Tipos de cabelos: Saiba qual é o seu e como cuidar?

1

Saber quais são os tipos de cabelo e descobrir qual é o seu, tem grande importância na hora de cuidá-lo e até mesmo escolher os produtos adequados. Hoje falaremos sobre como cuidar dos diferentes cabelos, conforme a sua curvatura.

Quais são os tipos de cabelos?

Os tipos de cabelos são divididos em quatro categorias: lisos (denominados tipo 1), ondulados (denominados tipo 2), cacheados (denominados tipo 3) e crespos (denominados tipo 4). Nessas categorias, temos mais três subcategorias, nomeadas pelas letras A, B e C. Elas definem o grau de curvatura do cabelo, e cada uma delas tem as suas particularidades e formas de cuidar.

Como cuidar de cabelos lisos?

Se você possui o tipo de cabelo liso ou alisado, alguns cuidados são necessários para mantê-lo sempre alinhado e sem frizz. São eles:

  • Montar um cronograma capilar de pensando nas necessidades do cabelo;
  • Não esquecer de usar protetor térmico antes do uso de secador e/ou chapinha;
  • Usar produtos anti-frizz para manter o cabelo disciplinado;
  • Lavar com frequência, cabelos lisos tendem a ser mais oleosos que os outros tipos de cabelos.

Não esqueça também de manter o corte de cabelo em dia, garantindo que as pontas estejam sempre saudáveis.

Penteados perfeitos para cabelos lisos

A variedade de penteados para cabelos lisos é enorme. Você pode optar por prender a parte frontal para trás, apostar em tranças ou até mesmo em coques. Para ocasiões mais formais, um penteado elegante é um coque baixo com os fios bem puxados para trás.

Como cuidar de cabelos cacheados?

O tipo de cabelo cacheado precisa de cuidados específicos para se manter saudável. São eles:

  • Montar um cronograma capilar pensando nas necessidades do cabelo;
  • Fazer umectação com óleos vegetais, para repor os lipídios dos fios;
  • Aplicar um creme no cabelo antes da lavagem, para proteger o comprimento dos fios do ressecamento que o shampoo pode causar;
  • Finalizar o cabelo com um bom creme para pentear ou ativador de cachos.

Outra dica importante é dormir usando uma touca ou fronha de cetim, para evitar a formação de nós e o frizz excessivo.

Penteados para deixar o cabelo cacheado mais bonito

O coque alto é um penteado tradicional e lindo para quem possui cabelo cacheado. Outras opções são o rabo de cavalo lateral ou até mesmo as boxer braids, perfeitas para os dias em que os fios resolvem não colaborar. Apostar em presilhas e tiaras também faz toda a diferença no visual.

Cabelos crespos: quais as suas características?

O tipo de cabelo crespo é caracterizado por cachos bem fechados ou até mesmo mechas no formato da letra “Z”. Por conta da sua curvatura, ele tende de ressecar com mais facilidade que os outros tipos de cabelo, precisando de cuidados e produtos específicos.

Produtos ideais para cabelo crespo

Se você possui o tipo de cabelo crespo, uma dica é buscar por shampoos mais suaves, com o pH entre 5,0 e 6,0. Invista em finalizadores com óleos e manteigas vegetais, que ajudam a manter o comprimento do cabelo nutrido e saudável. O uso de silicones também pode ser interessante para melhorar a penteabilidade dos fios, evitando a quebra.

Cortes perfeitos para cabelos crespos

Quando for escolher o corte de cabelo ideal para o seu cabelo crespo, é importante pensar no comprimento dele. Algumas opções de cortes curtos são o pixie, o tapered haircut e o corte com base arredondada, perfeitos para quem está assumindo o cabelo natural e optou por fazer o big chop.

Cortes perfeitos para cabelos crespos
Conheça cortes ideais para cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Já para os cabelos médios e longos, os cortes em camadas com suas variações são ótimas alternativas.

Tipos de cabelos ondulados

Os cabelos ondulados podem ser 2A, 2B ou 2C, de acordo com o seu grau de ondulação. O tipo de cabelo ondulado geralmente possui a raiz lisa, que forma ondas a partir do comprimento e até mesmo cachos nas pontas.

Cuidados com cabelos ondulados

Para cuidar do tipo de cabelo ondulado, algumas dicas são importantes. Entre elas:

  • Montar um cronograma capilar pensando nas necessidades do cabelo;
  • Pentear os fios apenas quando estiverem molhados;
  • Usar reparador de pontas durante o dia;
  • Finalizar o cabelo com um bom creme para pentear indicado para a curvatura.

Dormir com touca ou fronha de cetim também garante que o frizz não se torne excessivo, já que causa menos atrito com o cabelo.

Penteados de cabelos ondulados

Há uma variedade enorme de penteados para cabelos ondulados. Entre eles podemos citar as tranças, twist, coque e até mesmo o rabo de cavalo, com acessórios para sair do básico.

Agora que você já descobriu como cuidar do seu tipo de cabelo, basta aplicar as dicas em sua rotina para conquistar um cabelo mais bonito e saudável.

1 comentário
  1. […] a sua rotina de cuidados para cabelo enrolado, pois ele é naturalmente mais seco do que os outros tipos de cabelo, e lavá-lo todos os dias pode auxiliar no ressecamento e prejudicar a hidratação dos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.