Mitos e verdades sobre cabelos crespos e cacheados

1

São tantos mitos e verdades do cabelo crespo que as pessoas acabam se confundindo e tendo receio de algumas coisas.

Para te ajudar a compreender esse tipo de cabelo e cuidar dele corretamente, separamos os maiores mitos, mas também te contaremos todas as verdades sobre os cabelos crespos e cacheados.

Quais os mitos do cabelo crespo

Os cabelos crespos e cacheados sofrem com muitos mitos contados há muitos anos. Trouxemos alguns mitos para você descobrir, confira:

Cabelo cacheado não cresce

Esse é um dos maiores mitos quando falamos de cabelos crespos e cacheados. O crescimento do cabelo acontece de acordo com o organismo de cada um e não por conta do tipo de cabelo.

Muitas vezes as pessoas têm a falsa impressão de que o cabelo cacheado não cresce porque pelo seu formato enrolado, é mais difícil perceber a mudança.

Cabelos crespos não podem ser tingidos

Os cabelos crespos e cacheados podem ser tingidos e descoloridos sem problema nenhum. Porém, são necessários alguns cuidados extras e especiais ou fazer procedimento químico nesse tipo de cabelo. Por ser mais ressecado e frágil, o procedimento sempre tem que ser feito com auxílio de um profissional e muito aos poucos. No começo, é normal que os cachos percam o formato, mas com o tratamento correto, ele volta a definir.

Quais as verdades sobre o cabelo crespo

Apesar de contarem muitas mentiras, existem fatos verdadeiros sobre esse tipo de cabelo que todo mundo precisa conhecer.

Não pode lavar todos os dias

O shampoo tira não só a sujeira, mas também a oleosidade natural do couro cabeludo. E como esse tipo de cabelo é mais ressecado, lavar todos os dias pode ressecar ainda mais os fios. Algumas meninas chegam a lavar o cabelo apenas uma vez por semana. Mas não existe uma regra única, existe a melhor forma que você se adapta. 

Penteie sempre com os fios molhados

Pentear com o cabelo seco pode quebrar muito os fios e ainda causar dor, principalmente nas crianças. Por isso, os cabelos crespos e cacheados devem ser penteados sempre molhados e com cremes desembaraçantes ou para pentear.

Qual a importância de conhecer o cabelo crespo

Não existe uma receita de bolo para cada tipo de cabelo. Por isso, conhecer o próprio cabelo vai te fazer conseguir acertar na escolha dos produtos, na forma de finalizar e até mesmo para escolher o melhor cabeleireiro. 

É possível controlar volume do cabelo crespo?

Existem algumas maneiras de controlar o volume de cabelos crespos e cacheados. Produtos ativadores de cacho e técnicas de definição como a fitagem, ajudam a manter os fios com menos volume. Além disso, manter os fios hidratados também ajuda a deixar o volume mais controlado.

Por que cabelos cacheados e crespos são mais ressecados?

Nosso couro cabeludo produz uma oleosidade natural que é levada por todo comprimento dos fios, ajudando a mantê-lo hidratado. No caso dos cabelos crespos e cacheados, por conta do formato espiral, essa oleosidade não consegue chegar no comprimento e nas pontas. Por causa disso, esse tipo de cabelo é mais seco e fragilizado do que os demais.

Por que cabelos cacheados e crespos são mais ressecados
Fonte/Reprodução: original

Para ajudar a manter a saúde em dia e a aparência bonita, sempre invista em produtos à base de óleos e manteigas vegetais, que vão ajudar a repor essa oleosidade.

Toalhas podem dar frizz?

As toalhas tem a textura áspera e o atrito dela nos fios pode acabar causando a quebra e consequentemente o frizz. O ideal na hora de enxugar os fios é usar uma toalha de microfibra, que tem a superfície menos áspera e é mais macia. Dessa forma ela não agride o cabelo e ainda ajuda a secá-lo mais rápido. Caso você não tenha acesso a essa toalha, que é um pouco mais cara, uma camisa velha de algodão também ajuda e faz o mesmo efeito.

Importante dizer, independente do tipo de cabelo, a forma correta de secar é sempre apertando a toalha ou camisa no cabelo e nunca esfregando. Pois é justamente esse atrito que prejudica a saúde dos fios.

Cabelo crespo pode ser cortado a seco?

Os cabelos crespos e cacheados sofrem com um efeito chamado “fator encolhimento”. Como os fios têm um formato espiral, eles são mais curtos do que quando puxamos e esticamos os cachos. Por isso, na hora de cortar esse tipo de cabelo, o recomendado é sempre cortar a seco para evitar que ele encolha depois de molhado e fique mais curto do que o esperado.

Agora que você já descobriu tudo sobre cabelos crespos e cacheados, mitos, verdades e várias dicas de cuidado, tem tudo para ficar com os fios hidratados e ainda mais bonitos.

1 comentário
  1. […] forma, o pH para cabelos crespos deve se encontrar em faixas que sejam ideais para saúde capilar desses fios. Para certos produtos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.