Quais os principais erros ao lavar os cabelos? Conheça 8 dicas de como evitar!

0

Cuidar do cabelo em casa pode ser complicado para muitas pessoas, e é comum cometer alguns erros ao lavar os cabelos. Hoje iremos falar sobre oito erros a serem evitados na hora de cuidar dos seus fios, para obter melhores resultados na sua rotina capilar.

8 Erros ao lavar o cabelo: conheça-os para evitar

Conhecer os erros ao lavar os cabelos é importante para ter fios mais bonitos e saudáveis. Confira abaixo os oito erros mais comuns:

8 Erros ao lavar o cabelo conheça-os para evitar

Fonte/Reprodução: original

Aplicar shampoo no comprimento do cabelo

O ideal é aplicar o shampoo somente na raiz, e então “puxar” para o restante do cabelo. A aplicação do shampoo diretamente no comprimento e pontas dos fios pode causar o ressecamento, e é um dos maiores erros ao lavar os cabelos.

Lavar o cabelo na água quente

A água quente causa oleosidade excessiva no couro cabeludo, além de ressecar os fios. Já a água fria dificulta a higienização do couro cabeludo. Sendo assim, a temperatura ideal para lavar o cabelo é a morna.

Não retirar o excesso de água antes da aplicação da máscara

Aplicar a máscara no cabelo encharcado é um dos erros ao lavar os cabelos, pois os fios não conseguem absorver bem o produto. O ideal é retirar o excesso de água usando uma toalha ou camiseta, e então passar para a aplicação da máscara. Uma dica de ouro para potencializar a ação da máscara é usar uma touca durante a pausa do produto.

Não usar os produtos certos

É essencial entender as características e necessidades do cabelo para comprar os produtos adequados. Se você possui couro cabeludo oleoso, por exemplo, é importante buscar por shampoos que atendam essa necessidade. Um dos maiores erros ao lavar os cabelos é não saber escolher os produtos certos.

Não respeitar o tempo de ação dos produtos

O tempo de ação indicado no rótulo é quanto o produto demora para realizar a função proposta na embalagem. Deixar mais ou menos tempo interfere diretamente no resultado: a ideia de que quanto mais tempo o produto agir melhor será o resultado, é completamente falha.

Não enxaguar bem o cabelo

Enxaguar o cabelo corretamente é essencial para eliminar qualquer tipo de resíduo que pode vir a acumular nos fios. O acúmulo de resíduos pode deixar o cabelo hidrofóbico, impedindo que outros tratamentos penetrem na fibra capilar.

Esfregar os fios com a toalha

Secar o cabelo esfregando com a tolha aumenta o frizz e pode causar a quebra dos fios. O ideal é apertar levemente para retirar o excesso de água.

Desembaraçar os fios começando pela raiz

Um dos maiores erros ao lavar os cabelos, que deve ser evitado. É importante lembrar de começar sempre a desembaraçar o cabelo pelas pontas, para facilitar a retirada de nós e evitar que os fios quebrem.

Quais erros ao lavar os cabelos crespos e cacheados?

Todos os erros ao lavar os cabelos citados acima servem também para cabelos cacheados e crespos, mas é importante se atentar a mais alguns pontos. São eles:

Lavar o cabelo todos os dias usando shampoo

Cabelos cacheados e crespos ressecam com mais facilidade por conta da curvatura, que impede a chegada da oleosidade por todo o comprimento dos fios. Por isso, um dos erros mais comuns ao lavar os cabelos crespos e cacheados é fazer isso diariamente usando shampoo.

Caso lave o cabelo todos os dias, o ideal é intercalar shampoo com a técnica co-wash, em que é utilizado um condicionador ou máscara liberada para fazer a higienização do couro cabeludo.

Pentear o cabelo seco

Pentear o cabelo cacheado ou crespo seco, sem dúvidas é um dos maiores erros ao lavar os cabelos. Os fios se tornam mais frágeis, além de desmanchar os cachos e deixá-los com frizz. É importante desembaraçar o cabelo apenas quando ele estiver molhado.

Agora você já conhece os principais erros ao lavar os cabelos, e com essas dicas, sem dúvidas terá fios mais bonitos e saudáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.