O óleo de coco é o queridinho na roda de quem possui cabelo crespo ou cacheado e nesse post você encontrará dicas de como usar óleo de coco.
Como usar óleo de coco no cabelo
O óleo de coco, azeite de coco ou manteiga de coco é um óleo vegetal que contém cerca de 90% de ácidos graxos extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos.
O óleo de coco no cabelo funciona como um poderoso hidratante, ajudando a dar mais maciez aos fios.
É indicado para todos os tipos de cabelos, em especial os crespos e cacheados, já que ajuda a definir os cachos e estimula o crescimento.
Umectação – Como usar óleo de coco no cabelo
A umectação além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos, ou seja, a umectação repõe o que o fio está necessitado.
1 – Aplicar em cabelos limpos ou sujos?
Cabelos limpos ou sujos não importa, o importante é estar seco! Estando seco, a cutícula do fio absorve melhor os nutrientes existentes no produto, no caso, o óleo de coco.
2 – Como aplicar?
Para aplicar o óleo de coco, é necessário enluvar mecha por mecha do cabelo, dando prioridade para as pontas e massageando o couro cabeludo.
3 – Quando sei que é a hora de tirar?
Para obter um bom resultado da aplicação do óleo de coco, é necessário deixa-lo agir no mínimo duas horas, retirando o produto com uma lavagem normal utilizando shampoo e condicionador.
Umectação noturna – Como usar óleo de coco no cabelo
Para quem possui uma rotina apertada e não tem disponibilidade de tempo para fazer longas hidratações, a umectação noturna é o procedimento ideal, afinal, o produto estará agindo enquanto você tem uma excelente noite de sono.
1 – Para quem é ideal a umectação noturna?
É ideal para fios muito danificados, ressecados e com frizz, pois fortalece e dá brilho à fibra capilar.
2 – Como fazer a umectação noturna?
Primeiramente, aplique um pouco do óleo mecha por mecha e até mesmo na raiz, entretanto, tenha muito cuidado com o excesso para não escorrer. Massageie o couro cabeludo, pois estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos fios saudáveis. Enrole um tecido, que pode ser uma camiseta velha, ao redor da cabeça e durma normalmente, através desse tecido, o óleo vai hidratar e criar uma espécie de gordura em volta dos fios, impedindo que a nutrição saia facilmente. Pela manhã, enxágue os cabelos com água fria e lave duas vezes com um shampoo específico para o seu tipo. Em seguida, aplique um pouco de condicionador somente nas pontas.
Potencializador – Como usar óleo de coco no cabelo
Uns chamam de umectação reversa, eu particularmente chamo esse processo de potencializador, afinal, irá juntar o poder de uma máscara de hidratação e do óleo de coco.
1 – Para quem ele é ideal?
O potencializador é perfeita para os cabelos que estão muito ressecados ou com porosidade baixa, ou seja, totalmente desidratados, quebradiços e opacos. Nele, o óleo junta-se a uma máscara de hidratação, e os cabelos precisam estar limpos e úmidos. O objetivo da máscara é entregar água e nutrientes básicos aos cabelos, para depois, nutrir com o óleo.
2 – Como fazer um potencializador?
É muito fácil! Para fazer um potencializador, basta misturar uma colher de óleo de coco para cada duas colheres de máscara de hidratação. Aplique normalmente no cabelo mecha por mecha e respeite o tempo indicado na embalagem da hidratação.
Finalização – Como usar óleo de coco no cabelo
O óleo de coco é muito queridinho na hora da finalização das crespas e cacheadas, pois além de promover a nutrição do fio, ele dá um aspecto de saudável e brilhoso inexplicável.
1 – Como finalizar?
Após finalizar o cabelo normalmente com creme de pentear, geleia ou o que você utiliza, esquente o óleo de coco esfregando a palma das mão e aplique despretensiosamente no cabelo.
Até a próxima!
Curtiu esse post? Explore esse blog e confira muitas outras dicas como esta!
Deixe um comentário