Cuidados essenciais com a pele e o cabelo

0

Com o avanço da poluição, má alimentação e correria do dia a dia, os cuidados essenciais com a pele e o cabelo são cada vez mais necessários. Esses cuidados são imprescindíveis não só para se manter mais bonita, mas também para evitar o envelhecimento precoce e outros problemas relacionados a essa falta de cuidado.

Descubra a seguir todos os cuidados essenciais com a pele e o cabelo.

Quais os cuidados essenciais com a pele e o cabelo?

Os cuidados essenciais com a pele e o cabelo são necessários para mantê-los sempre bonitos e saudáveis. Confira alguns desses cuidados essenciais com a pele e o cabelo para incluir no seu dia a dia:

Nada de água quente

Tanto na pele, quanto no cabelo, o uso da água muito quente pode acabar ressecando e deixando com um aspecto feio. Em alguns casos, também pode acontecer o efeito rebote. Ou seja, quem já tem cabelo e pele oleosos, ao usar água quente pode acabar tornando-os ainda mais oleosos.

O ideal nesses casos, é sempre usar a água na temperatura morna a fria. Nunca super quente para não se prejudicar.

Evite passar as mãos

Ao passar a mão com frequência no rosto e no cabelo, isso pode acabar levando algumas impurezas que são prejudiciais para a sua saúde. Além de estimular a produção de oleosidade, essas impurezas podem causar problemas mais graves como a proliferação de fungos e bactérias.

Nunca esqueça do protetor solar

A ação do sol faz muito mal para a pele e também para o cabelo. Além de causar o ressecamento, também pode envelhecer de maneira precoce. Por conta disso, o protetor solar se torna um produto indispensável nesse cuidado, tanto na pele quanto no cabelo. 

No caso do cabelo, algumas máscaras já tem proteção solar em sua fórmula. Mas o ideal é investir em produtos finalizadores com esse tipo de proteção. 

Alimentos que ajudam nos cuidados com cabelo e a pele

Além da mudança de hábitos e os produtos corretos, alguns alimentos também ajudam nos cuidados essenciais com a pele e o cabelo. Eles promovem benefícios de dentro para fora, então devem ser incluídos nas suas refeições diárias, para que você tenha todos os seus benefícios. Confira algumas opções de alimentos que vão te ajudar nos cuidados essenciais com a pele e o cabelo:

  • Cenoura: Rica em antioxidantes e vitaminas, a cenoura previne o envelhecimento precoce e fortalece o couro cabeludo;
  • Espinafre: Por conter muito ferro, esse alimento ajuda na formação de glóbulos vermelhos, mantendo o cabelo mais forte e a pele com um glow mais bonito;
  • Peixes: O consumo de peixe tem nutrientes que evitam o envelhecimento precoce da pele. E no cabelo, previne a queda e deixa os fios mais fortes e brilhosos.

Esses são apenas alguns dos alimentos que podem contribuir para a sua beleza. E além deles, intensifique também o consumo de água, que é fundamental para se manter hidratada.

O que pode causar dano ao cabelo seco?

O cabelo seco é um cabelo naturalmente mais frágil e que precisa de cuidados especiais para não sofrer problemas mais graves como a quebra. Por isso, invista em uma rotina poderosa de tratamento.

O que pode causar dano ao cabelo seco?
Saiba o que pode causar dano no cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, algumas coisas podem ser evitadas, pois causam um dano maior nos fios secos. Por exemplo, sempre que possível, abra mão da utilização de ferramentas térmicas como secador e chapinha. Na hora de pentear, sempre comece das pontas para a raiz e de preferência, utilize um pente de dentes largos.

Quais os cuidados com a pele seca?

A pele seca é uma das que mais precisam de cuidados frequentes. A higienização correta e a hidratação diárias fazem total diferença na saúde da pele seca nesse tipo de pele. Um bom hidratante consegue restaurar a umidade da pele, devolver o viço e a luminosidade.

Cuidados necessários com cabelos oleosos

Para quem tem cabelos oleosos, um dos principais cuidados é sempre escolher produtos específicos para esse tipo de cabelo. Além disso, uma boa esfoliação no couro cabeludo ajuda a mantê-lo livre da oleosidade por mais tempo.

Cuidados necessários com cabelos oleosos
Saiba quais cuidados ter com a pele e o cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Outros cuidados como evitar fonte de calor, principalmente no couro cabeludo e passar as mãos nos fios com frequência, também ajudam a reduzir a oleosidade.

Por que a pele fica oleosa?

Ela pode ser causada por um desequilíbrio sebáceo ou até mesmo hormonal, nestes casos, pode ser resolvida com ajuda de um dermatologista. Outros fatores como má alimentação, uso de produtos inadequados e limpeza incorreta também podem favorecer a pele a se tornar mais oleosa.

O que são peles mistas?

Comum entre as brasileiras, a pele mista pode tirar o sono de muita gente. Esse tipo de pele consegue ter áreas oleosas com áreas normais ou até mesmo secas. Normalmente, o que chamamos de área T, que é a área de nariz, queixo e testa, costumam ser mais oleosas. Já o restante do rosto, pode ser normal ou até mesmo mais seco. 

Não há nenhum mistério nos cuidados essenciais com a pele e o cabelo. Aos poucos, você consegue incluir pequenas mudanças de hábito na sua rotina de cuidados e a diferença é perceptível desde os primeiros dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.