Hoje, com o movimento da auto aceitação, muitas mulheres aprenderam a amar o cabelo crespo e querer retirar as químicas para usá-los da forma natural. Com algumas dicas para cabelos crespos, esse caminho pode ser um pouco menos conturbado.
E como muitas pessoas começaram a fazer o movimento da aceitação e da transição capilar, as histórias e experiências fazem com que ela ganhe ainda mais força.
Hoje contaremos tudo sobre a transição capilar e dicas para cabelo crespos que vão te ajudar muito nesse momento.
Transição capilar: o que é?
Como o próprio nome já indica, a transição é um momento de transformação do cabelo alisado para assumir o cabelo crespo. Algumas meninas não têm paciência de esperar o tempo certo para o cabelo crescer e preferem começar o processo do zero. Esse processo se chama big chop, onde você corta toda a parte alisada e começa a cuidar dos cachos desde o começo.
6 Dicas para deixar a transição capilar mais leve
Para tornar a transição mais leve, separamos algumas dicas ideais para você:
- Se inspire em outras pessoas com histórias parecidas;
- Busque ajuda de um profissional especializado em cachos;
- Use produtos específicos para cabelos cacheados;
- Vá cortando as pontinhas aos poucos;
- Invista em acessórios como lenços e presilhas;
- Use e abuse dos penteados;
Essas dicas vão facilitar um pouco sua nova rotina com a nova textura do seu cabelo.
Como começar com a transição capilar
O primeiro passo é parar de fazer químicas que alisam os fios. Algumas chapinhas, se usadas por um longo período, podem levar a um alisamento térmico, e nesse caso, a melhor opção é parar com ela também.
A partir disso, você começará a reconhecer o seu cabelo, suas texturas e aprenderá a lidar com isso. Por ser uma fase demorada e difícil, muitas meninas optam por fazer um corte que retira toda a química de uma vez só, ou fazem pequenos cortes frequentes, para remover aos poucos.
Desafios da transição capilar
A transição é um período cheio de novas experiências e é claro, desafios. Alguns dos maiores desafios durante esse período são:
- Se reconhecer novamente com um novo cabelo;
- Aprender a lidar com as novas texturas;
- Lidar com a ansiedade de querer o resultado definitivo rápido;
- Ignorar os comentários e críticas alheios;
- Não se comparar;
- Não saber por onde começar.
São muitos desafios, mas com foco sempre conseguimos superar todos eles e amar os cabelos da forma mais natural possível.
Quais cuidados devo ter para fazer a transição
Não existem muitos cuidados específicos durante esse período além de aprender a cuidar das suas texturas e reconhecê-las. Investir em produtos para cabelos crespos e cacheados vão ajudar a facilitar muito a sua nova rotina. Mas, o principal cuidado é não querer atropelar o processo e se cobrar tanto pelos resultados rapidamente.
Como manter os fios saudáveis durante o crescimento
Enquanto o cabelo cresce, você pode investir em produtos com óleo de rícino e biotina, que irão ajudar a acelerar um pouco esse processo. Se possível, evite ao máximo novos danos no cabelo, então abra mão de novas químicas como coloração e descoloração.
Como passar pela fase de transição
Essa fase de transição não é um momento fácil, é algo trabalhoso e muitas vezes doloroso psicologicamente, pois muitas meninas desistem no meio justamente porque mexe diretamente com a autoestima.
Veja a história de outras pessoas
Tudo fica mais fácil quando a gente compartilha nossas dores com outras pessoas. Então busque a experiência de quem já passou por essa transição, pegue dicas e se inspire nelas para ganhar ainda mais força.
Entenda o seu propósito
Sempre se agarre nos motivos que te levaram a tomar a decisão de começar esse processo. Seja para se auto aceitar, se livrar das químicas, se reconectar, independente de quais foram seus motivos, se conecte a eles, pois é aí que você se sente mais forte.
Não se cobre tanto
Esse é um processo realmente difícil, então não se cobre tanto. Está tudo bem se às vezes você quiser fazer uma escova, usar lace, fazer tranças ou simplesmente sentir que não é o momento e querer desistir. Não tem problema nenhum nisso.
Quais produtos usar durante a transição
O principal produto que vai te ajudar muito no processo de transição, é o ativador de cachos. Eles ajudam a ter uma definição maior da parte cacheada e a ativar a memória da parte lisa.
Com o tempo, algumas pessoas conseguem até uma leve ondulada nessa parte lisa, que ajuda a diminuir a diferença entre as texturas.
Além disso, o cronograma capilar e tratamento à base de óleo ajudam muito a manter a saúde dos fios.
Invista principalmente em produtos para cabelo crespo e cacheado, e acima de todas as coisas, acredite em você! Essas dicas para cabelos crespos vão te ajudar a deixar a transição capilar mais leve.
Deixe um comentário