CUIDADOS COM A PELE NEGRA: Como manter saudável e radiante

2

A pele negra contém muita melanina – uma proteína protetora natural. No entanto, este tipo de pele também requer cuidados diários para se manter saudável e radiante.

Quais são as características da pele negra?

Segundo a classificação do tipo de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele negra é completamente pigmentada, ou seja, o teor de melanina é alto.

Nesse tipo de pele, a produção de glândulas sudoríparas é maior, o que aumenta a tendência à oleosidade e formação de acne.

Além disso, possuem mais colágeno, fazendo com que a pele negra seja mais elástica e resistente aos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.

Quais são os principais problemas enfrentados pela pele negra?

Devido ao alto teor de melanina, a pele negra é mais suscetível ao melasma e outras manchas.

Se não houver proteção suficiente, a exposição solar agravará essas manchas. Esse tipo de pele tende a ser oleosa, o que leva ao aparecimento de acne e foliculite, que são infecções cutâneas causadas por bactérias, vírus ou fungos e até infecções cutâneas causadas por inflamação da raiz do cabelo.

Essa condição geralmente é causada por certa queda de cabelo. Ocorrida após o procedimento de depilação, ou a fricção de roupas apertadas. Você pode reconhecê-lo por sua aparência: pequenas espinhas brancas ao redor de um ou mais folículos capilares.

Como cuidar da pele?

A pele negra tem glândulas sebáceas maiores, por isso produz muito sebo, portanto, é mais oleosa. Portanto, a limpeza diária é muito importante para prevenir a formação de acne. Para isso é recomendado o uso de dermocosméticos que tenham ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatório.

Como a pele negra tem tendência a apresentar sensação de oleosidade, é necessário escolher um agente cosmético cutâneo ideal para esse tipo de pele.

Hidratantes para pele são poderosos, seus ingredientes ativos ajudam a prevenir os primeiros sinais de envelhecimento e promovem uma hidratação intensa e duradoura. Escolha um hidratante com ácido lactobiônico em sua fórmula e livre de óleos.

Mesmo sendo mais resistentes ao sol do que outros tipos de pele, as mulheres negras precisam de proteção contra a luz. Pessoas com esse tipo de fotoproteção mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, devem usar protetor solar com FPS de no mínimo 30. Além disso, a SBD pede para que seja reaplicado a cada duas horas.

2 Comments
  1. […] segredo para manter a saúde dos fios 4B é a hidratação e a nutrição semanal, pois a estrutura do fio costuma ser muito fina e […]

  2. […] vermelho é o que possui a menor variação, se quiser um resultado mais vivo escolha um tom intermediário, os vermelhos mais fortes vão deixar um tom quase […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.