Quem está em transição capilar vai ouvir falar bastante de big chop, ou “grande corte” O Big Chop nada mais é do que um corte de cabelo para mulheres que desejam transicionar os seus fios para a textura natural. Neste corte, todo o cabelo quimicamente alterado é removido, deixando apenas o novo crescimento. É um método que costuma ser dramático para algumas mulheres, dependendo do comprimento do cabelo antes do corte e da quantidade de tempo decorrido desde o último processo de alisamento químico.
O que você precisa saber sobre Big Chop
Se você está em transição capilar, você vai ouvir falar bastante desse termo. Como eu disse anteriormente, o “big chop” nada mais é do que encerrar a sua jornada de transição com um corte de cabelo que retira todas as pontas de cabelo que ainda têm química, deixando apenas os seus fios naturais.
Esse é o jeito mais fácil de deixar o cabelo completamente natural, mas geralmente, ele é um corte que representa também uma mudança de pensamento (já que provavelmente é a primeira vez em muito tempo que você vai lidar com os seus fios naturais).
Para fazer o corte, você precisa se desapegar do comprimento do seu cabelo, e se atentar à saúde dele. Até porque, fazer um big chop no seu cabelo afro tem muitos benefícios!
Quando fazer o Big Chop?
Alguns sinais vão te ajudar a descobrir se já é a hora de você fazer o seu big chop. Vou compartilhar aqui algumas situações que podem indicar que está na hora certa de você fazer o seu corte:
1 – As pontas do cabelo ainda com química estão fracas e quebradiças
Quando você está em transição capilar, saiba que é bem normal que o seu cabelo passe por períodos de quebras. É que a linha que demarca o seu cabelo novo e natural, e o seu cabelo velho e com química costuma ser bem frágil, facilitando a quebra. Mas quando essa quebra está maior do que o que você considera comum, é sinal de que você precisa fazer um corte para não prejudicar o resto do cabelo.
2 – Você está sem paciência para lidar com duas texturas
Esse sinal é auto explicativo: Se você não aguenta mais lidar com duas texturas de cabelo, talvez seja a hora de optar por um corte.
3 – Você simplesmente sente que é a hora
Particularmente, odeio dar prazos fechados quando me perguntam quando vai ser o BC de alguém que está em transição há determinado tempo. Isso porque cada jornada é diferente da outra, e às vezes, enquanto você pode fazer o Big Chop em um ano, outras pessoas podem fazer em dois, três, ou nunca realmente fazer um grande corte. Quando a gente lê por aí que o BC deve ser feito em um ano, podemos nos sentir pressionados a abandonar a transição antes do tempo que a gente acha que tem a ver conosco. Então, esqueça datas e certifique-se de que o seu Big Chop será feito quando você sentir que está pronto para fazer por si mesmo e não para cumprir o prazo determinado por qualquer outra pessoa.
E, é isso.
—
Quer saber o que uma palavra ou frase significa? Descubra e obtenha definições úteis para vários termos sobre cabelo afro para esclarecer todas as confusões! Conheça mais termos do glossário.
Gostou? Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários. Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.
Deixe um comentário