Cabelo 4C: Como cuidar dos seus fios crespos?

12 6.340

Se você chegou nesse post, provavelmente já ouviu falar da Tabela de Tipos de Cabelo, e já sabe que o seu tipo é um 4C. Pode ficar tranquila então que neste post vou compartilhar com você as melhores dicas que eu tenho sobre os cuidados com o cabelo 4c, já que esse é o meu tipo de cabelo.
Como você deve saber, os nossos cabelos podem ser classificados a partir da curvatura, dos fios. Por exemplo, o cabelos Tipo 1 é o mais liso, os de tipo 2 são ondulados, e os cabelos tipo 3 são cacheados. Quem tem tipo 4 tem fios muito crespos, e o cabelo 4C é o mais caracolado da tabela, e por isso, é considerado extremamente crespo ou afro.

Quais são as principais características do cabelo 4C?

A principal característica do cabelo 4C é a aparência dos fios. Como deu para ver na minha foto ali no começo do post, os fios são bastante cacheados e crespos. Os fios parecem molinhas muito pequenas, e os cachinhos são bem fechadinhos.

Em algumas pessoas, o 4c não chega a formar cachos, porque a curvatura dos fios é em formato de Z. Em alguns casos, a aparência do fio é mais opaca também, porque a curvatura dos fios impede que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas.

Outra característica forte de um cabelo tipo 4C é o fator encolhimento: Eu tenho, e todo mundo que tem tipo 4c tem, e não tem muito o que fazer não. Quando nossos fios estão secos, eles parecem mais curtos do que realmente são.

Uma última característica é que o cabelo 4C possui uma estrutura mais frágil e fino que os demais tipos de cabelo e por essa razão exigem muito mais cuidados. Mas vou falar um pouco mais sobre os cuidados logo mais.

Como cuidar do cabelo 4C?

Por ser mais frágil e conter pouca oleosidade, o cabelo 4C exige um pouco mais te atenção na hora da lavagem e da realização dos cuidados.

Uma das coisas que mais fazem bem para o meu cabelo, e sempre compartilho com as pessoas que me pedem dicas é caprichar na hidratação. Manter os cabelos sempre bem hidratados corretamente é o que garante que eles sempre terão a reposição de água adequada para manter os fios bem nutridos.

Um cronograma capilar também é essencial para que os cabelos 4C sempre estejam saudáveis.

Eu tenho outras dicas bem pontuais que são essenciais nos meus cuidados. Dá uma olhada a seguir em mais dicas para os cuidados com os cabelos 4C:

1 – Óleo vegetal antes do shampoo

Uma coisa que nem todo mundo faz, mas eu tomo o cuidado de fazer com os meus cabelos 4C é utilizar um pouco de óleo essencial antes de fazer a lavagem com o shampoo. Isso porque os fios 4C naturalmente possuem menos oleosidade que os demais da tabela de tipos de cachos. Assim, o shampoo pode acabar potencializando o ressecamento do cabelo, removendo a hidratação natural do fio.

Quando você utiliza óleos vegetais nos cabelos antes do shampoo, você cria uma camada de proteção do cabelo para o shampoo. Isso também vai ajudar o processo de desembaraçar os fios cacheados. Eu considero esta uma técnica extremamente simples e barata que reduzirá o tempo que você costuma levar para pentear os fios e claro, evitará a queda e a quebra dos cabelos.

A dica também é essencial preservar as cutículas dos fios sempre hidratadas até a próxima lavagem.

2 – Concentre bem o shampoo na raiz

Sempre lavamos o cabelo esfregando o shampoo como se o cabelo estivesse imundo, não é? Confessa, por aí também é assim.

Acontece que você deveria evitar esse tipo de lavagem.

Posts relacionados
1 De 4

A minha dica é que você concentre o shampoo bem na raiz e esfregue de forma leve e gentil utilizando as pontas dos dedos por alguns minutos. Quando terminar, enxague deixando o produto escorra levemente pelos fios. Todo esse processo é simples e rápido, para garantir que seus cabelos 4C não fiquem secos e frisados.

3 – Abuse da hidratação

Sem dúvidas esse é um item de extrema importância, pois manter os cabelos sempre hidratados é essencial para que ele fiquem sempre saudáveis e fáceis para o manuseio. Se você quer cuidar do seu cabelo 4C, precisa estar ciente de que fios hidratados são mais fáceis de serem desembaraçados, ficam mais brilhosos e tornam tudo mais maleável no manuseio. Cabelos hidratados também reagem melhor aos fatores ambientais como o sol, vento e chuva.

Portanto, para conseguir esses efeitos incríveis basta realizar a hidratação ao menos uma vez por semana aplicando uma máscara para hidratação nos fios e de preferência após o shampoo para que os efeitos sejam potencializados.

4 – Não deixe as cutículas capilares abertas

O último passo de todo o processo de lavagem é o condicionador, não é mesmo? A sua principal função é o fechamento das cutículas capilares que foram abertas pelo shampoo, selando a hidratação dentro dos fios.

Portanto, a aplicação correta do condicionador ao final do processo vai auxiliar bastante na hora de manter os cabelos 4C hidratados e saudáveis durante a semana.

5 – Utilize a quantidade adequada de shampoo

O cabelo 4C não tem uma quantidade grande de oleosidade como os demais tipos de cabelo costumam produzir, o que pode ser uma excelente vantagem. Calma, deixa eu explicar: é que a necessidade de shampoo para esse tipo de cabelo é menor do que os demais. Por isso, você pode realizar uma técnica chamada co-lavagem, que é a lavagem do cabelo com um condicionador as vezes.

A frequência dependerá do seu tipo de couro cabeludo, e por essa razão, eu não gosto de recomendar qual será o produto ideal para o seu co-wash. No meu caso, costumo utilizar o shampoo apenas uma vez por semana , e as demais vezes os fios são lavados apenas com o condicionador.

6. Condicionador e pente

A melhor forma para desembaraçar os fios crespos é quando o condicionador ou a máscara hidratante são aplicados, pois é nesse momento onde os cabelos estão mais limpos e maleáveis.

Eu já falei sobre como desembaraçar cabelos aqui no blog, mas vou resumir o processo: basta dividir o cabelo em partes e ir penteando das pontas para cima. Evite desembaraçar os cabelos 4C quando estiverem secos, pois os fios podem acabar formando nós que facilitarão a quebra. Além disso, o condicionador também é capaz de auxiliar na hora de desfazer os nós sem que o cabelo se quebre.

Concluindo…

Eu sou suspeita a falar, porque tenho cabelos 4C e os amo. Mas os cabelos crespos, que também são conhecidos como afros, possuem estilos únicos. Ele pode ser mais versátil do que parece, e até pode ser estilizado em um incrível black power.

Algumas dicas finais para ter cabelos 4C incríveis:

  • Siga os cuidados que compartilhei nesse post <3 ;
  • Realize a aplicação dos produtos corretos para esse tipo de curvatura;
  • Prefira cremes para pentear e com texturas leves para que o volume do cabelo não fique prejudicado;
  • Para finalizar, você não precisa cachear os fios crespos com texturizações, pois são lindos da forma natural!
  • Não tenha vergonha, seus cabelos 4C são incríveis, basta cuidar deles com muito carinho e sair arrasando por aí.

E é isso: dica melhor eu não posso dar: ame o seu cabelo, porque ele é lindo!

Ficou com alguma dúvida? Gostou das minhas dicas! Conta pra mim nos comentários!

Mostrar comentários (12)