Cabelos coloridos: quais os cuidados necessários

0

Quando você decide apostar nos cabelos coloridos, é preciso ter em mente que os cuidados frequentes vão começar a fazer parte da sua rotina. Não só os cuidados para manter a cor viva, mas principalmente para que o cabelo continue saudável.

Quer descobrir todos os cuidados necessários para os cabelos coloridos? Confira nossas dicas.

Como escolher a cor ideal para pintar o cabelo?

Na hora de escolher o tom dos cabelos coloridos, a principal dica é escolher aquela que você se sente melhor. Vale até mesmo usar aplicativos e sites de simulação de cor para conseguir visualizar melhor como irá ficar o cabelo depois da mudança.

Mas é claro que existem algumas cores que conseguem destacar e valorizar mais o seu tom de pele e olhos. 

Técnicas para deixar cabelo colorido

Na maioria dos cabelos, para alcançar o tom perfeito dos coloridos, é necessário passar pelo processo de descoloração. Esse é um processo químico que precisa ser feito com cuidado e com bons produtos, para agredir o mínimo possível a saúde dos fios.

Principalmente se for a sua primeira vez, o recomendado é sempre fazer em um salão especializado nesse tipo de coloração. Assim você garante um bom resultado e mantém a saúde dos fios preservada. 

Tratamentos indicados para descolorir cabelo

Para descolorir o cabelo, é utilizada uma mistura de água oxigenada com pó descolorante. Cada volume de água oxigenada é indicada para um tom de cabelo, quanto mais alto o volume, mais agressivo é o processo e seus danos. 

Nesses casos, é sempre recomendado o uso de produtos profissionais, pois além de uma qualidade melhor, eles também tem um poder de abertura de tons mais altos e conseguem agredir menos os fios. E, é claro, sempre após a descoloração invista em uma boa rotina de recuperação desses danos. 

Como fazer a manutenção do cabelo colorido?

Para ter cabelo colorido é preciso dedicar um tempo da sua rotina para ter alguns cuidados com os fios. Além da saúde mais fragilizada, esse é um tipo de cabelo que precisa de cuidados frequentes para se manter com a cor sempre vibrante e bonita. Separamos algumas dicas que vão te ajudar:

  • Não lave os fios com água quente;
  • Evite o uso frequente de ferramentas térmicas;
  • Jamais abra mão do cronograma capilar;
  • Dê um bom espaço de tempo entre cada retoque;
  • Não use outro tipo de química.

Esses são alguns cuidados básicos para manter seu cabelo colorido, sempre saudável e bonito.

Quais produtos usar para manutenção do cabelo

Apesar de parecer muito complicado, o cabelo colorido precisa de cuidados, assim como todos os outros tipos de cabelo. Mas na hora de escolher os produtos, opte por aqueles indicados para cabelos coloridos. Pois suas fórmulas ajudam não só a reparar os danos, como também manter os fios saudáveis e com a cor protegida.

Aposte em uma boa rotina com shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores para cabelos coloridos e para cabelos quimicamente tratados.

Montando um cronograma capilar em cabelos coloridos

O cronograma capilar auxilia a manter a saúde dos seus fios sempre reparada, além de deixar os fios mais fortes. Essa é uma rotina de tratamentos, que mistura três etapas básicas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Montando um cronograma capilar em cabelos coloridos
Saiba como montar um cronograma capilar. Fonte/Reprodução: original.

Aprenda como montar as etapas do seu cronograma capilar com as nossas dicas.

Fazendo a hidratação do cabelo colorido

A função da hidratação é repor a água nos fios e essa é uma etapa que deve ser feita com mais frequência.

Como fazer para repor a água do cabelo?

Para fazer essa reposição hídrica, você deve buscar por produtos que contenham ativos como aloe vera, água de coco, d-pantenol, pantenol e ceramidas. 

O que é a nutrição capilar e como fazer em cabelos coloridos?

Essa etapa repõe nutrientes e a camada lipídica dos fios. Essa etapa pode ser feita com máscaras ricas em óleos e manteigas vegetais ou mesmo com esses produtos in natura. Lembrando que é importante que sejam sempre 100% vegetais, para que não causem nenhum tipo de efeito indesejado nos fios.

Melhores óleos vegetais para cabelo

Hoje é possível encontrar uma variedade grande de óleos vegetais, cada um com seus benefícios e propriedades específicas. Os preferidos de quem tem cabelos coloridos são os óleos de rícino, coco, amêndoas doce, semente de uva e outros.

Como fazer a reconstrução dos fios em cabelos coloridos?

Para quem passa por processos químicos, como os cabelos coloridos, a etapa de reconstrução é imprescindível. Ela de fato reconstrói a estrutura danificada, repondo as proteínas e os aminoácidos.

Fazendo a reposição de massa capilar

Essa reposição é feita com produtos específicos para isso, normalmente eles vêm na embalagem com a indicação RMC. Porém é preciso ter cuidado, pois quando feita com muita frequência ou sem necessidade, a reposição de massa capilar pode deixar o cabelo com aspecto pesado.

Como descolorir cabelo colorido?

Se esse cabelo já passou por um processo de descoloração, não é recomendado passar novamente descolorante nesse fio. Pois usar uma química agressiva em cima da outra, pode acabar causando quebra ou até mesmo deixando os fios elásticos.

Caso você já tenha cabelos coloridos e decidiu, por algum motivo, remover essa cor dos fios, existem outras opções. 

Matização

A matização é um processo usado para remover tons indesejáveis dos fios loiros. Principalmente quando os fios estão bem amarelos ou alaranjados, usamos o matizador para remover essa tonalidade e deixar o cabelo mais loiro.

Neutralização

Na neutralização, é usado o princípio do círculo cromático. O profissional de colorimetria vai analisar o tom do cabelo e o tom que você deseja e usar uma combinação de cores que vai neutralizar esse cabelo, deixando da cor que você gostaria. 

Retirando os pigmentos

Para remover os pigmentos coloridos, existem produtos específicos para isso ou até mesmo processos como a decapagem. Porém também são processos químicos, por isso o indicado é fazer com um profissional.

Os cabelos coloridos estão super na moda e garantem um visual único para quem adota esse estilo. Mas precisam de cuidados e manutenções e agora que você já tem todas as dicas, não tem mais desculpas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.