Conheça os produtos capilares e como funcionam!

0

Você já parou para pensar em como o shampoo e o condicionador age no seu cabelo? Entender mais sobre os produtos capilares que usamos em nossa rotina pode parecer complicado, mas hoje esclareceremos o assunto de forma simples. Confira!

O que são os produtos capilares?

Os produtos capilares são cosméticos com a finalidade de cuidar da saúde do cabelo, com formulações específicas para tratar os mais variados danos na fibra capilar.

Quais são os melhores produtos capilares?

Os melhores produtos capilares são aqueles que mais se adéquam às necessidades do cabelo naquele momento. Por isso, na hora de escolher os seus produtos capilares, é importante ficar atento ao que o seu cabelo precisa e o que é proposto pelo produto. 

Quais são as funções dos produtos no seu cabelo?

Os produtos capilares possuem funções variadas, conforme a sua formulação. Os shampoos são responsáveis por fazer a higienização do cabelo, o que gera cargas negativas que precisam ser neutralizadas com o uso de condicionadores (como explicaremos mais adiante). Máscaras e produtos finalizadores possuem a função de tratar a fibra capilar e dar uma melhor aparência aos fios, respectivamente.

O que são ativos capilares?

Os ativos são as matérias-primas presentes na fórmula dos produtos capilares, responsáveis por oferecer os benefícios propostos.

Quais são os benefícios dos ativos capilares?

Os benefícios dos ativos capilares podem variar conforme as suas propriedades. Mas, em geral, eles proporcionam o tratamento da fibra capilar danificada, doando brilho, maciez e melhorando a penteabilidade dos fios.

O que são agentes catiônicos nos produtos capilares?

Os agentes catiônicos ou tensoativos catiônicos são usados em produtos capilares para proporcionar brilho e maciez ao cabelo. Isso se dá pela afinidade que a molécula possui com a queratina do cabelo, tornando a sua remoção mais difícil.

O que são agentes catiônicos nos produtos capilares?
Entenda o que são agentes catiônicos. Fonte/Reprodução: original.

Quando dissociados, os tensoativos catiônicos formam um cátion.

Quais produtos possuem agentes catiônicos?

Os tensoativos catiônicos podem ser encontrados em condicionadores, máscaras capilares e até mesmo em cremes para pentear.

Como funcionam os produtos aniônicos?

Os tensoativos aniônicos estão presentes no shampoo, e possuem a função de diminuir a tensão superficial da água, proporcionando a remoção da sujeira e gordura. São moléculas com uma longa cadeia carbônica apolar, com uma extremidade polar. 

Qual a sua principal função?

A parte polar da molécula reage com a água, e a apolar com as sujeiras e gordura, formando uma micela esférica que desprende as sujidades do cabelo.

A cadeia carbônica forma então um ânion, deixando os fios carregados com cargas negativas que precisam ser neutralizadas com o uso de tensoativos catiônicos. É por isso que o uso do condicionador depois do shampoo é tão importante: se não for usado, o cabelo tende a ficar com aspecto seco e embaraçado, por conta das cargas negativas.

Como funciona a tabela de pH dos produtos capilares?

O pH é o potencial de hidrogênio, indicador do nível de acidez ou basicidade de algo. O valor pode variar de 0 a 14, dessa forma:

  • Abaixo de 7,0: ácido;
  • Igual a 7,0: neutro;
  • Acima de 7,0: básico (alcalino).

O valor de pH  é diferente em cada tipo de produto capilar, e há um motivo para isso. O pH de um cabelo saudável fica em torno de 5,5, considerado ácido. Os shampoos possuem geralmente o pH entre 5,0 e 7,0, próximos ao do fio de cabelo para não serem agressivos. Quanto maior o pH, mais limpante o shampoo é, explicando o fato dos shampoos antirresíduos possuírem um pH tão alto.

Como funciona a tabela de pH dos produtos capilares?
O que é o PH capilar. Fonte/Reprodução: original.

Já os condicionadores e máscaras possuem o pH mais baixo, para proporcionar o selamento das cutículas e doar brilho e maciez ao cabelo. Quanto menor o pH do cabelo mais seladas as cutículas estão, e quanto maior, mais abertas.

Agora você já sabe quais são as funções dos produtos capilares e como eles agem no cabelo. Esperamos que as suas dúvidas sobre produtos capilares tenham sido esclarecidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.