Para que o crescimento dos fios seja eficaz, deve-se atentar para diversos cuidados no dia a dia. Eles vão desde a alimentação até a lavagem e secagem do cabelo: aprenda as dicas certas com a especialista em saúde capilar Viviane Coutinho.
O cuidado com os cabelos é parte importante da rotina de beleza e, para muitas mulheres, a principal questão é: “Como acelerar o crescimento do cabelo?”. Eles crescem cerca de 1 a 1,5 centímetros por mês, mas essa estimativa varia de pessoa para pessoa.
Além de fatores como nutrição, genética e alterações hormonais, alguns hábitos podem favorecer ou dificultar o crescimento dos pontos brilhantes. A tricologista Viviane Coutinho, tricologista e professora da Sociedade Brasileira de Tricologia (ABT), destaca o que fazer e o que abrir mão no dia a dia para um crescimento capilar saudável.
DIETA RICA EM NUTRIENTES FORTALECE O CABELO
Manter uma alimentação saudável pode afetar não só questões estéticas, mas também de saúde, o que pode afetar o crescimento do cabelo. “Nossos sistemas corporais estão interconectados. Todos esses sistemas precisam ser mantidos em equilíbrio para manter a saúde. Como os fios são um apêndice do corpo, nossas reservas de nutrientes precisam ser altas para que os nutrientes estejam disponíveis apenas quando nossos órgãos vitais os recebem. “,exposição.
Alimentos ricos em zinco (frutos do mar, peixe e carne bovina), vitaminas do complexo B (como amendoim, avelãs e amêndoas) e ácido fólico (feijão, espinafre e outros vegetais de tom verde escuro) são verdadeiros aliados. “Uma alimentação ruim pode levar a deficiências nutricionais, que podem levar à queda de cabelo e outros danos à saúde. Quando os nutrientes são insuficientes, os fios ficam mais frágeis e caem com facilidade”, acrescentou.
HIDRATAÇÃO E MASSAGEM ESTIMULA O CRESCIMENTO
Além de combater diretamente os danos causados por fatores externos, manter o cabelo hidratado em casa é benéfico para o crescimento, pois mantém as fibras saudáveis e, assim, evita a quebra.
Além da hidratação, os especialistas recomendam uma massagem no couro cabeludo. “O movimento que deve ser feito com as pontas dos dedos aumenta a irrigação sanguínea da área, dando mais nutrientes às raízes”, explica Viviane.
“Para massagear, comece pelas bordas e trabalhe em movimentos circulares em direção ao topo da cabeça. Nunca use as unhas, pois isso pode danificar a área. O movimento deve ser firme e lento em toda a área do couro cabeludo. Deve durar de 3 a 5 minutos”, detalha.
FIQUE ATENTA NA HORA DE FAZER PENTEADOS
Na verdade, prender o cabelo em um penteado é prático e garante um visual estiloso. Mas fique atento ao uso de fixadores e acessórios para não causar danos aos fios.
Especialistas apontam que “tempos estressantes, prolongados e repetitivos podem levar à queda de cabelo que pode ser irreversível se não tratada ou persistente”. Sempre que possível, troque a área presa e não aperte demais a trava.
EVITE LAVAR OS CABELOS COM ÁGUA QUENTE
O hábito de usar água quente no cabelo afeta o couro cabeludo: tende a produzir mais óleo, o que pode levar à dermatite seborreica. “Dermatite e outras doenças podem levar a quedas”, disse.
Ela até deu gorjeta às pessoas que não conseguiam colocar a temperatura máxima de lado no chuveiro. “Tome um banho primeiro, depois lave o cabelo com água morna e mantenha o corpo fora do banho”, aconselha.
BEBER ÁGUA É ESSENCIAL PARA SAÚDE CAPILAR
Você sabia que a proporção de umidade na composição de cada cabelo varia entre 12% e 15%? Portanto, se você não beber água suficiente, seu cabelo pode ficar desidratado, fraco e quebradiço.
“Além disso, uma das principais funções da água é remover as impurezas de todas as partes do corpo, inclusive do couro cabeludo. Sem hidratação, as toxinas podem se acumular e causar queda de cabelo”, observa o tricologista.
COMO A HORA DO SONO INTERFERE NO CRESCIMENTO DO CABELO?
Muitas noites de privação de sono podem interromper o ciclo de crescimento do cabelo, o que pode levar à perda de cabelo. “A má qualidade do sono dificulta o nosso corpo relaxar e descansar, então encaramos o dia seguinte de forma mais relaxada e sensata. Então, quando você não dorme bem, o trabalho do corpo é afetado”, ressaltou Vivi Ann.
Outra precaução no repouso todos os dias é não molhar o cabelo. “Quando dormimos ou molhamos o cabelo, há uma chance maior de fungos e bactérias se multiplicarem, o que aumenta a chance de uma possível inflamação”, acrescenta.
Deixe um comentário