Pele negra também precisa de proteção solar!

1

A pele negra contém mais melanina, que é um tipo de proteína e pode ser usada como um protetor natural da pele. Mesmo assim, requer cuidados diários para manter a saúde e evitar manchas e envelhecimento, como o uso de protetor solar. Saiba mais sobre como cuidar da pele negra e protegê-la de possíveis danos dos raios solares.

Características da pele negra

A pele negra possui alto teor de melanina.A melanina é uma proteína que fornece pigmento à pele e desempenha um papel protetor natural contra o sol, mas isso não significa que não precise usar protetor solar todos os dias.

Posteriormente, discutiremos como usar esse recurso para proteger a pele. As glândulas sudoríparas desse tipo de pele são maiores e mais ativas, o que aumenta a tendência de produção de óleo.

No entanto, a pele escura pode ter características específicas, definidas como normais, mistas, secas e oleosas, sendo esta última a mais comum.

Em comparação com a pele com menos melanina, ela tem mais colágeno, e a pele negra é mais elástica e mais resistente aos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Além disso, são mais grossos e fortes, por isso amolecem por mais tempo e quase não têm gordura.

Como proteger esse tipo de pele do sol

Como mencionado acima, mesmo se o conteúdo de melanina for alto, a pele negra precisa de proteção solar. O alto teor dessa substância contribui para o aparecimento de manchas, que podem ser evitadas com o uso de protetor solar.

Além disso, a proteção também ajuda a prevenir o ressecamento, o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a prevenir os efeitos rebote, que tornam a pele mais oleosa.

pretty black woman is smiling

Pessoas de pele escura devem usar filtro solar com fator de proteção de pelo menos 15, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados.

Além disso, a Academia Brasileira de Dermatologia afirmou que o produto é reaplicado na pele a cada duas horas.

Os principais problemas enfrentados pela pele negra

Devido à alta quantidade de melanina, a pele negra tem maior probabilidade de sofrer de cloasma e hiperpigmentação, que podem ser exacerbados pela exposição ao sol desprotegida.

Além disso, qualquer processo inflamatório ou que cause irritação fará com que a pele fique escura devido à ativação da pigmentação durante o processo de cicatrização. Além disso, a degradação do anticolágeno tem a vantagem de retardar o envelhecimento, o que favorece o aparecimento de quelóides.

Sua tendência oleosa favorece o aparecimento de acne e foliculite, que é a inflamação das raízes do cabelo, geralmente após um procedimento de depilação, como esfregar com uma lâmina de barbear.

Como evitar esses problemas e manter a pele negra saudável

Para evitar problemas e manter a pele negra bonita e saudável, é necessário usar protetor solar todos os dias. Além disso, os produtos que contêm vitamina C também podem ser um bom auxiliar no combate às manchas e na restauração do brilho da pele.

A substância também atua, potencializando o efeito do protetor solar. Também é necessário controlar a oleosidade por meio de cuidados especiais e produtos para pele oleosa, evitando assim problemas como a acne, pois, se tratada inadequadamente, a acne deixará marcas na pele.

Evite o uso de lâminas de barbear para depilação e use sabonete desinfetante antes e depois da depilação com cera para prevenir a foliculite.

1 Comment
  1. […] claros e cachos controlados, a sugestão é investir nas técnicas de acabamento do seu tipo de cabelo. São várias opções, como fita adesiva – por exemplo, Taís Araujo também pode – e […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.