Durante muito tempo, os negros sofreram com o preconceito e a marginalização, embora hoje em dia haja mais consciência do problema, existe uma coisa chamada de “preconceito velado” que é quando uma pessoa preta sofre racismo de forma velada.
Uma dessas manifestações de preconceito é quando, por exemplo, as pessoas têm que ouvir “piadinhas” sobre seu cabelo ou então, tem que escutar que seu cabelo crespo é “cabelo ruim”.
Foi pensando nisso que surgiu o dia do orgulho crespo, um dia para celebrar a conquista do povo negro em relação aos seus direitos fundamentais e muito mais que isso. Dia de mostrar que não há vergonha nenhuma em ter cabelos crespos e que o cabelo crespo, na verdade, é lindo!
Você quer saber mais? Acompanhe abaixo!
Como surgiu o dia do orgulho crespo
O dia do orgulho crespo surgiu a partir de um movimento nas redes sociais e através também de uma deputada chamada Leci Brandão que resolveu criar uma data para celebrar a estética afro brasileira.
A data é celebrada no mesmo dia em que houve a primeira manifestação, dia 26 de julho de 2015. A lei de nº 16.682 demarca o dia do orgulho crespo, contudo a lei funciona apenas no estado de São Paulo. Contudo, o evento se tornou um movimento de ordem nacional, tendo sua edição online também.
Qual o objetivo do dia do orgulho crespo
O objetivo do orgulho crespo é assegurar que pessoas de descendência afro ou mesmo pessoas que possuam cabelo crespo possam se expressar e amar a própria aparência. Um movimento contrário ao padrão estético europeu, infelizmente muito presente na nossa cultura, em especial, na cultura do nosso país.
Sabemos que cada pessoa é única, original e respeitamos as diferenças e não há nada de errado na estética europeia, mas a questão fundamental é quando tentam imprimir que essa é a “única estética” bonita e bela de se ver.
O dia do orgulho crespo serve para validar a estética negra que durante muitos anos foi vista como “feia” visto aos inúmeros comentários negativos e traz a tona uma questão fundamental: a de que todo cabelo é lindo, cada pessoa tem a sua beleza própria e não precisamos nos adequar a um “padrão de beleza”, mas sim ser o nosso próprio padrão.
Evento online
O evento online ocorre na mesma data, no dia 26 de julho e tem início às 18h da tarde. Acontecerá no canal do youtube chamado “Marcha do Orgulho Crespo Brasil” e a inscrição é gratuita através do site do Sympla.
É um evento que serve para refletir sobre o preconceito, repensar novas práticas para construir um futuro melhor e igualitário.
Onde acompanhar o evento
Você pode acompanhar o evento através da plataforma do youtube e também através das redes sociais no instagram e facebook também de mesmo nome.
Quais estados celebram o dia do orgulho crespo
O evento é celebrado no Estado de São Paulo, local onde foi baixada a lei, contudo isso não impede que a data seja celebrada em outros estados, pois o movimento da marcha do orgulho crespo é um movimento livre, aberto e pode ter suas edições em outros estados.
Quais debates o dia do orgulho crespo promove
O dia do orgulho crespo promove não somente a discussão acerca das questões étnico-raciais em relação à estética mas também promove um debate acerca da vivência de pessoas pretas em relação ao preconceito velado sofrido no Brasil.
A vivência de pessoas pretas diz muito a respeito de como temos observado essa questão: será que pessoas pretas se sentem felizes e satisfeitas com a própria aparência? E se isso não acontece, por quê não acontece?
Muito além de um evento para ressaltar a estética afro, o dia do orgulho crespo pretende tratar de assuntos como preconceito, racismo, formas de opressão e também, soluções.
Acreditamos que o debate pode ser uma forma de falar sobre esses assuntos com o público em geral e ensinar as pessoas sobre esse assunto pode produzir maiores frutos para o futuro.
Deixe um comentário