Identidade negra através do cabelo: história do crespo ao Black Power

Identidade negra através do cabelo: história do crespo ao Black Power

Do Black power ao crespo o cabelo da mulher negra sempre foi um tema debatido no meio social e já se tornou até mesmo pauta política. A população negra sempre sofreu racismo e preconceito até mesmo com sua forma de viver e com (pasme) o seu cabelo.

Pensando nisso hoje trouxemos uma pauta quentíssima sobre como é a história da identidade negra através do tempo. Vamos lá?

A relação do cabelo com a construção de identidade

Embora algumas pessoas pensem que não, todo mundo sabe que o nosso cabelo diz muito sobre a nossa personalidade, nosso jeito de ser e também, sobre quais são as nossas perspectivas para o futuro.

A relação do cabelo com a construção de identidade
O que o cabelo tem a ver com a construção da identidade.

Toda mulher quando decide mudar o visual, está na verdade querendo dizer alguma coisa, certo? O nosso cabelo traz a ideia de construção de identidade e quando essa identidade é manchada de alguma forma, todo o nosso senso fica manchado também. Se engana quem pensa que cabelo é só cabelo pois ele afeta a forma como nós nos percebemos em especial, a mulher negra.

Origem do cabelo Black Power:  o poder do cabelo crespo

Durante a década de 60 e 70 vários movimentos em prol da mulher negra e contra a segregação racial surgiu nos EUA, como o movimento das “Panteras Negras” formados por homens e mulheres que protestavam a favor da igualdade e da justiça em relação às pessoas pretas. 

O Black power era um estilo de cabelo crespo e se tornou símbolo de luta por muitas mulheres negras que saíam as ruas expondo o seu cabelo Black power sem medo e sem vergonha de nada. 

Black Power e cabelo crespo: diferenças

Embora o Black power tenha um fio crespo, ele é apenas mais um tipo. Pois ao analisar os fios de cabelos descobrimos que existem diferentes tipos de cabelos crespos. E que não necessariamente sendo crespo é possível fazer um Black power.

Independente do tipo de cabelo usando um Black power ou não, o cabelo crespo é sempre um símbolo de auto aceitação. Quando uma menina ou mulher decide por usar seu cabelo natural, ela está indo contra todo um sistema de opressão quando à sua estética que a mídia, as revistas e outros meios de comunicação tentam impor.

O Black power foi um movimento social que protestava contra a pressão da sociedade para que meninas e mulheres alisassem seus cabelos em prol de uma sociedade preconceituosa, pautada ainda no estilo europeu e que não respeitava outros tipos de beleza.

Tipos de curvatura do Black Power

Quando falamos sobre a curvatura do Black power queremos falar a respeito dos tipos diferentes de cabelo cacheado ou crespo. Existem vários tipos de cabelo cacheado sendo os com maior curvatura 3B, 3C e 4ABC que são os tipos de curvatura onde o Black power fica melhor devido ao seu grande volume.

Black Power: símbolo de luta

O Black power se tornou um símbolo de luta devido à sua estética e aos protestos realizados contra a massificação da mídia para que mulheres pretas alisassem seus cabelos. 

Produtos químicos fortes eram usados em crianças de 7 anos, os quais causavam muita dor e sofrimento. O Black power também surge da compreensão de que  menina ou mulher nenhuma deveria se sentir inferior ou ser de alguma forma discriminada ou marginalizada em sua escola/trabalho por causa de seu cabelo. A luta hoje em dia ainda continua visto que o cabelo crespo infelizmente ainda é descriminalizado no mercado de trabalho como “menos profissional”. 

Produtos para cabelos crespo e Black Power

Hoje em dia existem diversos produtos feitos especialmente para cabelos crespos, o que ajudam a fortalecer a luta.

Se você se interessa pelo mundo da beleza, quer saber mais sobre o protagonismo preto, continue acompanhando nossos textos por aqui! 


Comments

2 respostas para “Identidade negra através do cabelo: história do crespo ao Black Power”

  1. […] falamos em cortes afro, não podemos esquecer do clássico Black Power, que por sinal, voltou com tudo! Ele valoriza muito os fios afro, e é uma ótima escolha para […]

  2. […] os direitos civis nos Estados Unidos e outros países. Um dos mais famosos movimentos foi o das Panteras Negras, cujo principal objetivo era a aceitação da beleza negra e o lema “Black is Beatiful” foi […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *