Qual é o seu tipo de cabelo? Descubra aqui!

1

Um fator importante na hora de cuidar do cabelo e escolher o melhor produto para compra, é identificar qual o seu tipo de cabelo. Você com certeza já viu produtos indicados para determinada curvatura, e pode ter ficado um pouco confusa em relação ao assunto. Hoje você aprenderá a identificar o seu tipo de cabelo, para buscar os melhores produtos e tratamentos.

Como saber o meu tipo de cabelo?

Existem quatro tipos de cabelo, e cada um deles é dividido em mais três categorias. A identificação do tipo de cabelo é realizada através da curvatura do fio, considerando que é possível em alguns casos ter mais de um tipo de cabelo.

Tipos de cabelo

A classificação de tipos de cabelo foi criada nos Estados Unidos, e seguem essa ordem: cabelo liso, ondulado, cacheado  e crespo. Cada um deles possui mais três categorias, denominadas a, b, e c, que indicam a intensidade da curvatura.

Cabelo liso

O cabelo liso é o tipo 1, caracterizado por ser “escorrido” e não possuir ondulações. Esse tipo de cabelo apresenta uma oleosidade maior, pois o sebo produzido pelo couro cabeludo tem facilidade em chegar ao comprimento e pontas dos fios. O cabelo tipo 1A possuem fios mais finos, o tipo 1B fios médios e o tipo 1C fios mais grossos.

Cabelo ondulado

O cabelo ondulado é o tipo 2, caracterizado pela formação de ondas, mas não fechadas o suficiente para formar cachos. O cabelo tipo 2A possuem ondas bem abertas e pouco marcantes, como um S alongado. O tipo 2B possui ondas mais intensas ao longo do comprimento do cabelo, já o cabelo 2C é mais definido, tendendo a formação de cachos.

Cabelo cacheado

O cabelo cacheado é o tipo 3, caracterizado por cachos que podem ser tanto mais abertos quanto mais fechados. Esse tipo de cabelo apresenta um ressecamento maior que os anteriores, já que devido a sua curvatura, a oleosidade tem dificuldade em chegar ao comprimento e pontas dos fios. Os cabelos tipo 3A são parecidos com os 2C, apenas com uma definição maior. Os tipos 3B e 3C são mais volumosos e definidos, o último possuindo a curvatura mais fechada.

Cabelo crespo

O cabelo crespo é o tipo 4, caracterizado por muito volume e definição. Ele apresenta um ressecamento maior que os anteriores, com o fator encolhimento mais visível. O cabelo tipo 4A possuem cachos bem fechados, já os 4B e 4C já começam a formar zigue-zagues, o último mais intenso.

Qual tipo de cabelo é mais comum?

No Brasil, o tipo de cabelo mais comum é o ondulado. Cerca de 29% das pessoas possuem esse tipo de cabelo.

Qual tipo de cabelo é mais comum?
Cabelos mais comuns. Fonte/Reprodução: original.

Agora você já sabe como fazer para identificar o seu tipo de cabelo e quais as principais características de cada um. É hora de procurar por produtos adequados e cuidar dele da melhor forma possível!

1 comentário
  1. […] todo cabelo crespo é igual, e saber qual o seu tipo é importante para quando for escolher os produtos adequados, ou até mesmo um corte que caia […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.