Os melhores Óleos para o crescimento do cabelo
Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de argan, ou do de rícino. Ou talvez leu sobre óleo de coco e óleo de oliva. Mas afinal, quais desses óleos realmente são compatíveis com o cabelo e podem auxiliar no crescimento dos fios? Na aromaterapia, vários óleos essenciais ou naturais são utilizados para o crescimento dos fios de cabelo. Vou falar um pouco deles neste post.
Óleos Essenciais e Naturais que ajudam no crescimento do cabelo
Desde muito pequena aprendi que os óleos essenciais ou naturais podem ajudar no crescimento capilar e no combate a queda dos fios. Aliás, essa era uma dica passada por minha avó, e por mais que haja muito de crença popular, a sabedoria dela já foi comprovada já que existem vários estudos por aí para testar a eficácia dos óleos essenciais para tratamento de quedas de cabelo.
É por isso que resolvi estudar um pouquinho mais do assunto, fiz alguns testes e montei uma lista de óleos essenciais para o crescimento do cabelo. Dá uma olhada:
1 – Óleo de Jojoba
Eu não sei se muita gente já conhecia o óleo de Jojoba. Quando perguntei para a minha mãe antes de comprar, ela falou que era excelente para cabelos. Bom, mães sabem de tudo! De qualquer forma, esse óleo é feito do extrato do óleo de Jojoba, uma planta que é encontrada em algumas partes do México, do Arizona e da Califórnia. Ele é excelente para a saúde do cabelo porque tanto a sua expessura quanto a sua formulação é bastante similar ao óleo produzido naturalmente por nosso couro cabeludo. Isso quer dizer que ele é ótimo em nutrir o cabelo, e hidratar toda a extensão do fio – da raiz do couro cabeludo às pontas. E cabelo bem hidratado previne quebras e melhora a retenção e crescimento.
2 – Óleo de Tomilho
Eu comecei com os dois óleos que me eram menos conhecidos porque foram os que mais me chamaram atenção. O óleo de Tomilho não é tão comum, e por isso, não é facilmente encontrado em farmácias. Se você procurar, talvez seja mais fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais. Ele é ótimo para o crescimento porque é um bom estimulante quando usado para massagens no couro cabeludo. A própria massagem vai auxiliar na melhoria da circulação, e o óleo vai auxiliar o crescimento dos fios.
3 – Óleo de Rícino
Para sempre um dos meus preferidos em auxiliar o crescimento porque no meu caso sempre funcionou lindamente. O óleo de rícino é rico em vitamina E, proteinas e minerais, o que hidrata e suaviza os cabelos, mantendo o nível de umidade no fio; Além disso, ele tem propriedades anti-microbianas, que vai te ajudar a se livrar da caspa ou de outros problemas do couro cabeludo. Outro ótimo benefício é que o óleo de rícino contém ácido ricinoleico que trata inflamações no couro cabeludo e doenças. Ele ainda melhora a circulação do sangue e, portanto, resulta em um crescimento mais rápido do cabelo. O único problema dele é que ele é um óleo pesado, e bastante viscoso, ou seja, será um pouco mais trabalhoso tirá-lo do cabelo. Para usá-lo, o ideal é aplicá-lo diretamente no couro cabeludo, deixá-lo agir durante a noite, e lavá-lo na manhã seguinte com um shampoo. O uso regular te dá um cabelo saudável, brilhoso e hidratado.
4 – Óleo de Alecrim
Por essa, você não esperava! Ou esperava? Bem, de qualquer forma é importante dizer que o óleo de alecrim é outro grande estimulante para o couro cabeludo, então, massagear o escalpo com ele é garantia de que o seu cabelo vai crescer mais saudável.
5 – Óleo de Oliva
O óleo de Oliva também é rico em Vitamina E e anti-oxidantes, excelentes para o crescimento saudável do cabelo. Ele é um óleo leve, e contem ácido oleico, que facilmente se mistura ao cabelo e sela a hidratação.
O óleo de oliva é provavelmente o melhor condicionador natural que você pode encontrar por aí, e o uso regular vai deixar o seu cabelo macio e sedoso. Outro ponto positivo é que ele também tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda no tratamento da caspa e reduz a queda expressivamente.
6 – Óleo de lavanda
Assim como os outros que eu já citei, o óleo de lavanda é um otimo estimulante e excelente para massagens no couro cabeludo. Ele também tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a proteger o escalpo de infecções e trata a caspa. No cabelo, recomenda-se usar uma mistura dele com o óleo de oliva.
Faça assim: separe algumas folhas de lavanda e as coloque em uma jarra de vidro. Cubra as folhas com azeite, feche e guarde em um local fresco e escuro por até 3 semanas. Use o óleo antes de fazer uso de algum modelador de calor (secador, chapinha, difusor, etc.). Coloque um pouco de óleo nas mãos e massageie bem o couro cabeludo. Lave com um shampooo leve e condicione. Depois, finalize como de costume.
7 – Óleo de Menta
Enquanto eu escrevo esse artigo percebo quanta coisa natural pode ser excelente para o cabelo. Sério, mesmo! Vocês também perceberam?
Mas enfim, vamos falar do óleo de menta (ou hortelã). Quando utilizado para massagear o couro cabeludo, ele estimula o folículo capilar, ajudando no crescimento. Mas ao usá-lo, só pequenas quantidades, certo? Aliás, o ideal é que você misture com outro óleo, ou mesmo com água ao aplicar.
8 – Óleo de Coco
Obviamente, o famoso óleo de coco estaria nessa lista. Isso porque, além de ser bom pra pele e para dieta, ele é excelente para o cabelo porque ele é o único que realmente consegue penetrar no fio e recuperar o cabelo de dentro pra fora.
9 – Óleo de Argan
Finalmente, o queridinho da mulherada. Quem já usou sabe que o argan é maravilhoso e ajuda na saúde dos fios. Ele é rico em anti-oxidantes, e recupera cabelos danificados, além de nutrir e hidratar profundamente os fios. Outra vantagem que ele é rico em vitamina E e vitamina F, dois ingredientes ótimos para dar brilho e maciês aos cabelos. O óleo de argan também ajuda a tratar pontas duplas e é ótimo para proteger o cabelo dos danos de calor (seja por secador ou chapinhas e outros estilizadores). Junto com o óleo de Rícino, pessoalmente, o argan é um dos meus preferidos.
Pronto: 9 óleos incríveis para o crescimento do seu cabelo. Bóra tentar?
Vocês lembram de mais algum? Já usaram algum da lista? Contem nos comentários! E não esqueçam de compartilhar essa lista com as amigas que querem virar rapunzel!