Cabelo Afro Blog

Tudo que você precisa saber sobre Crochet Braids

mulher com crochet braids

CROCHET BRAIDS 6860192 1666941Esse é um dos assuntos de mais sucesso aqui no blog, provavelmente porque não é todo mundo que fala dele no Brasil. Eu, particularmente, achava que as Crochet braids, ou Tranças Crochê, não eram um assunto tão estranho assim, mas como vi a enxurrada de perguntas que recebi por aqui, e por e-mail, percebi que não é todo mundo que conhece. Espero que ganhe mais popularidade.

O que são crochet braids?

crochet braids adult blur business 1181327 5484603 6110953

As tranças de crochê, como também são conhecidas as crochet braids, são um estilo de penteado criado a partir de extensões ou apliques de cabelo costuradas nos fios naturais em tranças raiz embutidas. O nome do penteado vem por conta do método que é utilizado para “costurar” os apliques: para colocação do alongamento, você precisa de uma agulha de tapete (que funciona como um gancho com trava), fazendo um ponte parecido com o de crochê.

Como fazer crochet braids?

Esse vídeo é bem explicativo. Mas também farei um passo-a-passo abaixo de como o alongamento de tranças crochê é feito:

  • Passo 1: Faça tranças raiz no seu cabelo, tendo certeza de que ele está limpo e bem hidratado. Existe uma variedade de desenhos que você pode escolher dependendo de como você quer que a Crochet Braid fique no final. Pode ser, por exemplo, repartido no meio, ou em um dos lados.
  • Passo 2: Use a agulha para crochê braids para costurar o cabelo sintético na trança raiz.
  • Passo 3: Faça um pequeno nó para firmar o cabelo na trança raiz. O próximo passo é dar definição aos cachos fazendo um nó, ou usando bobs e mergulhando em água morna.

Como o meu cabelo deve estar antes de eu instalar crochet braids?

Bom, é preciso que ele esteja bem lavado, e hidratado. Se você acha que ele está fraco, pode tentar um tratamento de proteína, ou aqueles “tratamentos de choque” quando estiver lavando.

Meu cabelo é relaxado, ou tem outro tipo de química. Posso usar crochet braids?

Pode sim! O Crochet Braids, como qualquer outro tipo de estilo de proteção,pode ser usado por cabelos relaxados. No entanto, ressalto novamente, que é preciso condicionar o cabelo antes de instalar as tranças de crochê. Além disso, já falei por aqui que relaxar o cabelo faz com que o fio fique um pouco mais fraco, e por isso, fazer a instalação em tranças logo após o processo químico pode não ser uma boa ideia. Opinião pessoal aqui: eu recomendo esperar pelo menos duas semanas após o relaxamento para instalar este estilo de proteção.

A crochet braids vai ficar natural?

Vai, meu amor, vai parecer que o cabelo sempre foi seu.

Crochet Braids Long

Quanto cabelo eu preciso para criar um penteado assim?

Amiga, depende. Algumas variáveis vão determinar quantos pacotes de cabelo sintético você vai precisar comprar para a instalação de crochet braids: textura, tipo, volume, tamanho, etc. Uma dica é jogar “crochet braids” no Youtube e ver o tamanho de cabelo que você quer, e quanto foi usado para alcançar aquele estilo.

Posso fazer a trança raiz com cabelo sintético?

Sim! Aliás, essa é uma forma de aliviar a tensão do seu cabelo natural.

Que tipo de cabelo eu preciso para crochet braids?

Ele pode ser feito com fios sintéticos (Kanekalon) ou cabelo humano.

Qual é a melhor marca de cabelo para crochet braids?

Particularmente, eu acho que a melhor é a  Janet Noir for Marley Hair. Onde eu comprei? Internet. Mas particularmente também acho que não exista uma resposta exata para  a melhor marca,  porque cada pessoa vai querer uma textura e ter diferentes gostos. O que posso dizer, então, é que existem diferentes tipos de kanekalon no mercado, e que texturas ruins (ou de qualidade duvidosa) terão piores resultados.

Como eu mantenho as Crochet Braids?

Use fronhas de seda, ou lenços de seda todas as noites para que o cabelo permaneça “arrumado”. Use uma garrafinha spray com água e condicionador, e borrife um pouco nos fios para prevenir o embaraçamento, o ressecamento e a formação de frizz.

Como eu cuido do meu cabelo natural embaixo das crochet braids? E como fica meu couro cabeludo?

É importante hidratar algumas vezes durante a semana para evitar que seu couro cabeludo e o seu cabelo fiquem ressecados. Como fazer isso? Bom, use uma garrafinha spray com uma mistura de óleo (de argan, por exemplo) e água, ou condicionador e água. Esguiche diretamente no couro cabeludo e massageie levemente.

Leia também: Como cuidar de cabelo sintético cacheado? Dicas para o seu cabelo orgânico!

Posso lavar meu cabelo com crochet braids?

Sim! Só que tem um processo certo para isso. A melhor forma é diluindo shampoo e condicionador com um pouco de água, e aplicar a mistura usando uma garrafa spray, diretamente no escalpo (na raiz  do cabelo, entre as tranças raiz). Massageie todo o couro cabeludo. Enxague e depois use um spray para espalhar o leave-in no seu escalpo. Sele com o óleo de sua preferência e voylá!

O processo vai danificar meu cabelo?

Não. Isso é que é legal: o crochet braids é um estilo de proteção que cobre todos os fios, fazendo que você não precise manipular o próprio cabelo com tanta frequência. Ele também é interessante porque é um penteado leve, que não vai colocar muita pressão no seu cabelo – especialmente na linha frontal. E o melhor de tudo, é que ele é bem barato.

O único contra e que cabelos sintéticos podem deixar o nosso fio natural bem seco – é por isso que é importante usar algum óleo no couro cabeludo e hidratar vez ou outra. Além disso, é importante não deixar tempo demais (não mais do que 8-10 semanas).

Leia também: 4 dicas para cuidar da linha frontal dos seus cabelos

Demora muito para fazer crochet braids?

Eis uma média:

Instalação 5 minutos – 1 hora
Enrolar os fios – 2 horas e 30 minutos aprox (com o processo de mergulhar os fios em água quente)
Retirá-lo – 1 hora ou menos

Quanto tempo esse penteado dura?

Depende. Cerca de 4 a 8 semanas, dependendo do desenho da trança raiz, da manutenção, e da qualidade do cabelo que você usou na instalação. O ideal é não deixar mais do que 8 semanas.

Como eu tiro as crochet braids do meu cabelo?

O jeito mais fácil é cortar o cabelo perto da base da trança raiz. É importante tomar cuidado pra não cortar o próprio cabelo durante o processo. Separei um vídeo que mostra claramente. Outra forma é desmanchar a trança raiz e fazer com que o cabelo da crochê braid deslize e saia.

Pronto: tudo que você precisa saber sobre crochet braids!

Tem alguma outra dúvida? É só perguntar nos comentários!

Posts Relacionados

82 respostas

  1. Olá!!! Estava fazendo uma pesquisa sobre o assunto e fiquei muito feliz em encontrar o seu site :De :) Restou apenas uma dúvida, queria saber em qual lugar (site) da Internet vc comprou pra saber qual o site e o vendedor é confiável para comprar o meu também ☺ Espero ansiosamente pela sua resposta Beijo!
    Vc tem Instagram?

  2. Boa noite flor, alem dessa marca que vc citou, vc indica mais alguma que possamos comprara aqui no Brasil?. Tenho medo de colocar e ficar tipo cabelo de boneca. Meios artificial sabe… E como vc faz para enrolar as fibras? 

    Aguardo sua resposta bjusssss

     

    1. Olá, eu fiz o meu cabelo usando jumbo braid da wins Brasil, paguei 7$ o pacote, usei Dois, cacheei antes de colocar, ficou ótimo.

  3. Oi linda! Pode dar dicas de como cuidar dele no dia a dia? Estou doida pra fazer mas ainda com duvidas nisso,dizem que tem que saber cuidar, gostaria de saber quais sao esses cuidados

  4. Gostaria de saber o web site de venda dos cabelos para crochet braid, pois tenho uma amiga que mora fora do Brasil, me facilitaria a compra

    1. Eu faço. Com uma moça. O nome dela é. Paula. Trabalha muito bem qualquer. Coisa pode me ligar que dou o telefone. Dela. Ela mora no sao caetano. Em salvador meu tel é. 071 988935011

  5. Amei conhecer esse novo método de colocar cabelo.Fiquei mt curiosa p aprender colocar.trb c mega hair coloco c queratina.Mas e sempre bom aprender métodos novos.Vou procurar um curso p fazer.???

  6. oi meu bem boa tarde tudo bem estou doida para colocar esse freetress braid , mas tenho uma duvida sim
    esse produto é cabelo mesmo ou e algum tipo de nailon tipo igual cabelo de boneca

  7. Seu site é lindo!! Parabéns!! Post maravilhoso!! Espero que faça outro post com as dúvidas relatadas pelas meninas acima, pois são as minhas dúvidas tb!! Bjs

  8. Você acha que por ser posto em tranças, isso ajuda o cabelo a crescer? Fiz o big chop e agora os Crochet Braids (me disseram que ajuda bastante) é verdade?

  9. Amei o post. Estou louca pra fazer, mas ainda tenho muitas duvidas.
    O cabelo pode ser preso ou fica marcado? Pode tomar banho de mar ou piscina? Pode usar creme de pentear? Se embaraçar pode escovar?

  10. Oi,boa noite
    Tenho uma grande dúvida sobre a marca do cabelo que posso usar,tenho um certo receio de embolar e ficar ruim com pouco tempo de uso,e queria que vc deixasse um link que estivesse explícito todas as marcas disponíveis no Brasil para o uso do Crochet Braids.
    Agradeço a sua atenção,beeijoos

    1. Oi! Também sou de Curitiba e em busca dessa técnica e do box breads encontrei 2 salões: o “Cabelo de Nega” e o “CWBraids”, ambos têm facebook e no CWBraids tem alguns valores na própria página!
      Espero ter ajudado
      :)

  11. Olá .. Estou em transição, não faço progressiva no meu cabelo a meses e estou com mais ou menos uns 5 dedos de raiz … Minha pergunta é. . Meu cabelo está liso apartir desses 5 dedos e está longo até a cintura mais ou menos, eu conseguiria fazer essa técnica? Umas dizem que sim outras não pq so pode fazer as tranças em cabelos curtos. Eu estou apaixonada por essa técnica. E queria muito fazer e colocar um super hiper mega cacheado e até a cintura. .. E ai posso?

  12. Muito bom o post! Mas que eu saiba só pode usar cabelo sintético e não humano para crochet braids. O humano escorrega e não fica. Minha hair stylist havia me dito isso.

    1. Oi Mirian, obrigada por compartilhar a sua experiência. Eu também prefiro apenas cabelo sintético porque fica mais fácil de lidar, e bem, cabelo humano é caro. Mas há quem faça com cabelo humano também. Eu não recomendo.

  13. Oi querida! Obrigada pelas infos.
    Queria saber outra coisa. Moro em Brasília e estou com muita dificuldade para encontrar a marca, Janet Noir ou a Ya Man Marlon Braid, que para mim, se apresentaram como as melhores. Vc poderia me citar o site que encontrou ou a loja física? Desde já, te agradeço!

    1. Boa tarde,
      Gostaria de indicação de sites para a compra de cabelo organico.
      Nao estou conseguindo achar e minha cabeleireira me informou que esse é o melhor devido a sua aparencia quase identica ao cabelo humano.

  14. Boa noite . Alguns vídeos.mostram elas. Escovando e pranchando o crochet braids então que tipo de cabelo dão aqueles que pode pranchar ? O jumbo pode pranchar???

  15. Aqui em São Paulo onde posso encontrar um salão ou uma boa profissional que realiza essa técnica de crochê hair, aguardo resposta, obrigada.

  16. Olá, tenho cabelos curtos muito ralos e finos, gostaria de fazer com cabelo humano, mas gostaria de saber como ficaria e se eu posso reaproveitar o cabelo a cada manutenção. Você tem algum vídeo nessas condições?

  17. Gostaria da indicação de qual marca de cabelo comprar, pois quero um que seja bom e não embole muito, sou de BH e estou louca para fazer esse método do crochet braids

  18. Eu gostaria de saber quantos pacotes de braids precisa pra fazer um cabelo? E quanto tempo ele dura.. comprei dois pacotes com 12 tirar de Cabelo u. Vermelho e outro preto

  19. Meu cabelo está extremamente curto, aproximadamente com um dedo de comprimento nas laterais e na nuca, por conta do meu corte mais recente. É necessário deixar crescer quantos cm para fazer crochet braids??

  20. Oi, será que existe alguém em Ceará que sab aplicar quero muito, mas n tenho ninguém q faça. Meu cabelo é 4c médio estou de tranças e agora quero aplicar… alguém Pfv…meu terminal +55 8597665182

  21. Eu coloquei dreads sintético de trança no meu cabelo, porém meu cabelo não é saudável e tem problema de crescimento. Quando eu tirar o dread meu cabelo vai estar pior?

  22. Boa tarde,
    Meu nome é Sarah Abrão Cardoso, sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre COCHET BRAIDS, tenho uma dúvida, será que poderia me esclarecer se BOX BRAIDS É O MESMO OU IGUAL CROCHET BRAIDS.
    fico no aguardo.
    Obrigada,
    Sarah

    P.S. estou usando o e-mail de minha mãe, pois o meu deu problema. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens