Orixás presentes em Black is King

0 388

Neste post, você verá alguns orixás que foram representados na nova obra visual de Beyoncé, Black is King. Confira a seguir

Orixás presentes em Black is King

Black is King é a nova produção da artista Beyoncé, é nada menos que um álbum visual da produção de The Lion King: The Gift, trilha sonora produzida para o live action de O rei Leão.

Nesta produção, a artista Beyoncé se preocupa em exaltar a cultura negra, trazendo poder para o seu povo, incluindo as religiões africanas que são tão marginalizadas. Ao longo de Black is King nos deparamos com o seguinte fragmento: “Os orixás seguram sua mão ao longo da viagem.

Com isso, veja a seguir alguns orixás que foram representados durante esta grande produção e o que eles significam.

fb_img_1596989693936-5865059-2673351

Yomoja – Black is King

Yomoja é considerada a mãe de todos orixás, suas energias são bastante ligadas à fecundidade, o que a faz ser responsável pelo Mistério da Geração.

Oshun – Black is King

Deusa do amor, orixá das águas, Oxum é aquela que mantém o equilíbrio e as emoções, da fecundidade e da natureza.

Oyá – Black is King

Oyá é muito conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários orixás, especialmente Xangô e Ogum.

Oshumare – Black is King

Oxumaré pode se configurar como um deus ambíguo, que pertence à água e à terra, que gira e faz com que a Terra e a natureza continuem seus ciclos. Ele é uma grande cobra e vem a terra visitar seus filhos por meio do arco-íris.

Obaluaiyê – Black is King

Rei e dono da terra, Veste-se com palhas para esconder suas feridas e também os segredos da vida e da morte. Pode ser chamado de Omolu e, assim como seus mitos, é completamente cercado de mistérios e dogmas indevassáveis.

Ibeji – Black is King

Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.

Obá – Black is King

É uma representação feminina cheia de energia, vida e força. Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro. Além disso, é reconhecida por atuar na busca pelo equilíbrio e defender a justiça.

Iroko – Black is King

Iroko é um dos Orixás mais antigos, ele representa o tempo e rege a Ancestralidade. Ele foi a primeira árvore plantada na terra, por onde desceram todos os Orixás, por este motivo ele é o líder de todos os espíritos das árvores sagradas.

Ogum – Black is King

É um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo.

Oxóssi – Black is King

É uma divindade normalmente representada pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, sendo então considerado uma espécie de guardião. Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça.

Exu – Black is King

É o orixá da comunicação e da linguagem: assim, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades.

Obàtálá – Black is King

“O Grande Òrìsà” ou “O Rei do Pano Branco”, na mitologia yoruba, é o criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumare e é considerado o maior de todos os Orixás.

Nanã – Black is King

É o orixá dos pântanos, da chuva, da lama, da água parada. É normalmente visualizada como uma mulher idosa. é responsável pelo portal entre a vida e a morte.

Até a próxima!

O conteúdo e imagens desse post foram extraídos de uma thread do perfil @beyislegend no Twitter.

Deixe um comentário