O frizz nos cabelos crespos são um grande inconveniente para quem tem esse tipo de cabelo, isso porque o aspecto desalinhado e para cima que os fios geralmente apresentam costuma desagradar quem curte esse estilo.
O frizz é muito comum nesse tipo de cabelo, e entender que ele faz parte é um bom começo para aceitá-lo. Porém, existem algumas técnicas e dicas que podem ajudar a reduzir a quantidade de frizz. Quer saber como reduzir o frizz nos cabelos crespos? Saiba neste post!
O que é o frizz no cabelo crespo?
O frizz é um fio muito leve e presente nos cabelos, especialmente nos crespos e cacheados. Por conta de algumas ações intensas nesses fios, eles acabam se separando e, por serem muito leves, se arrepiam, geralmente na parte frontal e no topo da cabeça.
Quais as causas do frizz no cabelo crespo?
O frizz pode ser ocasionado pela falta de nutrientes e água nos fios, que podem ser repostos pela hidratação, além de outros fatores, como o atrito dos fios com tecidos, cabelo sendo lavado com água muito quente e pente incorretos para a finalização dos fios.
O uso de finalizadores de calor como pranchas, secadores e modeladores, pode contribuir para a formação de frizz nos cabelos, devido a necessidade de realizar o procedimento através do uso do calor. A dica para evitar isso é utilizar protetor térmico sempre que utilizar esses finalizadores em seus fios, evitando, assim, que danos sejam causados devido ao calor.
O frizz nos cabelos crespos também podem ser ocasionados por causa da lavagem excessiva dos fios. Portanto, o ideal é que os fios sejam lavados de maneira completa até duas vezes na semana e, caso seja necessário, você pode utilizar um condicionador para a limpeza dos fios em outros momentos, técnica conhecida como Co-Wash.
Além disso, dê preferência para produtos liberados, ou seja livres de compostos como silicones, petrolatos, e parabenos, o que contribui para a não formação do frizz.
Como reduzir o frizz no cabelo crespo?
Alguns cuidados especiais podem te ajudar a reduzir o frizz no cabelo crespo, entre eles, evitar lavar o cabelo com água quente, que é uma vilã para esse tipo de fio, uma vez que o deixa com o aspecto opaco e sem vida, além de não sair de casa com os fios molhados, já que o vento é um forte aliado para a formação do frizz.
Manter seu cabelo sempre hidratado é outra forma de combater o frizz nos cabelos crespos, isto porque a hidratação devolve aos cabelos os nutrientes que estão em falta nele, além de devolver água, o que torna o cabelo macio, brilhante e mais saudável.
Durante o banho, não deixe de utilizar o condicionador para a selagem de seus fios, fechando as cutículas dos cabelos e evitando que elas fiquem expostas e apresentando um aspecto mais ressecado e opaco na secagem. Outro procedimento que pode ser adotado é o de desembaraçar seus fios ainda no chuveiro com pentes de dentes mais largos, o que evita a ruptura dos fios.
A dica extra é apostar em toucas de cetim ou fronhas no mesmo tecido para evitar o atrito dos fios durante o sono, evitando a formação do frizz.
Quais produtos ajudam a reduzir o frizz do cabelo crespo?
Produtos como óleos para a umectação dos fios de dia ou a noite, protetores térmicos, shampoos com ação hidratante, ou seja, que hidratam enquanto lavam, são algumas opções de produtos que ajudam a reduzir o frizz do cabelo crespo.
Manter seus cuidados com os fios crespos e cacheados é a melhor opção para se manter longe do frizz, por isso invista em produtos de qualidade, use a touca de cetim para evitar o atrito dos fios e tenha cuidados redobrados com a lavagem dos cabelos.
Deixe um comentário