Como Fazer Máscara Capilar de Abacate (Tutorial)

0

Seu cabelo está seco e desidratado? Procura por uma solução prática, rápida e barata? Que tal experimentar a máscara hidratante e reparadora de abacate?

A maioria das pessoas sabem que o abacate é uma excelente fruta para incluir em uma dieta saudável. Mas o que poucas pessoas sabem é que, além de ser um alimento incrível para o interior, ele também tem aplicações no exterior, podendo ser utilizado topicamente em receitas de estética e beleza.

O abacate, embora seja conhecido como fruta, é na verdade um vegetal. Ele tem praticamente o dobro de potássio que as bananas (e elas que levam a fama), além de quantidades razoáveis de aminoácidos, proteínas e gorduras boas.

A sua qualidade nutricional e a sua versatilidade o faz ser um alimento amplamente utilizado na culinária ocidental, geralmente em dietas saudáveis, ricas em frutas e gordura boa.

Quando utilizado para o cabelo, o abacate oferece diversos benefícios, promovendo a hidratação dos fios, protegendo contra os raios do sol, estimulando o crescimento, prevenindo a caspa e revitalizando o cabelo. Vamos entender melhor cada um desses benefícios abaixo.

Benefícios do Abacate para o Cabelo

Os benefícios do abacate para o cabelo são vários:

  • Promove a hidratação capilar: os cabelos secos, danificados e fracos são causados por chapinhas, tratamentos químicos, tinturas, poluição ambiental, vento e raios UV. É praticamente impossível salvar os fios de todos esses problemas. Mas aí entra o abacate. Sendo ele rico em óleos e ácidos graxos, ele é um excelente hidratante natural para os cabelos. Uma das formas mais aplicadas é através do óleo de abacate.
  • Proteção contra raios UV: o óleo de abacate também é um protetor solar natural, fornecendo proteção para os folículos contra rios ultravioletas prejudiciais nos meses quentes de verão.
  • Estimula o crescimento capilar: existem muitos fatores que levam a queda de cabelos e tornam o crescimento capilar mais lento. Uma das razões comuns é a deficiência nutricional, que pode ser resolvida com shampoos e condicionadores ricos em nutrientes, assim como através da máscara capilar de abacate. As vitaminas são essenciais para o cabelo se desenvolver forte, longo e saudável. Os abacates são ricos em vitamina B e E, que ajuda no fortalecimento dos folículos e no combate à calvície.
  • Previne a caspa: você tem problemas com a caspa? Neva em sua cabeça? O abacate pode ser um eficiente aliado para combater e prevenir as indesejadas caspas. As caspas podem ter inúmeras causas, desde baixas temperaturas, folículos secos, shampoos inadequados, excesso de lavagens, lavagens com água quente ou higienização inadequada. O óleo de abacate ajuda a rejuvenescer e limpar os fios.
  • Revitaliza o cabelo: seu cabelo está sem brilho? Sem elasticidade? Sem maciez? Você pode utilizá-lo com a nossa receita caseira de máscara de abacate.

Como fazer uma máscara de óleo de abacate para o cabelo?

É muito fácil para você fazer a sua própria máscara caseira de óleo de abacate e usufruir de todos os benefícios mencionados acima.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de óleo de abacate;
  • 1 colher de óleo de azeite;
  • Meia colher de mel cru;
  • 1 ovo.

Para fazer essa máscara capilar caseira de óleo de abacate, você deve misturar todos os ingredientes acima mencionados em um recipiente limpo, atendendo as devidas quantidades mencionadas na lista acima. Após misturar bem e formar uma mistura homogênea, você deve aplicar nos fios e deixar agir por cerca de dez minutos, para então lavar o cabelo normalmente.

Nessa receita, o azeite, o mel e o olho tem nutrientes complementares ao abacate para obtermos uma mistura poderosa, que poderá fazer milagres por nossas madeixas. Algumas pessoas preferem substituir o azeite por óleo de coco e o mel por vinagre de maçã. Tais substituições podem ser feitas sem problemas e a receita continua cumprindo o seu propósito.

Você pode repetir esse procedimento semanalmente até visualizar os resultados desejados. Ao lavar os seus cabelos, evite o uso de shampoos com sulfatos.

A máscara de abacate é boa para o cabelo?

Sim. O abacate é uma fruta muito nutritiva e hidratante, por ser rica em óleos naturais e ácidos graxos (gorduras boas). A máscara capilar de abacate é boa para todos os tipos de cabelo, mas especialmente indicada para cabelos secos e desidratados.

O abacate engrossa o cabelo? 

Sim. Por ser rico em vitamina B (biotina) que é um nutriente fundamental para o fortalecimento dos fios, os tratamentos caseiros com base em abacate podem engrossar o seu cabelo.

O abacate serve para crescer o cabelo? 

Sim. O abacate promove o crescimento capilar, na medida que melhora a condição do cabelo, hidratando cabelos secos e recuperando cabelos danificados. Ele deve ser um importante aliado em cabelos desnutridos, que sofreram com a ação do sol e da maresia. Portanto, o abacate é um excelente ingrediente para as máscaras capilares de verão.

O que você achou do nosso tutorial de máscara caseira capilar de abacate? Comente abaixo! Queremos saber das suas experiências!

Leave A Reply

Your email address will not be published.