Não sei vocês, mas eu cresci ouvindo que a gente precisa redobrar os cuidados com o cabelo no verão. E, bem… essa é uma verdade! É que no verão, o cabelo acaba ficando exposto a uma série fatores que danificam os fios, como a água do mar, o cloro da piscina e o calor dos raios solares, por exemplo. E para garantir que o cabelo vai sobreviver a tudo isso, bem, a gente precisa tomar uma série de cuidados.
Por isso, resolvi reunir aqui tudo que eu faço para manter o cabelo saudável na estação mais quente do ano. Seguindo essas dicas, todo mundo aqui vai ter um cabelão super bem cuidado! ;-)
Mas afinal, quais são os melhores cuidados com o cabelo no verão?
Em qualquer estação do ano, mas principalmente no verão, na minha humilde opinião, a lista de prioridades devem incluir limpeza, hidratação, proteínas e penteados de proteção. Simples assim.
Ok, deixa eu explicar melhor: uma rotina simples garante que você vai conseguir aproveitar o verão, sem ficar se preocupando com um milhão de pomadas, cremes, truques e etc. Uma rotina simples é sempre mais indicado! E quer saber como fazer isso? Vem que eu te explico:
1- Mantenha os cabelos e o couro cabeludo limpos
Bom, a explicação por trás dessa dica é simples: no verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborreia, caspa e outras dermatites no couro cabeludo. Manter o cabelo sempre limpo é o que te previne de todos esses males.
Então, é importante lavar o cabelo com shampoo para se livrar de qualquer acúmulo excessivo de suor, cloro ou dos cremes que possam estar acumulados nos cabelos.
2 – Hidrate o cabelo
Se assim como eu, você também não resiste aos raios de sol e sempre passa o verão entre praias e piscinas, aqui vai outra dica fundamental: o seu cabelo precisa estar bem hidratado.
No verão, toda a vez que você for lavar o cabelo com shampoo, eu particularmente recomendo que você faça uma hidratação no cabelo – mesmo aquelas que a gente faz em casa com uma touca térmica por 20 minutinhos. Isso porque o shampoo retira bastante umidade do fio, então, é importante manter esse ritual: lavou o cabelo no verão, hidratou!
Mas se você não tem ficado tanto tempo assim na praia, pode intercalar:
- Shampoo e hidratação profunda uma vez por semana.
- Co-lavagem nos outros dias.
Um jeito fácil de seguir essa rotina é escolher os produtos que você vai usar e ficar com os mesmos durante todo o verão. Assim, seus cuidados serão consistentes e você não vai se perder tempo com meio milhão de cremes. De novo, repito: atenha-se ao simples.
3 – Opte por cremes ricos em proteínas
Quer que o seu cabelo fique macio, forte e com bastante elasticidade neste verão? Então, presta atenção nas proteínas!
O nosso cabelo é feito de proteínas, então, quando a gente coloca na nossa dieta ou busca produtos ricos em proteínas, a gente está fornecendo ao cabelo a força que ele precisa para enfrentar o calor do sol, os ventos, a água do mar ou piscina e a manipulação das nossas próprias mãos.
O que tem funcionado comigo é um condicionamento a base de proteína a cada duas semanas. Mas cada cabeça é uma cabeça, então, para definir a quantidade e a frequência que você vai utilizar tratamentos de proteína nos seus fios é preciso conhecê-los bem.
Uma dica é ajustar o seu cronograma capilar dependendo do nível de porosidade do seu cabelo. Se você tem cabelo com baixa porosidade, utilizar a proteína várias vezes durante a semana pode ser demais para você. Nesse caso, o melhor tratar é tratar o cabelo com proteína uma vez por mês. E a proteína hidrolisada é melhor porque penetra no fio e ‘condiciona’ ele de dentro para fora.
4 – Utilize penteados protetores para garantir o crescimento dos fios
Os estilos protetores são importantes nessa época do ano porque eles protegem os nossos fios do excesso de manuseio, e consequentemente, dos danos vindos da manipulação excessiva. Por isso, no verão, você provavelmente vai me ver usando muitos coques – meu penteado de proteção preferido para a época. No entanto, se você também vai apelar para os coques, vale o alerta: é sempre importante evitar manter os cabelos úmidos amarrados ou presos. É que os fios ficam mais fragilizados quando estão presos, o que aumenta o risco de sofrerem danos.
Outras dicas para cuidar no cabelo no verão!
5 – Coma bem e tome bastante água
Eu já falei aqui no blog que uma boa alimentação também ajuda a manter o cabelo saudável. A regra não muda na estação mais quente do ano! Uma alimentação saudável também deixa nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.
6 – Enxágue bem os cabelos após sair do mar e da piscina.
O sal do mar ou o cloro da piscina não são amigos do nosso cabelo, especialmente do cabelo afro – que tende a ser mais ressecado. Por isso, é importante enxaguar bem os fios para evitar danos causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.
7 – Use leave-in
O leave-in é um bom companheiro porque quando você aplica o produto após o banho, ele forma uma película protetora no fio. E bem, proteção nunca é demais!
8 – Use boné, lenço ou chapéu
Quando você estiver exposta diretamente ao sol, utilize algum acessório como boné, lenço ou chapéu. Além de estilosa, você vai conseguir proteger o cabelo da temperatura alta dos raios solares. Agora, se você for pra praia e ficar embaixo de um guarda-sol ou em um local coberto, o seu cabelo pode ficar solto sem problemas.
9 – Corte as pontas
Se você percebe que está com as pontas ressecadas ou têm muitas pontas duplas, talvez seja a hora de um corte. Aliás, para que qualquer cabelo cresça saudável, é importante cortá-lo regularmente. É que a parte final dos fios é a mais antiga e desgastada, portanto, a mais fraca. Com o tempo, ela fica com as escamas abertas, dificultando a retenção de nutrientes pela fibra capilar e aumentando a frequência de pontas duplas e quebra. Por isso, cortar também faz bem.
É isso. O que acharam das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Conta pra mim nos comentários!
Deixe um comentário