Formas de variar e dar ainda mais estilo às tranças afro

Formas de variar e dar ainda mais estilo às tranças afro

Estilo e ancestralidade andam lado a lado quando o assunto são tranças afro. Cheias de representatividade, as tranças representam toda a história da cultura negra e a força daqueles que fazem uso de um elemento importante de suas raízes e representa mais que um simples adereço.

Separamos algumas dicas estilosas para deixar suas tranças ainda mais bonitas e autênticas. Confira! 

Tranças afro e sua história

Como dito anteriormente, as tranças afro são cheias de ancestralidade e representatividade na cultura negra expressando a força e a resistência de quem as usa. As tranças afro são um reflexo muito importante das raízes africanas.

Elas têm o papel de representar a cultura afro e toda a sua comunidade com penteados clássicos usados desde seus antepassados até os dias atuais.

Tipos de tranças afro

Atualmente, existem três tipos de tranças afro muito utilizadas: As trança raiz, Box braids e as tranças Twists. Esses três modelos são ultra personalizados, possibilitando que você escolha o comprimento, textura, cor, acabamento na ponta, material utilizado e claro, o estilo. 

Confira as opções e escolha a sua.

As box braids são as conhecidas tranças soltas ou rastafari. Esse modelo de trança é super tradicional, podendo ser feito com o cabelo sintético, lã ou seu cabelo natural.

A trança raiz é a famosa trança nagô, feita na raiz do cabelo. São pequenas tranças embutidas que podem formar penteados estilosos, desenhos por toda a cabeça ou serem paralelas umas às outras.

Por fim, o modelo de trança twists é similar a box braids, ou seja, ela também é solta a sua diferença está em seu formato, uma vez que ela é feita apenas com duas partes de cabelo.

Como cuidar das tranças afro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é porque seu cabelo está trançado que ele não precisa de cuidados especiais. A lavagem das tranças, por exemplo, deve acontecer duas vezes na semana, com shampoo diluído com pouca água aplicado no couro cabelo, massageando a raiz a fim de evitar o surgimento da caspa e da seborreia.

Como cuidar das tranças afro
Aprenda como cuidar das suas tranças afro. Fonte/Reprodução: original.

Enquanto estiver com suas tranças não faça uso de condicionadores ou cremes de finalização para que resíduos não sejam acumulados em seu couro cabeludo prejudicando seu cabelo natural.

Para secar suas tranças, opte sempre por uma toalha para auxiliar na secagem de suas tranças, uma vez que dependendo do material utilizado para fazer suas tranças afro, as fibras sintéticas não suportam o calor.

Tipos de penteados afro

Usar tranças afro abre um leque de possibilidades na hora de variar nos penteados. Separamos alguns super estilosos para você arrasar com suas tranças, veja as dicas.

Rabo de cavalo

Um penteado super clássico e estiloso que com seu comprimento mais alongado deixam o penteado super charmoso, principalmente se as tranças forem coloridas.

Coque

O mais tradicional dos penteados ganha ainda mais estilo quando feito com tranças, deixando o penteado volumoso e cheio de personalidade. Além de ser uma excelente opção para os dias mais quentes e contidiano.

Semipreso

Um clássico entre os penteados com tranças afro. Se você é daquelas que gosta de um toque mais ousado mesclando o volume do coque com o balançar das tranças, esse penteado é feito pra você.

Tranças afro curtas

Para um visual super estiloso, o modelo chanel é o mais indicado para quem não curte os modelos mais alongados sem perder o charme.

Os modelos para apostar em um penteado cheio de atitude e poder são diversos, as tranças afro são democráticas possibilitando que você as use de diversas formas. Escolha o modelo que mais tem a ver com você e arrase!

Cuidados com as tranças afro

Faça a lavagem de seus cabelos pelo menos duas vezes na semana e não utilize condicionador enquanto estiver com suas tranças a fim de não acumular resíduos em seu couro cabeludo. 

Seque seus cabelos com uma toalha e para dormir utilize a touca de cetim evitando o atrito das tranças e a formação do frizz preservando suas tranças por mais tempo.

É possível fazer as tranças afro em casa?

Até é possível, mas dependendo do estilo de tranças que deseja fazer o processo é bastante cansativo, uma vez que você vai precisar ficar com seus braços para o alto fazendo trança por trança.

A falta de habilidade também pode interferir no resultado final de suas tranças afro, saindo um pouco diferente do esperado além de causar atrito e danificar seus fios.   

O recomendado é que para fazer suas tranças você procure um profissional capacitado para fazer suas tranças.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados, penteados e como cuidar de tranças afro, escolha o seu modelo favorito e mostre toda sua força e ancestralidade através de suas tranças.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *