Quais os tipos de escova de cabelo e para que servem?

0

Hoje preparamos um texto especial para você descobrir quais são os melhores tipos de escova de cabelo. Embora não se fale muito nisso, existem sim, tipos diferentes de escova para cada tipo de cabelo e isso influencia bastante no visual.

Escovas que são “mais abertas” são as mais indicadas para cabelos cacheados e as escovas que possuem pentes mais juntos são mais indicadas para cabelos que possuem uma estrutura mais lisa.

Na hora de escolher o produto ideal para o seu cabelo, sejam cremes, seja a escova, você deve considerar qual é o seu tipo de fio. Se for cacheado, qual tipo de cacho? 2b, 3c? Qual a densidade do seu cabelo, ele é volumoso ou tem pouco volume? Sendo liso ou cacheado, tem facilidade para ter frizz?

Tudo isso é importante na hora de fazer uma compra e hoje iremos falar sobre qual é o tipo de escova ideal para o seu tipo de cabelo!
Vamos lá?

Quais os tipos de escova de cabelo?

Existem muitos tipos de escova de cabelo diferentes, as quais servem para atender às demandas diferentes. A primeira coisa que precisamos entender é que não é “qualquer” escova que serve para o nosso cabelo e que o tipo de escova influencia muito no resultado que queremos.

Quais os tipos de escova de cabelo
Fonte/Reprodução: original

Isso quer dizer que existem escovas que possuem cerdas maiores, outras, cerdas menores, bem como existem tipos de escova de cabelo com dentes mais finos ou mais grossos e tudo isso influencia bastante no resultado.

Vamos conhecer abaixo cada escova de cabelo e para que elas servem.

Escova redonda com haste oca

Este tipo de escova de cabelo é muito comum em salões de beleza e servem para modelar o cabelo junto a um secador. Ela serve para escovar cabelos longos e modelar os fios. Ela também é ótima para modelas franjas e é a mais utilizada nos salões devido a sua capacidade em reter o calor do secador. Ela possui as cerdas bem fininhas e um pouco separadas.

Escova redonda pequena

Este tipo de escova também é encontrado em salões e serve para modelar cabelos curtos a médios. Também possui cerdas bem finas e ajuda bastante na hora de fazer uma escova (de salão) modelada.

Escova redonda grande

É bem parecida com a escova redonda com haste oca, porém as suas cerdas são um pouco mais grossas, tornando-a ideal para fazer escovas em cabelos crespos e cacheados. Pelo fato das cerdas serem mais firmes, este tipo de escova de cabelo garante um alisamento perfeito.

Escova de penteado

Este tipo de escova é muito comum no mercado de escovas e toda a mulher já teve pelo menos uma durante a sua vida. É aquela famosa escova macia, confortável de pentear. Ela possui um formato oval, as suas cerdas são juntinhas de plástico com uma bolinha na ponta. É ideal para finalizar escovas, penteados e ajuda a dar mais brilho e maciez no cabelo.

Escova raquete

A escova raquete é similar à escova de penteado, contudo a diferença é que seu formato é mais “quadrado” o que faz com que seja a escova ideal para desembaraçar fios que sejam longos e volumosos.

Escova para desembaraçar

Este tipo de escova, como o seu nome já diz, serve para desembaraçar os fios de maneira precisa e pode ser utilizada em todos os tipos de cabelos. É uma escova que possui cerdas em duas camadas, uma maior e outra menor. Deve ser utilizada em cabelos ainda molhados. A camada maior desembaraça os fios enquanto a menor, auxilia a massagear o couro cabeludo.

Escova para cabelos com extensão

Muito similar à escova raquete, a escova para cabelos com extensão serve para desembaraçar as extensões sem quebrar e suas cerdas são redondas nas ponta, o que facilita na hora de pentear e impede que a escova agarre no aplique.

Escova para finalização

Este tipo de escova parece bastante com as escovas infantis devido ao fato de suas cerdas serem bem juntinhas. Ela serve para fazer finalização em cabelo laqueados (com laquê), penteados e é ótima para fazer o famoso “baby hair”.

Para que serve a escova de cabelo?

A escova de cabelo foi criada por uma mulher afro-americana chamada Lydia O. Newman no ano de 1898 e ao longo dos anos foram criando cada vez mais escovas de diferentes tipos. As escovas de cabelo como todos sabem, servem para pentear o cabelo, mas, além disso, também podem servir para estimular o crescimento através de massagem no couro cabeludo, dar brilho, desembaraçar e criar penteados.

Como usar a escova de cabelo?

Para usar a escova de cabelo o recomendado é que primeiro você desembarace os fios antes de fazer penteados. Comece passando a escova no sentido reto, porém, começando a desembaraçar primeiro as pontas e depois as parte de cima.

É importante saber qual é o seu tipo de cabelo e então escolher a melhor opção para você. Quando você utilizar a escova de cabelo específica para o seu tipo de cabelo vai perceber a diferença que isso faz no resultado final.

Escova de cabelo para modelar: como funciona?

A escova de cabelo para modelar são escovas elétricas onde é possível ter um cabelo como o de salão sem a necessidade de sair de casa. No mercado existem diversas opções, mas a mais famosa delas foi a escova lançada pela linha da polishop que fez muito sucesso nos anos 2000, especialmente porque a moda era ter um cabelo liso modelado.

Escova de cabelo para modelar como funciona
Fonte/Reprodução: original

A escova para modelar é uma escova rotativa que possui calor e ao passar no cabelo, deixa ele modelado devido ao grande calor (como o de um secador mesmo) e possui as cerdas mais finas e juntas. Algumas possuem uma tecnologia que ajuda a dar brilho.

O que é a progressiva de cabelo e qual melhor escova?

A progressiva de cabelo trata-se de um tratamento químico que visa tornar os fios do cabelo mais lisos. A maioria delas utiliza um produto químico chamado “formol”, contudo, hoje em dia existem opções que são menos agressivas.

Para ser feita, o produto é aplicado nos cabelos durante um tempo e depois, uma escova é feita a fim de fixar o produto no cabelo. Depois disso, o cabelo é lavado novamente e é feita uma nova escova.

Surgiram ao longo dos anos diversos tipos diferentes de nomes para as escovas progressivas como “escova de diamante” ou “escova de queratina” etc. Contudo, as melhores escovas são aquelas que produzem um bom alisamento sem a necessidade de utilizar produtos químicos fortes que agridem o cabelo.

As melhores são as mais naturais e que possuem menos ou nenhum formol.
Se você se interessa por assuntos relacionados à beleza, não deixe de nos acompanhar aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.