e ajudar no combate ao envelhecimento precoce, a vitamina C também ajuda na diminuição de manchas, problema que é muito comum em pele negra. 

Protetor solar

Por mais que a pele negra produz mais melanina e tenha uma proteção natural, ainda não é o suficiente para proteger dos raios solares. Então é muito importante usar protetor solar diariamente, e até mesmo em casa, pois protege do envelhecimento precoce e evita o aparecimento de manchas.

Sheet mask

A sheet mask é ideal fazer uma vez na semana, ela é uma máscara de tecido com vários ativos que ajudam a hidratar e iluminar a pele, tem efeito rejuvenescedor, melhora a textura, combate as manchas e a oleosidade.

Quais alimentos ajudam a pele a ter espinhas?

Os alimentos que consumimos fazem toda a diferença na nossa pele, e se quisermos que ela seja bonita, saudável, com uma textura macia devemos tomar muito cuidado com o que comemos e evitar alimentos que irão ser prejudiciais.

Frituras

Pare com as frituras! Alimentos gordurosos estimulam a produção de sebo no rosto, favorecendo o aparecimento das espinhas. Quando a pessoa costuma comer alimentos gordurosos, tem uma liberação de substâncias inflamatórias que acabam desencadeando a acne.

Chocolate

Coma chocolate, mas sem excessos! O cacau não faz mal para a saúde, o problema são os açúcares, os leites e as gorduras usadas para fazer ele, que acabam sendo vilões de uma pele saudável. Prefira chocolates com percentual alto de cacau,ou seja, os meio amargos e os amargos.

Carne animal

A carne vermelha pode ser um pouco prejudicial à pele, pois contém ômega 6, uma substância com efeitos pró-antinflamatórios, e também possuem gordura saturada, que faz mal para a pele. Para evitar a acne, opte por carnes brancas de qualidade, menos prejudiciais ao organismo.

Massas

Infelizmente a farinha branca que é normalmente encontrada nas massas, também é prejudicial para a saúde da pele, já que são ricas em carboidratos simples, que estimulam a produção de insulina e sebo, aumentando a oleosidade e favorecendo o surgimento da acne.

Massas
Comidas que contribuem no aparecimento de espinhas. Fonte/Reprodução: original.

Independente do seu tipo de pele, ter uma rotina de cuidados faciais faz toda a diferença para ter uma pele bonita e saudável, assim como a pele negra, todas tem suas particularidades, por isso devemos conhecer nossa pele e entender o que funciona com ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.