Ora pró-nobis: veja os benefícios do uso no seu cabelo e como usá-la corretamente

0 103

Quando falamos de plantas medicinais, a ora pró-nobis merece grande destaque, pelos seus inúmeros benefícios. Esses benefícios se estendem até a saúde capilar, onde a planta alimentícia não convencional (PANC) desempenha importante papel na produção de queratina. Saiba mais, a seguir, sobre essa planta e seus efeitos!

Ora pró-nobis: o que é?

A ora pró-nobis é uma das melhores plantas medicinais, e seu nome se refere a uma antiga tradição, em que a planta era colhida no quintal de um padre, enquanto se rezava em latim. Ela é considerada uma PANC, por não ser consumida em grande escala, mas ser fonte de diversos nutrientes importantes.

Ora pró-nobis o que é
Fonte/Reprodução: original

A ora pró-nobis é muito comum no estado de Minas Gerais, e possui uma aparência bem peculiar. Suas folhas, flores e frutos podem ser ingeridos, e possuem diversos benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

  • Fonte de proteínas: a ora pró-nobis possui em sua composição 25% de proteínas, o que a torna uma excelente opção para enriquecer a dieta de vegetarianos e veganos. As proteínas são ainda uma parteimportante para a saúde do cabelo, pele e unhas;
  • Prevenção da anemia: ainda em relação a sua composição, a ora pró-nobis contém um alto teor de ferro, mineral responsável por auxiliar na formação das células do sangue e prevenir a anemia;
  • Bom funcionamento intestinal: além de ser rica em proteínas e ferro, a ora pró-nobis contém uma grande quantidade de fibras alimentares, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Na hora do consumo, é importante higienizá-la, assim como qualquer verdura. Suas folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas, já as flores e frutos costumam ser mais ornamentais. Por possuírem sabor adocicado, eles são uma excelente opção para a decoração de bolos e tortas, por exemplo.

Manutenção para cabelos saudáveis: como o ora pró-nobis pode ajudar?

Quando consumida, a ora pró-nobis possui uma série de benefícios para a saúde capilar. É uma planta que auxilia na produção da queratina, proteína que constitui cerca de 90% do fio de cabelo. Ela é responsável pela força e maleabilidade dos fios, além da reparação de danos causados à fibra.

Como usar ora pró-nobis para os cabelos?

A melhor forma de obter os benefícios da ora pró-nobis é através da sua ingestão. Quando se trata de aplicação tópica, pode ser feito um chá da planta, que deve ser borrifado no couro cabeludo antes da lavagem, como um tônico com enxágue.

Mas se você não tem acesso fácil a esta planta, ou não tem tempo para incluir seu preparo na rotina, saiba que pode consumir a “carne de pobre”, como também é conhecida essa maravilhosa PANC, através de suplementos. Estes são fabricados com produtos naturais e contém o extrato da planta em cápsulas, que podem ser facilmente incluídas à dieta e rotina de qualquer indivíduo.

Vitaminas na ora pró-nobis

Além de todos os componentes já citados na composição dessa planta tão benéfica, não podemos esquecer das vitaminas. As principais vitaminas encontradas na ora pró-nobis são as vitaminas A e C. Falaremos, então, sobre como essas duas vitaminas podem contribuir para a manutenção do cabelo.

Vitamina A

A vitamina A possui ação antioxidante, ou seja, ela tem a função de proteger contra os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce de células. Ela também é capaz de estimular o crescimento dos fios e a produção de sebo, que é um ponto importante para cabelos secos e/ou ressecados.

Vitamina C

A vitamina C também possui ação antioxidante, mas o seu destaque vai para o aumento na produção de colágeno. O colágeno é uma proteína capaz de aumentar a espessura dos fios, deixando-os mais fortes e brilhantes. Cabelos finos após procedimentos como descoloração e tintura, podem se beneficiar muito dessa proteína.

Deixe um comentário