Veja como fazer a trança raiz feminina! Confira os estilos desse penteado!

2

Você conhece a trança raiz feminina? Esse é um estilo de penteado usado há muitos anos, principalmente por mulheres negras, com fios crespos e cacheados.

Desvendamos todos os detalhes sobre a trança raiz feminina e contaremos a seguir as maiores curiosidades que cercam esse estilo tão legal!

Trança raiz feminina: O que é esse estilo

A trança raiz feminina, como o próprio nome já diz, são tranças normalmente bem finas feitas em fileira no couro cabeludo. Elas podem ser feitas de maneira mais simples retinhas, mas também é possível criar desenhos, formas e curvas no couro cabeludo com essa trança.

Trança raiz feminina: O que é esse estilo
Como surgiu a trança na raiz feminina. Fonte/Reprodução: original.

Apesar de ser muito popular nos dias de hoje, a trança raiz feminina já é usada há muitos anos. Essas tranças tem origem africana e as mulheres utilizam para indicar suas principais características, como qual classe social estão inseridas e também seu estado civil.

É uma trança com história rica e extremamente cultural, por isso é ainda mais marcante em quem usa, transbordando força e poder.

Diferença entre trança raiz feminina com tranças de boxeadora?

Tanto a  trança raiz feminina, quanto a trança boxeadora, são feitas desde a raiz no couro cabeludo. Mas a semelhança é apenas essa mesmo, pois elas são bem diferentes.

Enquanto a trança boxeadora é feita uma de cada lado nos fios, a  trança raiz feminina é feita de maneira bem fininha e por todo o couro cabeludo. Ela pode até não chegar na ponta dos fios, formando um penteado semipreso.

Penteado semipreso na trança raiz feminina 

Esse é um estilo de trança bem versátil, ao contrário de alguns estilos, a trança raiz feminina pode ser utilizada em penteados semi presos. 

Nesse tipo de penteado, você pode fazê-la apenas em uma parte da raiz, deixando o restante solto. Ou até mesmo em toda raiz, porém não seguindo pelo comprimento, deixando-o solto.

É um tipo de penteado muito interessante para quem está na transição capilar, pois ajuda a disfarçar as texturas diferentes e valorizar o comprimento que já está mais definido.

Penteado completo na trança raiz feminina

Para quem deseja trançar todos os fios, a trança raiz feminina também pode ser realizada da raiz até as pontas. 

Para deixar o visual ainda mais estiloso, algumas pessoas acrescentam fios e linhas nas tranças, para deixar o visual colorido e ainda mais estiloso e divertido.

Penteado completo na trança raiz feminina
Como é feito a trança raiz feminina nos salões. Fonte/Reprodução: original.

O cuidado nesse caso, principalmente nos fios crespos e cacheados, é se certificar que o cabelo esteja forte, para que não ocorram quebras por conta da tração que ocorre na hora de trançar os fios.

Como cuidar das tranças raiz femininas?

Como a trança raiz feminina fica no cabelo por diversos dias e até mesmo semanas, são necessários cuidados especiais para que o cabelo não sofra danos. Separamos dicas para você cuidar da sua trança raiz feminina e manter os fios saudáveis:

Não deixe de lavar

Jamais abra mão da lavagem dos fios, mesmo que eles estejam trançados. Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie com atenção para não estragar o penteado.

Sem máscara ou condicionador

Enquanto estiver com a trança raiz feminina, não utilize máscaras de tratamento e nem condicionadores. Deixe para utilizar esses produtos quando retirar a trança. Enquanto elas estiverem nos fios, lave apenas com shampoo.

Jamais deixe os fios molhados

O cabelo trançado molhado por muito tempo pode acabar gerando fungos e danificando não só os fios, mas também trazer problemas ao seu couro cabeludo. Então se puder, lave no período da manhã para que ele possa secar mais rapidamente. E se o clima não colaborar, conte com a ajuda de um secador de cabelos para acelerar a secagem dos fios.

Esse é um tipo de trança cheio de significados, referências e é claro, muito estilo e poder. Perfeito para mulheres que querem se sentir poderosas e valorizar seu cabelo.

2 Comentários
  1. […] recentemente tenham dúvidas sobre o assunto. Se você busca por informações sobre como fazer transição capilar em seu cabelo crespo, continue a […]

  2. […] trança no topo da cabeça é um penteado mais elaborado, mas que fica lindo. Divida a frente do cabelo (de uma orelha a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.