Salão especializado em cabelos africanos inova por meio de aplicativo desenvolvido pela Unifeob

1

Desde o ano passado, muitos empreendedores têm sentido mais fortemente a necessidade de realizar negócios em plataformas digitais. O e-commerce nunca vendeu tão bem, e aplicativos como Instagram e WhatsApp são ainda mais relevantes. Foi nessa situação que Yandra Araujo, dona de um salão de beleza especializado em cabelos crespos e cacheados africanos, percebeu as oportunidades que os aplicativos podem proporcionar para o seu negócio e para os próprios desenvolvedores de ferramentas.

Graduada pela Unifeob em Administração de Empresas em 2019 e entendendo o espírito empreendedor da escola de negócios da instituição, ela sugeriu que o coordenador Dirceu Fernandes desenvolvesse um aplicativo para o seu salão, que também será utilizado como um projeto interdisciplinar de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) certamente. “Todo mundo usa o celular; atendemos pelo menos cerca de 100 vezes ao dia. O aplicativo vai me ajudar muito”, enfatizou.

Durante o processo de desenvolvimento do produto, está sendo realizada uma reunião de alinhamento entre Anderson Ribeiro e Yanra, aluno e professor responsável pelo quinto módulo ADS. “Estou apaixonado. Gosto de todas essas trocas de experiências. A professora nos deixou muito à vontade, e nossos empresários participaram de todo o projeto, muito bom. Estou aprendendo muito. A Unifeob é ótima”, disse.

Criação do aplicativo

As soluções de software da Yanra Enterprise são desenvolvidas por alunos sob a orientação de professores da escola de negócios. “Dividimos as salas em quatro grupos. Todos estão estudando uma função do aplicativo. Temos feedback e reuniões com a equipe todas as semanas para ajustar o roteiro e eliminar possíveis obstáculos. À medida que cada framework for finalizado, faremos. É entregue aos usuários para teste e verificação. Nossa ideia é organizar a agenda de consultas do salão e diminuir possíveis cancelamentos e esquecimentos das clientes ”, disse a ex-aluna.

Yanra enfatizou a importância de apoiar os empresários e estudantes locais a participarem do sucesso futuro dessas empresas. O proprietário do salão espera otimizar as atividades por meio das informações fornecidas pelo aplicativo. “Isso vai ajudar de muitas maneiras. Será um ‘cardápio de serviços’ com lembretes, controle do que todos fazem e informações cadastrais.”

Para o coordenador técnico de projetos da Unifeob, Rodrigo Marudi, que também é gerente regional profissional, esse projeto traz mais confiança aos futuros profissionais ao alinhar o ensino presencial às reais necessidades do mercado. “Isso é muito diferente. No passado, as universidades só passavam conteúdo, tecnologia e informação; na Unifeob, os alunos podem verificar o que aprenderam na prática”.

Superando preconceitos e limitações

O salão está instalado em uma área livre da casa de Yandra para atender às necessidades do público que geralmente não consegue atender às suas necessidades. “Quase nunca vou a um salão porque os profissionais não sabem cuidar do meu cabelo. E quando vou é tratado como liso ou liso, mas não é assim, não são as mesmas Regras”, lembrou o empresário.

A empresária visa combater o preconceito social por meio de diferentes modalidades de tratamento, além de ajudar as pessoas a entender suas características físicas e fortalecer sua identidade.

Portanto, como administradora, um dos desafios que ela enfrenta é desconstruir a imagem negativa criada por seus próprios clientes. “Eu entendi desde criança que meu cabelo está errado e eu preciso ‘nomear minha crina’. Esse é um modelo que não serve para o Brasil, da cabeça aos pés é totalmente misturado.

Os olhos são a alma, e o cabelo é a identidade e a força. Muitas vezes trabalho com as mulheres. Mesmo quando elas são maduras, elas ainda têm medo dos cabelos “, explicou.

Por outro lado, Yandra percebe que esse comportamento é menos comum entre os jovens. “Gosto de trabalhar com adolescentes e crianças; eles gostam de cabelos cacheados, mas ainda sofrem com algumas palavras ofensivas”, alertou.

1 Comment
  1. […] hidratação é o cuidado mais necessário, usado para repor a hidratação e os nutrientes essenciais perdidos no cabelo todos os dias. Os melhores ativos são aloe vera, […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.