Cabelos alisados: como cuidar?

Cabelo alisado como cuida edward cisneros 411013 unsplash 700x467 5022902 5996226

Então, você tem acabou de sair do salão de beleza depois de um tratamento para alisamento dos fios, e está batendo o cabelo por aí com fios maleáveis e brilhosos. Ao mesmo tempo, você já começa a se perguntar como cuidar do cabelo alisado, afinal, ele é mais propenso a quebras e danos.

Embora nos últimos anos, mais e mais meninas assumiram o crespo natural, eu sei que por aí ainda há muita gente que prefira um cabelo alisado. E se você é uma dessas pessoas, saiba que não existe problema nenhum em alisar o cabelo, mas é importante manter uma rotina de cuidados já que um cabelo com químicas tende a ser mais fraco que os naturais.

Como cuidar dos cabelos alisados?

cabelos alisados como cuidar adult beautiful beauty 936125 1 3772924 3118543

Quando você faz um alisamento, os cuidados começam assim que você sai do cabeleireiro. É preciso estar atento ao manuseio, à lavagem, e até mesmo ao penteado. Para ajudar você, resolvi dar algumas dicas essenciais para o trato dos seus fios.

1 – Cuidado na hora da lavagem

Na hora de lavar o cabelo, prefira shampoos livres de sulfatos, já que os sulfatos são detergentes que ressecam o cabelo e o couro cabeludo. É importante lembrar que no processo de alisamento, qualquer que seja a técnica, o fio do cabelo tem a sua estrutura modificada, perdendo a capacidade de reter a hidratação. Se você usa um shampoo com sulfato, você corre o risco de deixar o seu cabelo ainda mais ressecado.

2 – Faça tratamentos com Proteína

A maioria dos alisantes (ou mesmo relaxantes) trabalham quebrando as ligações químicas nos cabelos que convertem a cistina na cisteína. Em outras palavras, as proteínas que formam o fio são desligadas uma da outra, deixando o cabelo frágil e passível de quebra.

Nessa fase, você precisa dar ao seu cabelo uma parte da força que acabou de perder. Para isso, você precisa repor a proteína perdida.

Busque tratamentos e cremes que tenham proteínas leves, já que muita proteína também pode acabar quebrando o cabelo em seu estado já frágil. Os cremes voltados para cabelos alisados costumam ter proteínas leves em sua composição.

3 – Faça hidratações periódicas

Para prevenir a quebra, a receita é balancear os tratamentos de proteína com os tratamentos de hidratação. Portanto, tenha um cronograma capilar que intercale hidratações profundas e uso de proteínas para restauração.

Na hora da hidratação, use toucas térmicas e deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Faça isso uma vez por semana ou a cada 15 dias. Além disso, escolha hidratantes à base de água. A água é a melhor fonte de umidade para o cabelo. Evite os cremes hidratantes que contenham óleo mineral.

4 – Dicas para a Selagem

Antes de mais nada, é importante esclarecer alguns fatos sobre a selagem: ela não é escova progressiva ou alisamento. Na verdade, a selagem é um tratamento redutor de volume voltado a corrigir fios que estão secos, quebradiços e espigados. A selagem é o que vai manter em seus fios toda a hidratação aplicada nele.

Na hora de selar os fios, prefira óleos leves como óleo de coco ou óleo de jojoba. O tratamento repõe a massa, deixando os fios mais pesados e disciplinados.

5 – Cuidado na hora de estilizar

Como seu cabelo acabou de passar por um tratamento químico severo, eu sugiro que você limite o uso de secadores e chapinhas, para evitar danos referentes ao uso do calor nos fios. E na hora de utilizar esses aparelhos, lembre-se de utilizar protetor térmico.

Eu já tive o cabelo alisado por muito tempo, e sei que os cuidados são essenciais para que eles não quebrem ou formem pontas duplas. Os conselhos desse post funcionavam pra mim, e continuam funcionando para os meus amigos que ainda alisam o cabelo. O ideal é que você siga essa lista de dicas adequando o que funciona ou não para você.

Inspirações para cabelos alisados

Tem alguma outra dica para cabelos alisados? Deixe o seu comentário! 

Leia também:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.